AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Enem é uma das portas de entrada com bolsas de estudo na Universidade

Enem é uma das portas de entrada com bolsas de estudo na Universidade
Interessados em Prouni e no Fies precisam ter feito o exame (Foto: Banco de Imagens) Mais imagens

Patrícia França da Silva Brida, de 28 anos, sempre quis dar continuidade aos estudos, e mesmo com contratempos, nunca deixou o sonho de fazer um curso superior morrer. Hoje, caloura do curso de Letras da Unesc, Patrícia está realizando este sonho, graças ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ano passado ela fez a prova e conseguiu uma das vagas para ingressar na Universidade no primeiro semestre de 2014 pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal, que garante bolsa de estudo integral ou parcial durante todo o curso.

E os interessados em seguir o exemplo de Patrícia e fazer o Enem, terão até o dia 23 de maio, às 23h59, para se inscreverem no site. A prova deste ano ocorrerá em 8 e 9 de novembro e concluintes do Ensino Médio ou que já encerraram esta etapa poderão participar.

“Eu estava sem estudar a dez anos e sabia que seria difícil concorrer com pessoas que estavam saindo do Ensino Médio. Me inscrevi pensando que não tinha nada a perder e que caso desse certo, conseguiria realizar meu sonho, adiado porque eu não tinha condições financeiras. Passar no processo seletivo foi uma vitória. Estou muito feliz e adorando o curso”, conta a acadêmica.

Segundo a assistente social da Cpae (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) da Unesc, Lutiele Ghelere o Enem é requisito para a participação no processo seletivo para a obtenção de bolsas de estudo em programas como o Prouni e para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). “Neste ano, a Universidade ofereceu 506 vagas para o Prouni e os beneficiados receberam bolsas integrais”, comenta Lutiele. “A partir de 2012, para que o aluno solicite o Fies, precisa ter feito o Enem”, complementa.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2014 às 10:04
Compartilhar Comente

Aluna de Design de Moda cria coleção que desfilará na Comenda Colibri

A aluna Diana dos Santos, do curso de Tecnologia em Design de Moda da Unesc/Senai, criou a coleção que desfilará na Comenda Colibri, da Sociedade Recreativa Mampituba. O desfile terá como tema a África, sendo que o baile ocorrerá neste sábado (17/5). “Estou super empolgada, pois, segundo os organizadores, esse promete ser o maior e mais comentados de todos os Colibris”, conta Diana.

Diana diz que para criar sua coleção teve que estudar muito sobre a cultura africana. “Em ocasiões especiais, as vestes Africanas tem um toque de glamour com bordados, aliado sempre às estampas étnicas. Pensando nisso, desenvolvi os looks com muitos drapeados, estamparias e, o principal, bordados em chatons para finalizar com chave de ouro o glamour que representa a Comenda Colibri", explica Diana.

Prêmio Festimalhas

A estudante conseguiu mais uma conquista sendo classificada para a final do concurso “Prêmio Festimalhas”, pela segunda vez. O desfile será no dia 17 de maio em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. As criações são baseadas no tema “De volta aos anos 90”.

Este ano o “Prêmio Festimalhas”, que está na sua 25° edição, contou com a participação de 150 trabalhos de diversas universidades. A acadêmica usou sua criatividade para criar uma coleção inspirada na infância, trazendo uma composição de "molas malucas" e o filme "As patricinhas de Bevely Hills". O vencedor do concurso será o mais curtido pelo site http://www.festimalha.com.br/premio-festimalha

"Estou um pouco menos nervosa, mas ainda assim ansiosa, porque cada desfile traz uma expectativa diferente. É quase um filho que vem ao mundo", comenta a aluna.
 

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 13 de maio de 2014 às 16:24
Compartilhar Comente

Alunos de Geografia realizam oficina em escola de Criciúma

Alunos de Geografia realizam oficina em escola de Criciúma
Estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental participaram (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Atenção, conhecimento, experiências, brilho no olhar e muita curiosidade tomaram conta dos alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental da Escola Irmã Edwiges, no Bairro Cidade Mineira, em Criciúma, na tarde de ontem (12/5). Eles participaram de uma oficina com temáticas relacionadas ao planeta Terra, realizada por alunos da 5ª fase do curso de Geografia da Unesc.

A oficina fez parte das atividades da disciplina Estágio I, da professora Andréa Rabelo Marcelino. Os alunos da escola irão apresentar alguns dos trabalhos feitos na oficina durante a Semana Acadêmica do Curso de Geografia, que ocorrerá de 26 a 30 de maio na Universidade.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 13 de maio de 2014 às 15:44
Compartilhar Comente

Representante da Unesc na Comitiva de Criciúma na Itália retorna com boas expectativas

Representante da Unesc na Comitiva de Criciúma na Itália retorna com boas expectativas
Indianara esteve em mais de 15 cidades da Região do Vêneto (Foto: Secom Criciúma) Mais imagens

Com três ou quatro gerações vindas após a chegada dos colonizadores italianos ao Sul de Santa Catarina, os elos entre os dois países continuam estreitos. Laços familiares e culturais permanecem fortalecidos entre as famílias, especialmente da Região do Vêneto, onde uma comitiva criciumense esteve em missão de 1º a 9 de maio. A Unesc foi representada na comitiva que esteve na Itália pela diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker.

Em inúmeras visitas, em mais de 15 cidades, o grupo formado por 11 pessoas buscou estreitar os vínculos já existentes e prospectou novos relacionamentos, principalmente nas áreas educacional e comercial. “Foi uma viagem muito positiva. Na bagagem trago novas experiências e isso ajuda a abrir novos horizontes, contribuindo na melhoria do que fazemos como Universidade”, relata a diretora da UNA SAU.

Indianara aproveitou o tempo na Itália para visualizar projetos interessantes, os quais pretende compartilhar na Unesc. “São iniciativas nas áreas de resíduos sólidos, construção civil, sistema de limpeza para estabelecimentos de saúde e gastronomia, por exemplo”, explica.

Integraram a comitiva o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo; a presidente da Afasc, Izabel Grijó Búrigo; o secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Westrup; o vereador Silvio Ávila Jr.; o vice-presidente da ACIC e CDL, Gelson Philippi; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Criciúma e Região, Renato Carvalho; do diretor da Faculdade SATC, Carlos Antônio Ferreira; o presidente do Comitato Vêneto de Santa Catarina, Fabíola Cechinel, e dois jornalistas, além de Indianara.

(Colaboração: Secom Criciúma)

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 13 de maio de 2014 às 17:22
Compartilhar Comente

Caso dos Vales da Uva Goethe será tema de palestra do PPGDS

“Indicação Geográfica e Desenvolvimento: O caso dos Vales da Uva Goethe” será o tema de palestra do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) desta quinta-feira (15/5). O assunto será abordado pela professora doutora Kelly Lissandra Bruch, a partir das 8 horas, no Miniauditório do Bloco P (sala 19).

Kelly é pós-doutoranda em Agronegócios pelo CEPAN/UFRGS e doutora em Direito pela Université Rennes I, da França, em co-tutela com a UFRGS. Ela é professora do Mestrado de Biotecnologia e Gestão Vitivinícola da Universidade de Caxias do Sul, membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS e expert indicada pelo Governo Brasileiro junto à Organização Internacional da Uva e do Vinho OIV.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 13 de maio de 2014 às 11:58
Compartilhar Comente