Educação no contexto da cultura digital é abordada em Colóquio
Em Criciúma apenas 13, das 71 escolas, possuíam Sala de Informática em 2008. Em 2013 o número pulou para 50 após um trabalho desenvolvido pela prefeitura e pela Unesc, que garantiu uma formação de professores para atuarem nestes locais. A informação foi passada hoje (13/5), na primeira noite do 2º Cefocs (Colóquio de Educação, Formação Cultural e Sociedade), que traz como tema “Educação Pra Quê(m)?”.
Segundo o professor da Unesc Evanio Ramos Nicoleit, participante do projeto entre a Unesc e a prefeitura de Criciúma, é importante que os professores saibam usar as ferramentas de tecnologia em benefício das aulas. “Se não dermos oportunidade para as crianças se inserirem na era digital, estaremos excluindo elas de uma série de possibilidades futuras, especialmente no mercado de trabalho”, comenta.
A coordenadora do Sead (Setor de Educação a Distância da Unesc), Eliza Netto Zanette, também foi um dos palestrantes da noite, e falou sobre a importância do professor se preparar para lidar com a cultura digital. “É preciso analisar o que se quer fazer e incorporar a tecnologia que mais for adequada. O aplicativo não fará nada se não houver um preparo para a sua utilização”. A professora Graziela Giacomazzo, foi a mediadora do debate e também falou sobre “Educação e Tecnologia no Contexto da Cultura Digital”.
O evento continuará amanhã (14/5) à tarde e à noite, no Miniauditório do Bloco P (Sala 19). Durante todo o dia serão apresentados projetos, pesquisas e trabalhos realizados no ambiente universitário pelos participantes do Gepocs (Grupo de Estudos em Educação, Formação Cultural e Sociedade) e que permearão as discussões sobre Educação. Às 19 horas, haverá a mesa de debates “Educação Pra Quê(m)?”, com os professores Jéferson Luis de Azeredo e Karina Faria e o filósofo Filipe Castro Duzzioni.
O Grupo de Estudos organizou o caderno Educação, que teve a contribuição do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital, coordenados pelas professoras Graziela Giacomazzo e Ângela Back.
Programação Cefocs
Fonte: Secom
13 de maio de 2014 às 21:54
Newsletter
RSS