Alunos do Mestrado em Ciências da Saúde defendem dissertações
O Mestrado em Ciências da Saúde, do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, terá seis defesas de dissertação na próxima semana. Os trabalhos serão apresentados na sala 26 do Bloco S, no campus da Universidade, entre quarta e sexta-feira (10 a 12/7).
Na quarta-feira, às 8 horas, a aluna Karen de Vasconcelos Calixto apresentará o estudo "Avaliação dos efeitos do butirato de sódio sobre as enzimas do ciclo de Krebs em um modelo animal de mania induzido por anfetamina", orientado pelo professor doutor João Luciano de Quevedo. A banca será formada pelos professores doutores Alexandra Ioppi Zugno, Luciano Kurtz Jornada e Clarissa Severino Gama (da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
No mesmo dia, às 10 horas, Octacílio Prada Calixto defenderá a dissertação "Efeito do ácido fólico no modelo animal de esquizofrenia induzido por cetamina: avaliação comportamental neuroquímica", trabalho que teve a orientação da professora doutora Alexandra Ioppi Zugno. Formarão a banca os professores doutores Patrícia Fernanda Schuck, Gustavo da Costa Ferreira e Clarissa Severino Gama.
Duas defesas na quinta-feira
Na quinta-feira, ocorrerão mais três defesas. A primeira, às 10 horas, será sobre o estudo "Avaliação dos níveis de neurotrofinas em cérebro de ratos jovens submetidos a um modelo experimental de hiperfenilalaninemia", da mestranda Mariana Passamani Reis, orientado pela professora doutora Patrícia Fernanda Schuck. Os componentes da banca serão as professoras doutoras Josiane Budni, Alexandra Ioppi Zugno e Estela Natacha Brandt Busanello (UFRGS).
A segunda defesa será realizada a partir das 14 horas, pela aluna Lívia Gurgel Rocha de Paiva Macêdo, que falará sobre "Avaliação do estresse oxidativo em cérebro de ratos em modelo animal quimicamente induzido de tirosinemia", trabalho orientado pelo professor doutor Emilio Luiz Streck. Na banca estarão as professoras doutoras Maria Inês da Rosa, Ana Maria Volpato e Estela Natacha Brandt Busanello.
Já a partir das 16h30, o aluno Levy Waichert Macêdo defenderá a dissertação "Avaliação dos efeitos da carnosina sobre parâmetros do metabolismo energético no córtex cerebral de ratos jovens", trabalho que teve a orientação do professor doutor Gustavo da Costa Ferreira. Formarão a banca as professoras doutoras Josiane Budni, Cristiane Ritter e Estela Natacha Brandt Busanello.
Mais um estudo apresentado na sexta
Outro estudo será apresentado na sexta-feira, às 8 horas, sobre a "Acurácia da proteína HE4 no diagnóstico de tumores de ovário: revisão sistemática e metanálise". No trabalho, a mestranda Ana Cristina Lacerda Macedo recebeu orientação da professora doutora Maria Inês da Rosa. Na defesa, estarão na banca os professores doutores Emilio Luiz Streck, Felipe Dal Pizzol e Mary Clarisse Bozzetti (UFRGS).
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 05 de julho de 2013 às 15:32Alunos de Fisioterapia visitam Centro de Referência em Reabilitação
O Centros de Referência em Reabilitação Cardíaca – Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício e a Clínica Cardioesportes, ambos em Florianópolis, foram visitados no início da semana por estudantes da sétima fase do curso de Fisioterapia da Unesc. Acompanhados das professoras Bárbara Coelho e Karina Ferreira, os alunos conheceram melhor o trabalho realizado na área de reabilitação cardíaca.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 04 de julho de 2013 às 20:40Reeducandas do Santa Augusta participam de capacitação
Nove reeducandas do presídio Santa Augusta, em Criciúma, receberam na tarde de hoje (4/7), o certificado de conclusão do Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar. O documento afirma que as mulheres estão aptas a trabalharem na cozinha de estabelecimentos como restaurantes e hotéis. Durante as aulas, ocorridas de março a junho de 2013, elas aprenderam como se portar no ambiente de trabalho, como manipular alimentos e preparar diferentes pratos.
