Egresso da primeira turma de Educação Física doa uniforme
A Unesc recebeu na tarde de hoje (8/7), um presente especial. O profissional de Educação Física, Rui Cesar Sombrio, 62 anos, egresso da Universidade, doou o agasalho e a camiseta utilizados nas aulas do curso superior. Ele fez parte da primeira turma de Educação Física da instituição, em 1974.
Com lágrimas nos olhos, Sombrio entregou o uniforme ao reitor Gildo Volpato. “Fico emocionado sempre que vejo este uniforme. São muitas lembranças boas. A primeira vez que usei foi no dia 7 de setembro de 1974, no desfile do Dia da Independência. Desfilamos em 30 alunos e 30 alunas do curso”, contou.
Sombrio trabalhou de 1974 a 2012 em escolas da rede estadual de ensino, em Criciúma. Além de professor, ele também atuou como árbitro de jogos de basquete e handebol.
Também participaram da entrega a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira e a coordenadora do curso de Educação Física, Anelise Arns.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 08 de julho de 2013 às 17:26Mais de 800 garotos participam do Festival Anjos do Futsal/Unesc
Realizado no sábado (6/7) e ontem (7/7), no Complexo Esportivo da Universidade, o Festival Anjos do Futsal/Unesc contou com a participação de mais de 800 garotos atendidos pelo projeto. Eles representaram os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Meleiro, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Sombrio, Treviso, Turvo e Urussanga.
Os núcleos de Forquilhinha, Orleans e Araranguá foram os vencedores da competição, nas categorias Sub-12, Sub-13 e Sub-14, respectivamente. Além dos jogos, foi realizada uma abertura com desfile dos garotos levando a bandeira de seu município, fogo olímpico e juramento.
*Colaboração Fabrícia de Pelegrini/Assessoria de Imprensa da Anjo
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 08 de julho de 2013 às 16:25Doenças crônicas são tema de Escola de Inverno
A Unesc promove, entre hoje e quarta-feira (8 a 10/7), a Escola de Inverno de Saúde Coletiva, que tem por tema "A Interdisciplinaridade no manejo das doenças crônicas" . Iniciativa do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade, o evento foi aberto pela manhã, com uma palestra sobre a fisiopatologia e o tratamento da hipertensão, proferida pela professora doutora Silvia Dal Bó.
Ela chamou a atenção para a necessidade de controlar a pressão arterial, como forma de prevenção. “É uma doença silenciosa e muitos pacientes nem a percebem. Só vão perceber quando está num nível muito elevado”, explicou, acrescentando que há uma série de nuances que torna muito difícil a forma de manejar a doença.
Ainda sobre o assunto, a professora doutora Bárbara Alvarez falou na sequência sobre a importância do exercício físico no controle de doenças cardiovasculares. À tarde, ocorrem palestras sobre o diabetes Mellitus, com as professoras Morgana Guzzatti (fisiopatologia e doença periodontal) e Rita Ribeiro (vigilância alimentar e nutricional).
Amanhã, os temas em pauta serão a hepatite, abordado pelo professor doutor Silvio Ávila Júnior, e o vírus do HIV/AIDS, pelo enfermeiro Paulo Hansen e a psicóloga Samira Abdenur.
Na quarta-feira, o psiquiatra Marcos Paulo Nacif e a psicóloga Cenita Borges falarão sobre os transtornos psiquiátricos, enquanto a enfermeira Maria Tereza Zanini e o fisioterapeuta Eduardo Victor vão discorrer sobre a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Nos dois dias, as atividades serão realizadas pela manhã e à tarde, na sala 19 do Bloco P, na Unesc.
Primeira edição
Esta é a primeira edição da Escola de Inverno em Saúde Coletiva, que reúne professores e alunos dos cursos da área da saúde da Unesc e também profissionais da rede de serviços de saúde de Criciúma e região, sendo aberta ao público em geral.
“Temos convidados internos e externos para falar sobre os temas. O objetivo é promover a qualificação dos nossos alunos”, explica Luciane Bisognin Ceretta, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade, ligado a UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).
Além dela, estiveram presentes na abertura do evento a diretora da UNA SAU, Indianara Reynaud Toreti Becker, e a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Magada Tessman Schwalm.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 08 de julho de 2013 às 15:15Unesc sedia o 1º Seminário do Proesde
Lideranças da região estiveram reunidas na manhã de sábado (5/7) na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, no 1º Seminário do Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional).
Durante o evento, foram fortalecidos os debates entre alunos do curso de extensão em Desenvolvimento Regional, oferecido pelo Proesde (a capacitação ocorre em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina) e autoridades da área. O objetivo do curso é tornar as participantes agentes diretos da promoção do desenvolvimento regional e o Seminário de hoje marcou o encerramento do primeiro módulo de atividades do curso, que iniciou este ano.
O Seminário, organizado pelo Setor de Pós-Graduação e Extensão da Unesc, teve a participação de Henrique Guglielmi e Valdecir Mariana, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, de José Sérgio Búrigo, representando a prefeitura de Criciúma, de Olvacir Bez Fontana, presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), de Daniel Preve, diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc), e de Karina Donadel, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unibave, de Alisson Joaquim e Tiago Colombo, professores do Proesde, de Valmir Comin, deputado estadual, de Júlio Colombo, representando a Câmara de Vereadores de Criciúma, e de Edir Seemund e Maria Antonia Canever, respectivamente, diretora e coordenadora de Políticas Públicas de Educação do Estado de Santa Catarina.
Curso do Proesde
O Programa oferece o curso de extensão em Desenvolvimento Regional gratuito, vinculado a uma bolsa de 70% (limitado a dois salários mínimos) durante o ano de 2013. A capacitação é oferecida pela Unesc, em parceria com Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.
Focados em disciplinas que visam discutir a situação econômica, tecnológica, os meios de transporte, fontes de financiamento e gestão de projetos na região sul, os alunos foram divididos em dois polos, em Criciúma e Araranguá, para a realização da capacitação. As aulas também incluem alunos de outras instituições, como Unibave e Unisul.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 06 de julho de 2013 às 11:28Iparque participa de audiências sobre saneamento em Jaguaruna
O IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), em parceria com a prefeitura de Jaguaruna, realizará audiências públicas na cidade, para discutir o plano municipal de saneamento básico e resíduos sólidos. O primeiro encontro ocorrerá na segunda-feira (8/7), na Câmara de Vereadores de Jaguaruna, às 19 horas.
As demais audiências estão marcadas para os dias 15, no salão paroquial do Balneário Camacho, às 19 horas; 17, no salão paroquial da comunidade de Olho D’Água, às 19 horas; e 24 de julho, novamente na Câmara de Vereadores de Jaguaruna, às 19h30.
O Plano tem por objetivo evoluir um tratamento e gestão da água e esgoto, bem como os resíduos sólidos e drenagem urbana da cidade. Para isso, é necessária a participação popular de diversas comunidades e entidades.
*Colaboração Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Jaguaruna
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 05 de julho de 2013 às 17:36
Newsletter
RSS