AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitor ministra capacitação para professores de Içara nesta sexta

Reitor ministra capacitação para professores de Içara nesta sexta
Mais imagens

“Refletindo sobre os saberes e a autoridade do professor” é o tema da palestra que o reitor da Unesc, Gildo Volpato, vai proferir nesta sexta-feira (16/5) para professores da Escola Ignácio Stakowski, de Içara.

Volpato estará durante a manhã na Escola conversando sobre a responsabilidade e o compromisso que os docentes têm com os alunos.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 14 de maio de 2014 às 15:49
Compartilhar Comente

Tribuna do Legislativo de Criciúma é utilizada para falar sobre o ENEM

Tribuna do Legislativo de Criciúma é utilizada para falar sobre o ENEM
Janaina e Lutiele falam sobre a inscrição e importância do Exame Mais imagens

As inscrições do ENEM e a sua importância foram abordadas na Sessão Ordinária do Legislativo de Criciúma na noite de ontem (13/5), durante a Tribuna Livre. A proposta foi do vereador Dr. Mello (PT), sendo que o espaço foi utilizado pelas colaboradoras da Unesc Janaina Damásio Vitório, coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) e Lutiele da Silva, assistente social da Universidade.

“O ENEM tem possibilitado acesso à Universidade para muitas pessoas. Viemos com o intuito de divulgar o Exame, pois muitos estudantes buscam uma forma de ingressar no Ensino Superior com bolsa de estudo, mas não entendem ainda o processo”, disse Janaina, lembrando que as inscrições vão até 23 de maio.

A assistente social Lutiele da Silva salientou que as inscrições também podem ser feitas pelo site da Unesc. Já a prova é nos dias 8 e 9 de novembro. O exame é de caráter individual e voluntário, ofertado anualmente para alunos que estão ou já concluíram o Ensino Médio, pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada, aos privados de liberdade e aos que estão fora do sistema escolar regular. “O ENEM vai possibilitar ao estudante entrar na Universidade sem vestibular e é o primeiro passo para conseguir uma bolsa de estudo”, enfatiza Lutiele.

Lutiele lembrou que fazer a prova do ENEM não é garantia de ingresso à Universidade e, consequentemente, recebimento de bolsa de estudo, explicando que é necessário que o candidato à vaga corresponda a alguns critérios.

Mais informações podem ser obtidas no CPAE pelos telefones (48) 3431-2686 e 3431-2545.

(Colaboração texto: Daniela Savi / Foto: Mariane Rodrigues - Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Criciúma)

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 14 de maio de 2014 às 11:38
Compartilhar Comente

Educação no contexto da cultura digital é abordada em Colóquio

Educação no contexto da cultura digital é abordada em Colóquio
Evento ocorrerá até esta quarta-feira (14/5) na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em Criciúma apenas 13, das 71 escolas, possuíam Sala de Informática em 2008. Em 2013 o número pulou para 50 após um trabalho desenvolvido pela prefeitura e pela Unesc, que garantiu uma formação de professores para atuarem nestes locais. A informação foi passada hoje (13/5), na primeira noite do 2º Cefocs (Colóquio de Educação, Formação Cultural e Sociedade), que traz como tema “Educação Pra Quê(m)?”.

Segundo o professor da Unesc Evanio Ramos Nicoleit, participante do projeto entre a Unesc e a prefeitura de Criciúma, é importante que os professores saibam usar as ferramentas de tecnologia em benefício das aulas. “Se não dermos oportunidade para as crianças se inserirem na era digital, estaremos excluindo elas de uma série de possibilidades futuras, especialmente no mercado de trabalho”, comenta.

A coordenadora do Sead (Setor de Educação a Distância da Unesc), Eliza Netto Zanette, também foi um dos palestrantes da noite, e falou sobre a importância do professor se preparar para lidar com a cultura digital. “É preciso analisar o que se quer fazer e incorporar a tecnologia que mais for adequada. O aplicativo não fará nada se não houver um preparo para a sua utilização”. A professora Graziela Giacomazzo, foi a mediadora do debate e também falou sobre “Educação e Tecnologia no Contexto da Cultura Digital”.

O evento continuará amanhã (14/5) à tarde e à noite, no Miniauditório do Bloco P (Sala 19). Durante todo o dia serão apresentados projetos, pesquisas e trabalhos realizados no ambiente universitário pelos participantes do Gepocs (Grupo de Estudos em Educação, Formação Cultural e Sociedade) e que permearão as discussões sobre Educação. Às 19 horas, haverá a mesa de debates “Educação Pra Quê(m)?”, com os professores Jéferson Luis de Azeredo e Karina Faria e o filósofo Filipe Castro Duzzioni.

O Grupo de Estudos organizou o caderno Educação, que teve a contribuição do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital, coordenados pelas professoras Graziela Giacomazzo e Ângela Back.

Programação Cefocs

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 13 de maio de 2014 às 21:54
Compartilhar Comente

Museu da Infância integra programação da 12° Semana Nacional dos Museus

O Museu da Infância da Unesc participa da 12° Semana Nacional dos Museus, do Ibram (Instituto Brasileiro dos Museus), com diversas exposições na Universidade. As visitas começam amanhã (14/5) e irão até sábado (17/5), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Os interessados podem agendar uma visitação pelo telefone 3431-4517.

O tema do Museu para essa semana de visitas é “O que você coleciona?”, no qual será feito uma ação coletiva com coleções do Museu e particulares. Durante a ação serão visitadas exposições em diversos locais na Unesc, mostrando os núcleos expositivos de cultura infantis, que são: “Infância e Paz”, no Bloco XXI-C; “Ibero América”, no Bloco Q, e “O Brinquedo e a Rua”, no Bloco do Estudante.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 13 de maio de 2014 às 18:01
Compartilhar Comente

40 anos: Letras promove peça do poeta Fernando Pessoa

40 anos: Letras promove peça do poeta Fernando Pessoa
Ator entregou frase “Eu não sei o que o amanhã trará” (Foto: Luana Mello) Mais imagens

O curso de Letras recebeu na tarde de hoje (13/5) o grupo de Teatro Bagagem Cênica, que apresentou o monólogo do poeta Fernando Pessoa “As pessoas de minha pessoa”. A atividade foi em alusão aos 40 anos do curso. Durante a atividade, os alunos também conheceram um pouco mais do poeta por meio de um bate-papo, logo após o teatro. A apresentação ocorreu na sede social da Aunesc.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 13 de maio de 2014 às 17:58
Compartilhar Comente