AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos de escola municipal aprendem a reciclar papel

Alunos de escola municipal aprendem a reciclar papel
Ação faz parte do projeto Educação para a Gestão Ambiental (Fotos: José Carlos Virtuoso) Mais imagens

Estudantes das séries iniciais da Escola Municipal José Contim Portella, de Criciúma, participaram na tarde de hoje (4/7) de uma oficina de papel reciclado. A ação foi realizada pelas estudantes Luana da Silva Lumertz, do curso de Engenharia Ambiental, e Melody Matias Luzzietti, do curso de Ciências Biológicas, da Unesc, com a colaboração das professoras de Artes Eliana Guimarães Barti e Jucélia Martinello Meller, além do apoio logístico da secretária Mirian Judith Stefani.

A atividade faz parte do projeto “Educação para a Gestão Ambiental: estratégias ao fortalecimento das ações de Educação Ambiental na escola José Contim Portella”, vinculado a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

Ao confeccionar o papel, os alunos utilizaram corantes e brilho para dar um toque estético diferente, além da rusticidade habitual que resulta do processo. A sugestão foi da professora Eliana. Três turmas estão sendo envolvidas na oficina, que terá sequência na próxima semana, de segunda a quinta-feira, abrangendo todos os alunos.

“A atividade tem por objetivo sensibilizar as crianças sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, reaproveitando material e ajudando na redução do corte de árvores para a produção da celulose. Sua realização reforça a ação educativa em desenvolvimento para o fortalecimento dos princípios de coleta seletiva como uma das iniciativas de gestão ambiental escolar”, explicou o coordenador do projeto, professor José Carlos Virtuoso.A diretora interina do estabelecimento, Márcia de Medeiros, destaca a motivação dos professores para o desenvolvimento do projeto. “Mesmo com as dificuldades em função da recente greve no município, todos mostram-se bastante entusiasmados para trabalhar a questão ambiental na escola”, disse.

O projeto prevê, além de ações voltadas ao fortalecimento da coleta seletiva no estabelecimento, a implantação de um sistema de captação de água da chuva, e a construção de uma horta com uso de resíduos orgânicos para a produção de adubo natural, dentre outras.

*Colaboração professor José Carlos Virtuoso

Fonte: Secom

04 de julho de 2013 às 18:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário