AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Editora Unesc lança livro infantil “Chica – Jequitibá”

Editora Unesc lança livro infantil “Chica – Jequitibá”
Obra é a segunda da EdiUnesc direcionada a este público (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Editora Unesc lança neste sábado (6/5), às 10 horas, na Livraria Fátima, o livro “Chica – Jequitibá”, de Marcello Zapelini da Rosa. Esta é a segunda obra infantil do Selo Saber Comunitário e conta a história de uma árvore Jequitibá de 120 anos, que ensina para as mais novas qual a função delas no meio ambiente. Chica manifesta ainda sua crença na existência de seres humanos dispostos a cuidar e preservar o meio ambiente e, consequentemente, o planeta. O livro conta com design e ilustrações em aquarela do Estúdio Tanuki.

O lançamento do livro marcará também a abertura da exposição do professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Carlos Aberto Silva.

O autor do livro é biólogo, especialista em Meio Ambiente e Legislação Ambiental e com MBA em Gestão de Segurança de Alimentos. Zapelini também é professor da rede estadual e escreve histórias infanto-juvenis e ecológicas com um caráter crítico e educativo.

Segundo a supervisora da Editora Unesc, Vanessa Marcos Medeiros, este é um material importante para a ensinar para as crianças sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, além de possibilitar que os pequenos conheçam a história do jequitibá. “O livro poderá ser utilizado para contação de histórias, devido seu caráter educativo na área ambiental. Ele está muito lúdico, o que permite que a criança aprenda se divertindo com a história”, comenta.

"Chica - Jequitibá" pode ser adquirido na Livraria Unesc e na Livraria Fátima.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2017 às 19:46
Compartilhar Comente

CER da Unesc inicia novo ciclo de Rodas de Conversa

CER da Unesc inicia novo ciclo de Rodas de Conversa
Primeiro encontro ocorre dia 17 de maio (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de trocar experiências e vivências por meio do debate de temas com foco na saúde e qualidade de vida, o CER (Centro Especializado em Reabilitação), volta a realizar no dia 17 de maio, um novo ciclo de Rodas de Conversa. O primeiro encontro traz como tema “Histórico da (In)visibilidade das Pessoas com Deficiência”, e ocorre às 13 horas, na Sala de Habilidades, localizada nas Clínicas Integradas da Unesc.

As rodas são gratuitas e abertas ao público, sem a necessidade de inscrição prévia. Elas ocorrem em parceria com o DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com apoio da Propex.

O segundo encontro também já tem data marcada, será no dia 31 de maio, sobre “Princípios do SUS e Humanização das Práticas de Saúde”.

Informações pelo telefone 3431-2537 ou e-mail cer@unesc.net.

Confira a programação completa clicando aqui.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 04 de maio de 2017 às 16:48
Compartilhar Comente

Unesc compartilha resultados no Encontro Nacional da Rede Arte na Escola

Unesc compartilha resultados no Encontro Nacional da Rede Arte na Escola
Evento reuniu coordenadores de todo o país durante encontro no Espirito Santo Mais imagens

As coordenadoras do projeto Arte na Escola, polo Unesc, socializaram seus resultados em evento nacional. Na última semana as professoras Silemar Maria Medeiros da Silva e Amalhene Baesso Reddig viajaram à Vila Velha, no Espirito Santo, para apresentar os resultados desenvolvidos na Universidade durante o 27ª Encontro Nacional da Rede Arte na Escola.

As representantes da Instituição compartilharam os projetos “Diálogos entre Educação e Arte: reflexões a partir de materiais educativos do Instituto Arte na Escola” e “Didática dos Professores de Artes em Rede".
 

O Encontro

Com a temática “Pesquisa com recorte na didática na arte” o Encontro reuniu coordenadores dos polos de todo o Brasil. “Participar dos Encontros é ter a oportunidade de uma semana produtiva, criativa e enriquecedora. Participamos de conferências, mesas, oficinas e visitas culturais. Ampliar o repertório é fundamental. Também trocamos experiências com demais coordenadores e conhecemos a realidade dos demais polos”, comentou Amalhene. Ela ressaltou ainda as novas ideias trazidas após o evento. “Voltamos com outros olhares e muita inspiração para aplicar na nossa prática docente”.

