Setor de Arte e Cultura participa da 12ª Semana Nacional de Museus
A 12ª Semana Nacional de Museus, do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), ocorrerá até domingo (18/5), em instituições e espaços museológicos de todo o Brasil. A Unesc está participando do evento com a Mostra do Acervo Artístico, que apresentará ao público, durante uma visita guiada na quinta e sexta-feira (15 e 16/5), das 15 às 19 horas, 30 obras de artistas locais, dispostas em diferentes pontos da Universidade.
Nesta semana o Quintas Culturais também será alusivo ao evento do Ibram. Das 17 às 19 horas, estudantes da Universidade farão a performance “Coleção Itinerante”, na qual apresentarão ao público algumas das obras do acervo da Unesc. Já das 16 às 20 horas, no DCE e no térreo dos blocos XXI haverá a exibição do filme “Charlie Brown no Museu”.
Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor de Arte e Cultura, conta que a instituição mantém, desde 2000, o projeto de extensão Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”, com o objetivo de incentivar a produção e a difusão das artes, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos entre a instituição de ensino e a comunidade. “Socializar o acervo artístico cultural da Unesc é pensar nas possíveis conexões com outras áreas, na política de acervo, na relação social entre homem e objeto, no acesso à cultura e no processo de democratização dela”, afirma.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2014 às 22:14Nupec realiza evento sobre Gênero e Direitos Humanos
O Nupec (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania), grupo de pesquisa vinculado ao curso de Direito da Unesc, realizará na quarta e quinta-feira (14 e 15/5) o Colóquio de Gênero e Direitos Humanos. O evento ocorrerá no Auditório Ruy Hülse, será aberto ao público e terá inscrições no local. A abertura do Colóquio ocorrerá na quarta-feira, às 19 horas, com a palestra da professora doutora Soraia da Rosa Mendes, que falará sobre seu livro “Criminologia Feminista: Novos Paradigmas”.
O Colóquio tem como objetivo proporcionar um momento de diálogo sobre assuntos relacionados a temática de gênero e sua relação com direitos humanos, criminologia, sociologia, dentre outras áreas de conhecimento.
“Direito da Criança e do Adolescente”
Na quinta-feira o curso de Direito da Unesc lança o livro “Direito da Criança e do Adolescente” durante o evento, no Auditório, às 19 horas. O livro eletrônico foi organizado pelos professores Ismael Francisco de Souza e Rosangela Del Moro, resultado de pesquisa de professores do curso de Direito e de outras instituições brasileiras.
Confira a programação
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2014 às 21:18Colóquio debate foco da educação
Discutir as questões relativas ao processo de formação cultural e o seu impacto na sociedade é um dos objetivos do 2º Cefocs (Colóquio de Educação, Formação Cultural e Sociedade), que ocorrerá amanhã e quarta-feira (13 e 14/5), no Miniauditório do Bloco P (sala 19), no campus da Universidade. Com o tema “Educação Pra Quê(m)?”, o Cefocs irá utilizar projetos, pesquisas e trabalhos apresentados no ambiente universitário como uma das bases para as discussões acerca da Educação.
As primeiras atividades do Colóquio ocorrerão amanhã, a partir das 14 horas, e a abertura oficial do evento será às 19 horas, com a palestra “Educação e Tecnologia no Contexto da Cultura Digital”, com a professora doutora Graziela Giacomazzo.
Segundo a coordenadora do Cefocs, Gisele da Silva Rezende, o evento também permitirá um diálogo entre os acadêmicos da instituição, especialmente os que fazem parte do Gefocs (Grupo de Estudos em Educação Formação Cultural e Sociedade), que se dedicam em discutir e produzir trabalhos sobre educação. “Queremos abrir o espaço intelectual para aquilo que estávamos produzindo no Gefocs, discutindo e elaborando, com o intuito de mostrar aos colegas as possibilidades, que vínhamos encontrando até então, do construir conceitos mais praxologicamente apropriados ou praticáveis, em relação àqueles que já vigoram na Educação e nas Ciências Humanas”, comenta.
Caderno Educação
O Grupo de Estudos organizou o caderno Educação, que teve a contribuição do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital, coordenados pelas professoras Graziela Giacomazzo e Ângela Back.
Durante o Cefocs, o estudante de História da Unesc e assistente interino do plano de estudos do Gefocs, Guilherme Canarim, apresentará sua obra. Entre seus livros está a trilogia Palavras: “Seminal”, “Umas Palavras” e “Palavras Colhidas”. O autor disponibiliza gratuitamente parte da sua obra no blog (clique aqui).
Confira a programação completa
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2014 às 20:34Museu de Zoologia Unesc apresenta exposição “Uma Orca no Museu”
O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc abrirá nesta quarta-feira (14/5), às 14h30, a exposição “Uma orca no museu”. No evento serão apresentados um esqueleto de Orca e uma réplica, em tamanho original da espécie, que foi confeccionada pelo artista plástico João Batista Serafim e montada pelo biólogo do Museu Rodrigo Ribeiro de Freitas.
“São raros os registros de encalhe de Orcas no Brasil. Esta exposição no Museu manda uma mensagem de sensibilização para as pessoas sobre a preservação do ambiente marinho”, conta a coordenadora do museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, chamando atenção para a importância do evento.
O maior membro da família dos golfinhos, a Orca (Orcinus Orca) ficou encalhada na orla do Balneário Rincão em outubro de 2010. O animal mede cinco metros e pesava, na ocasião, aproximadamente uma tonelada. “Quando foi encontrada já estava quase em estado de decomposição. Durante todo esse tempo o esqueleto do animal passou por técnicas de conservação específicas e agora ficará acessível a toda a comunidade”, explica a coordenadora do Museu.
A exposição será aberta a toda comunidade e os visitantes participarão de palestras, oficinas e ações educativas, além de exibições de documentários sobre mamíferos marinhos. A partir de quarta, também ocorrerão visitas mediadas, até sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde.
Atualmente o Museu conta com 63 espécies na exposição “Ecossistema Marinho”. Os animais que compõe o acervo marinho do Museu são na maioria encontrados nas redes de pesca ou mortos por digerirem detritos de lixo no mar. “É muito comum encontrar lixo no trato digestivo dos animais, principalmente nas tartarugas marinhas”, comenta Morgana.
A exposição faz parte da 12ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro dos Museus), que tem como tema “Museus: as coleções criam conexões”.
Durante a sua trajetória, o Museu trabalha de forma colaborativa com diversas instituições como APABF ICMbio (Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca), CMA (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos), UFSC LAMQ, (Laboratório de Mamíferos Aquáticos), PBF (Projeto Baleia Franca/Brasil), CMA (Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Sul) REMASUL (Rede de Encalhes e Informações de Mamíferos Aquáticos do Brasil).
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 12 de maio de 2014 às 17:58Curso de Letras traz grupo Bagagem Cênica para apresentação
O curso de Letras da Unesc recebe nesta terça (13/5) o grupo de teatro Bagagem Cênica, encenando o monólogo do poeta Fernando Pessoa “As pessoas de minha pessoa”. A atividade é em alusão aos 40 anos do curso. O grupo fará duas apresentações na sede da Aunesc, às 14 horas e às 19h30.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 12 de maio de 2014 às 17:56
Newsletter
RSS