Agora você pode fazer Gastronomia ou Teatro na Unesc
Gastronomia e Teatro. Agora a Unesc oferece dois novos caminhos para aqueles que têm interesse de entrar no mercado de trabalho. As aulas contam com um time forte de professores especialistas, mestres e doutores, com experiência prática na área, além de laboratórios de ponta e oportunidades de atuar rapidamente, por meio de projetos de pesquisa e extensão.
Uma outra novidade é a oportunidade de cursar Engenharia Ambiental no período noturno. A nova turma vai ter início no próximo semestre e também está disponível para o vestibular de inverno, assim como Gastronomia e Teatro.
Teatro
Com o intuito de formar atores capazes de realizar um trabalho de composição cênica, em diversos espaços, atuando com autonomia como artistas-intérpretes do seu tempo e da sua cultura, a Unesc traz para Criciúma o curso de Teatro.
Formativo do ator, fundamentos da linguagem cênica, práticas de produção teatral, entre outros assuntos, compõem a grade curricular do curso, que tem duração de três anos, com aulas no período noturno.
Informações sobre o curso (clique aqui)
Gastronomia
Ciência dos alimentos, gastronomia e sustentabilidade, gestão, entre outros temas compõem a organização curricular do curso. Os profissionais desta área podem atuar em diversos locais, sejam restaurantes ou bares, food trucks, como personal cref ou até mesmo como consultor e assessor técnico.
As aulas ocorrem no período da tarde e contam com laboratórios como o de técnica dietética e de tecnologia de alimentos plenamente equipados. O curso tem duração de dois anos e meio e é integrado aos cursos da saúde da Universidade, com possibilidade de participação nos editais de pesquisa e extensão.
Informações sobre o curso (clique aqui)
Bolsas e financiamentos
O aluno poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica e, também, em programas vinculados ao Artigo 170. Além disso, a Universidade disponibiliza programas de financiamento de estudos e diversas modalidades de bolsas de estudo, que poderão ser informadas através da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), no telefone 3431-2686.
Vestibular Unesc
As inscrições para o Vestibular de Inverno da Acafe estão abertas até 15 de maio e a Unesc oferece 1.135 vagas em 29 cursos das áreas da saúde, engenharia, tecnologia, sociais aplicadas e educação. Os calouros Unesc podem ainda participar de processos seletivos para a obtenção de bolsas de estudo. A prova ocorre em 11 de junho, das 13h15 às 18h15. O resultado do Vestibular será divulgado no dia 4 de julho.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 03 de maio de 2017 às 14:57Unesc e Secretaria de Educação promovem encontro com matemático de Portugal
Uma parceria entre o curso de Matemática da Unesc e Secretaria de Educação de Criciúma traz o professor doutor Rogério Martins, de Portugal, para falar sobre importância da matemática no dia a dia. Ele vai socializar sua experiência como uma das ações do Biênio da Matemática no Brasil. O encontro com o pesquisador ocorre na noite desta quarta-feira (3/5), a partir das 19h30, no Teatro Elias Angeloni.
Sobre o palestrante
O professor faz parte do corpo docente do Departamento de Matemática da FTC (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) e soma diversos méritos na área. Martins é autor e apresentador do programa educativo de televisão “Isto é Matemática’’.
Ele também é ganhador de méritos brasileiros, como a Homenagem Especial do Projeto Ver Ciência em 2013, pela excelência dos programas produzidos no festival “Mostra Internacional de Ciência na TV”. Além indicações internacionais, como o prêmio Media Awards, na categoria de Melhor Programa Geral Televisivo em 2014.
Matemática para a vida
O Biênio busca fomentar o desenvolvimento e a educação no país por meio da matemática. Durante dois anos, pesquisadores de todo o mundo vão compartilhar seus conhecimentos para buscar inovações nas ciências e tecnologias que vão melhorar a qualidade de vida e trazer novos conhecimentos.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
03 de maio de 2017 às 11:41Exposição fotográfica retrata realidade de catadores de Criciúma
Por entre as imagens da mais nova exposição fotográfica da Unesc “Catadores (as), a matéria viva no lixo: Retratos da invisibilidade”, Jaqueline Rita Ferreira se reconhecia. Ela, que foi personagem de dois registros, pode ver com outros olhos o seu trabalho e o de outros onze colegas da Acrica (Associação Criciumense de Catadores), da qual faz parte há três anos, e da CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis). O cotidiano destas pessoas foi a inspiração da mostra organizada pelo projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária”, aberta na noite desta terça-feira (2/5) no hall do Bloco da Reitoria, na Unesc.
“Achei as fotos lindas. Não me imaginava sendo retratada e nem ver um dia o trabalho que fazemos virando exposição”, comentou Jaqueline. A exposição traz imagens do professor da Unesc, Luís Afonso dos Santos, que iniciou os registros em julho de 2016 com o grupo de catadores da Acicra e CTMAR. “Cerca de 90% dos catadores são mulheres, com baixa escolaridade e que tiveram filhos muito jovens. As imagens retratam as condições de trabalho das catadoras e dos catadores, pessoas que não têm visibilidade mas são muito importantes para a sociedade”, comentou o autor das fotos.