Esta foi a terceira turma formada pelo projeto, que começou no primeiro semestre de 2012. O curso foi ministrado pela professora Fabiane Fabris e pelas acadêmicas da sexta fase de Nutrição, Angeli Mezari Borges e Danusia Peterle Fernandes. As aulas ocorreram duas vezes por semana, totalizando 48 horas de qualificação profissional.
Segundo Fabiane, o objetivo é preparar as reeducandas para ingressar no mercado de trabalho depois de concluírem suas penas. E para ajudar na reinserção das mulheres, o projeto firmou uma parceria com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) da região de Criciúma, em 2012. Por meio da parceria, as reeducandas podem procurar o Sine da cidade em que moram, se identificar como participante do projeto e ser encaminhada para estabelecimentos que necessitem de pessoas para trabalhar na manipulação de alimentos.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 04 de julho de 2013 às 16:24Festival Anjos do Futsal/Unesc será neste final de semana
A 13ª edição do Festival Anjos do Futsal/Unesc será realizada neste final de semana (6 e 7/7). Os jogos ocorrerão paralelamente, no Complexo Esportivo da Universidade, iniciando no sábado à tarde. A abertura da competição está marcada para as 13h15 e terá o desfile das equipes, com a entrada de atletas com a bandeira de seus municípios, fogo olímpico e juramento.
Participarão da disputa cerca de 840 garotos das 15 cidades que fazem parte do projeto Anjos do Futsal/Unesc: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Meleiro, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Sombrio, Treviso, Turvo e Urussanga.
Eles serão divididos em times e vão se enfrentar conforme a categoria (Sub-12, Sub-13 e Sub-14). “As competições são os momentos mais importantes das atividades do projeto, porque é a hora de colocar em prática o que treinaram”, comenta o coordenador do projeto, Jean Reis. O Festival terá partidas também no domingo, começando às 8h15 e se estendendo até a definição dos campeões de cada categoria.
*Colaboração Fabrícia de Pelegrini/Assessoria de Imprensa da Anjo
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 04 de julho de 2013 às 16:33Alunos de escola municipal aprendem a reciclar papel
Estudantes das séries iniciais da Escola Municipal José Contim Portella, de Criciúma, participaram na tarde de hoje (4/7) de uma oficina de papel reciclado. A ação foi realizada pelas estudantes Luana da Silva Lumertz, do curso de Engenharia Ambiental, e Melody Matias Luzzietti, do curso de Ciências Biológicas, da Unesc, com a colaboração das professoras de Artes Eliana Guimarães Barti e Jucélia Martinello Meller, além do apoio logístico da secretária Mirian Judith Stefani.
A atividade faz parte do projeto “Educação para a Gestão Ambiental: estratégias ao fortalecimento das ações de Educação Ambiental na escola José Contim Portella”, vinculado a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).
Ao confeccionar o papel, os alunos utilizaram corantes e brilho para dar um toque estético diferente, além da rusticidade habitual que resulta do processo. A sugestão foi da professora Eliana. Três turmas estão sendo envolvidas na oficina, que terá sequência na próxima semana, de segunda a quinta-feira, abrangendo todos os alunos.
“A atividade tem por objetivo sensibilizar as crianças sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, reaproveitando material e ajudando na redução do corte de árvores para a produção da celulose. Sua realização reforça a ação educativa em desenvolvimento para o fortalecimento dos princípios de coleta seletiva como uma das iniciativas de gestão ambiental escolar”, explicou o coordenador do projeto, professor José Carlos Virtuoso.A diretora interina do estabelecimento, Márcia de Medeiros, destaca a motivação dos professores para o desenvolvimento do projeto. “Mesmo com as dificuldades em função da recente greve no município, todos mostram-se bastante entusiasmados para trabalhar a questão ambiental na escola”, disse.
O projeto prevê, além de ações voltadas ao fortalecimento da coleta seletiva no estabelecimento, a implantação de um sistema de captação de água da chuva, e a construção de uma horta com uso de resíduos orgânicos para a produção de adubo natural, dentre outras.
*Colaboração professor José Carlos Virtuoso
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 04 de julho de 2013 às 18:18
Newsletter
RSS