Além do encontro, Silemar e Amalhene apresentaram trabalhos realizados em parceria com a Gered (Gerência Regional de Educação) e a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma. Elas também realizaram o lançamento do livro “Cinema, Infância e Imaginação: tecendo diálogos”, com autoria da coordenadora Silemar e Rosilene da Silveira.

Rede Arte na Escola

Os 39 Polos, presentes em 37 cidades de 19 estados, buscam melhorar o ensino da arte no país. Presentes em todas as regiões do Brasil, a rede utiliza convênios com universidades, instituições de ensino e de cultura. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

04 de maio de 2017 às 11:37
Compartilhar Comente

Curso de Farmácia orienta comunidade sobre uso racional de medicamentos

Curso de Farmácia orienta comunidade sobre uso racional de medicamentos
Atividades ocorrem na Praça Nereu Ramos nesta sexta (Foto: Arquivo) Mais imagens

Você sabia que os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhões de pessoas a cada ano no Brasil? Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde) e chamam a atenção para o cuidado que profissionais e pacientes devem ter quando o assunto é remédio. E para levar informações à comunidade, o curso de Farmácia e a Farmácia Solidária da Unesc realizam nesta sexta-feira (5/5), uma ação na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e ocorre das 9 às 15 horas.

Professores e alunos da Unesc e profissionais da área vão atender a comunidade, esclarecer dúvidas e orientar. Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Universidade, Juliana Lora, os erros de medicação são potencialmente evitáveis e podem ser causados por fatores como fadiga do profissional, superlotação nos serviços de saúde, falta de pessoal, má formação e informação errada dada aos pacientes.

Ela lembra que qualquer um destes fatores, ou uma combinação deles, pode afetar a prescrição, a dispensação, o consumo e o monitoramento de medicamentos, o que pode ocasionar sérios prejuízos para a saúde e até mesmo a morte. “O objetivo da ação é informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação, qualidade dos medicamentos e descarte correto dos mesmos, além da divulgação de serviços como a Farmácia Solidária”, comenta.

Quem passar pela Praça Nereu Ramos nesta sexta-feira poderá utilizar serviços como verificação de pressão arterial e do índice glicêmico, ter orientações quanto ao descarte correto de medicamentos e informações sobre doenças como diabetes. Além disso, por meio do serviço “Fale com o Farmacêutico” acadêmicos e professores de Farmácia da Unesc estarão conversando com as pessoas a respeito dos medicamentos que elas tomam – os interessados podem levar receita de sua medicação e tirar dúvidas a respeito da maneira de tomar e sobre a combinação de remédios utilizados ao longo do dia.

Doação

Quem tiver medicamentos que não utiliza mais, pode entregar no local do evento, para que seja feito o descarte adequado através do ponto de coleta de medicamentos ou a doação para a Farmácia Solidária.

Para Juliana, além de incentivar o uso correto e racional, iniciativas como estas contribuem para conscientizar as pessoas da importância da participação delas no seu tratamento. “Quando o paciente questiona sobre o medicamento que lhe foi recomendado ou cobra uma prescrição legível, por exemplo, está contribuindo para a prevenção de eventuais erros de medicação”, afirma.

A ação tem a parceria do Sesi-Farmácia e Secretária Municipal de Saúde de Criciúma e o apoio do CRF/SC (Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de maio de 2017 às 21:43
Compartilhar Comente

Reitor é palestrante do Seminário Estadual de Sistemas de Ensino

Reitor é palestrante do Seminário Estadual de Sistemas de Ensino
Volpato participa de evento em Rio do Sul (Foto: Sandro Andrade - Unidavi) Mais imagens

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, participa nesta quarta e quinta-feira (3 e 4/5)  do 7º Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina. O evento ocorre no Parque Universitário Noberto Frahm da Unidavi (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), em Rio do Sul. A abertura do Seminário ocorreu na manhã desta quarta-feira, com o presidente do CEE (Conselho Estadual de Educação), Osvaldir Ramos.

Nesta quarta-feira, o reitor da Unesc, que é vice-presidente do CEE, comandou os trabalhos de abertura do evento e entregou o Diploma de Mérito Educacional para a professora Celi Terezinha Wolff e para Dorita Eger (in memoriam ao Conselheiro Viegand Eger).

Volpato ministra a palestra “Avaliação Institucional”, nesta quinta-feira, às 10h20, com a participação da também conselheira do CEE, Alvete Pasin Bedin.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de maio de 2017 às 16:23
Compartilhar Comente