São produzidas diariamente em Criciúma 140 toneladas de lixo e apenas 6% desse volume é reciclado. E a mostra também colabora para chamar a atenção para que cada um faça a sua parte. Segundo Jaqueline, a não separação dos resíduos acarreta em perca de muito material que poderia ser reciclado ou reaproveitado.
Segundo o coordenador do projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária” da Unesc, que atua com a Acrica e a CTMAR, Mário Guadagnim, a mostra tem o intuito de valorizar o trabalho das catadoras e catadores de Criciúma. “Queremos dar mais visibilidade, mostrar que o trabalho dos catadores faz sim a diferença e promover uma reflexão sobre as nossas atitudes”, comenta.
A aluna do curso de Psicologia da Unesc, e voluntária do projeto desde 2015, Vitória Sousa, comenta que a convivência com os catadores fez enxergar de uma maneira diferente o trabalho e a importância de projetos comunitários. “Eu aprendi o que era extensão na prática, depois que entrei no projeto. E a exposição é uma forma de chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos para a situação destes homens e mulheres que, a partir do lixo, constroem suas vidas”.
A abertura da mostra teve a participação da assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, da professora Daniela Arns Silveira, dos professores participantes do projeto “Coleta Seletiva Solidária”, Leandro Nunes e Viviane Kraieski Assunção e estudantes envolvidos no projeto.
A exposição fica na Unesc até 20 de maio na Unesc. A abertura dela teve a presença dos MCs MK e Dapegê, moradores do Bairro Progresso que cantam músicas retratando o dia a dia da comunidade.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 02 de maio de 2017 às 21:49Você pode treinar para o vestibular com o Simulador Acafe
Ter uma noção de como será a prova do vestibular pode trazer mais tranquilidade na hora do exame e, para auxiliar estudantes e interessados em ingressar no Ensino Superior, a Acafe disponibiliza um Simulador Online. A ferramenta traz questões de provas anteriores, permitindo que os participantes do concurso tenham uma visão dos desafios que irão enfrentar durante a aplicação do vestibular.
Para acessar o simulador basta se cadastrar no site da Acafe, informando alguns dados pessoais e a instituição de interesse. Ao entrar na ferramenta, são apresentadas quatro opções: nova prova, provas abertas (continuar com a prova iniciada), provas anteriores e estatísticas de acerto.
Ao clicar em uma nova prova o aluno poderá escolher as disciplinas e o número de questões para cada uma delas. Assim que o candidato escolhe as alternativas um sorteio é realizado no sistema, desenvolvendo uma prova para o usuário, em um banco de dados com mais de mil disponíveis.
Vestibular
As inscrições para o Vestibular de Inverno da Acafe estão abertas até 15 de maio e a Unesc oferece 1.135 vagas em 29 cursos das áreas da saúde, engenharia, tecnologia, sociais aplicadas e educação. Os calouros Unesc podem ainda participar de processos seletivos para a obtenção de bolsas de estudo. A prova ocorre em 11 de junho, das 13h15 às 18h15. O resultado do Vestibular será divulgado no dia 4 de julho.
Acesse a ferramenta (clique aqui)
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 02 de maio de 2017 às 21:35Reforma da previdência é tema de abertura da Semana de Ciências Econômicas
Para dar início a Semana Acadêmica, o curso de Ciências Econômicas da Unesc trouxe o professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Fabiano Abranches Silva Dalto. Com o tema “Reforma da Previdência na Visão Heterodoxa”, Dalto trouxe uma visão macroeconômica do sistema previdenciário.
Segundo o professor, a proposta de reforma traz equívocos de solução, sem trazer opções viáveis para a mudança do que se deseja. “Para que funcione, é necessário não apenas aplicar uma reforma na previdência, mas sim, em todo o sistema econômico. As projeções não são realistas. Esse é um sistema de benefício para a sociedade, e ele deve ser visto com cautela. Acredito que não houve cuidado com o desenvolvimento dessa proposta”, ressaltou.
Para trazer uma outra visão sobre o assunto, nesta quarta-feira (3/4), o encontro vai contar com a palestra do professor doutor e pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Adolfo Sachsida, que vai abordar “Reforma da Previdência na Visão Ortodoxa”. A palestra ocorre às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.
Já na quinta-feira (4/5), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, ocorre um debate sobre Ajuste Fiscal entre os professores Rossandra Oliveira Maciel de Bittencourt e Ismael Cittadin. Rossandra é bacharel em Economia pela Unesc e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Cittadin é bacharel em Economia pela Unesc e mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS.
E para finalizar, na sexta-feira (5/5), a partir das 19 horas, os alunos poderão participar dos mini cursos:
“Economia Catarinense” – sala 1 do Bloco I – ministrado pelo professor doutor da Unesc, Alcides Goularti Filho.
“Mercado de Capitais – Análise Gráfica” – sala 2 do Bloco I – ministrado pelo coordenador do curso de Ciências Econômicas, Amauri Souza Porto Júnior.
“Econometria Séries Temporais” – Centro de Práticas de Economia – ministrado pelo professor Ismael Cittadin.
Saiba mais
A Semana Acadêmica é realizada pela coordenação do curso de Ciências Econômicas e tem como objetivo integrar estudantes e alunos e possibilitar o debate de temas atuais e relevantes para a formação profissional dos acadêmicos.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 02 de maio de 2017 às 21:09
Newsletter
RSS