AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aprenda a preparar massas e molhos especiais na Unesc

Aprenda a preparar massas e molhos especiais na Unesc
Aulas ocorre nesta quarta e quinta-feira (4/4 e 5/4), das 18h30 às 22h30 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na Unesc o conhecimento vem acompanhado de muito sabor. É a Escola de Gastronomia, que até esta quarta-feira (4/4) está com inscrições abertas para a segunda turma do curso Culinária em Massas e Molhos Especiais. Os interessados podem realizar a matrícula no telefone (48) 3431-2570 ou e-mail sce@unesc.net.

Durante os encontros, a chef Cheila Casagrande vai compartilhar sua experiência e as técnicas para a elaboração de receitas como fettuccine, pappardelle, talharim, nhoque de batata rosa e nhoque de batata salsa. Além do preparo de cinco molhos: alfredo, italiano, quatro queijos, filé com mostarda dijon e nata com tomate cereja.

O curso ocorre nesta quarta e quinta-feira (4/4 e 5/4), das 18h30 às 22h30. Acadêmicos, funcionários, professores e egressos da Universidade contam com desconto no curso da Escola de Gastronomia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de abril de 2018 às 17:52
Compartilhar Comente

Aula Inaugural do Mestrado em Direito traz professora Mônia Leal

Aula Inaugural do Mestrado em Direito traz professora Mônia Leal
Evento ocorreu nesta terça-feira na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“A Corte Interamericana de Direitos Humanos: A garantia dos direitos no contexto das políticas públicas” foi o tema da Aula Inaugural do Mestrado em Direito da Unesc. Na tarde desta terça-feira (3/4), a professora doutora, pesquisadora e coordenadora do Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), Mônia Clarissa Hennig Leal, falou para estudantes da primeira e da segunda turma do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito).

“É um orgulho e uma alegria estar aqui falar um pouco da minha pesquisa, especialmente porque quem se dedica à área acadêmica procura o compartilhamento. E que bom ter espaços como este. Estar aqui em uma universidade que eu considero coirmã da Unisc, pela vocação de Universidade Comunitária, por sua raiz na sociedade e que se constitui em uma perspectiva democrática”, afirma.

Mônia possui graduação, mestrado e doutorado em Direito e pós-doutorado pela Universität Heidelberg (Ruprecht-Karls), uma das universidades públicas de maior prestígio na Alemanha. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, jurisdição constitucional, legitimidade e abertura democrática da jurisdição constitucional, amicus curiae, controle de constitucionalidade, controle jurisdicional de políticas públicas, ativismo judicial e judicialização da política, estado democrático de direito, direitos fundamentais e teoria dos direitos fundamentais.

Mônia ainda é pesquisadora e Membro do Conselho Superior e do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul).

A Aula Inaugural foi prestigiada pelo vice-reitor, Daniel Preve, pelo coordenador do PPGD, Antônio Wolkmer, pelo coordenador adjunto, Reginaldo Vieira e pelo coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos de Medeiros Júnior. Durante as falas, eles deram as boas-vindas aos estudantes e abordaram a importância da pesquisa na área do Direito e a parceria entre Unesc e Unisc no desenvolvimento de trabalhos que têm como foco a sociedade e os Direitos Humanos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de abril de 2018 às 17:37
Compartilhar Comente

Unesc recebe encontro da Câmara de Administração do Sistema Acafe

Unesc recebe encontro da Câmara de Administração do Sistema Acafe
Reunião contou com a presença de diretores de instituições catarinenses (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu na manhã desta terça-feira (3/4) o encontro da Câmara de Administração de Desenvolvimento Institucional do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais). A reunião contou com a presença de diretores e demais representantes das IES (Instituições de Ensino Superior) que compõem o sistema. O encontro teve ainda a participação do secretário-executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp.

A Acafe possui oito Câmaras Setoriais que debatem assuntos com o objetivo de pensar as IES catarinenses como um todo e fortalecer o sistema.

No encontro desta terça-feira, temas como a criação de uma “agência” de financiamento e bolsas para estudantes carentes no Sistema Acafe e desenvolvimento de um plano de negócios para plataforma EAD para a Acafe foram abordados.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de abril de 2018 às 13:21
Compartilhar Comente

Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam visita técnica interdisciplinar

Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam visita técnica interdisciplinar
Grupo conheceu o canteiro de obras de um residencial de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da terceira fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, realizaram uma visita técnica de uma obra residencial de alto padrão que está sendo construída no Bairro Pio Corrêa, em Criciúma.

Acompanhados pelas professoras Monica Elizabeth Daré e Kamila Rodrigues da Silva, os alunos estiveram na última quarta-feira (28/3) no canteiro de obras da Audax Construções, que está sob a responsabilidade técnica do egresso de Engenharia Civil da Unesc Filipe Marcelino Godinho. A visita fez parte das atividades das disciplinas de Técnicas Construtivas e Sistemas Estruturais I.

Os alunos tiveram a oportunidade de observar um projeto diferenciado com estrutura mista em aço e concreto, diferentes tipos de lajes e combinação de diversas técnicas construtivas e tipos de materiais, podendo assim associar aos conceitos desenvolvidos em sala de aula.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de abril de 2018 às 12:59
Compartilhar Comente

Fórum de Extensão fomenta novas projeções para projetos à Unesc

Fórum de Extensão fomenta novas projeções para projetos à Unesc
Professores debateram sobre os rumos da extensão universitária (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Discutir, debater e socializar ideias para a construção de bons projetos de extensão. Esse foi o objetivo do Fórum de Extensão. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (2/4), no Auditório Edson Rodrigues. Aproximadamente 80 professores passaram a tarde debatendo os rumos da extensão na Unesc.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, mediou o Fórum e, de acordo com ela, o encontro é essencial para fomentar os projetos da Universidade. “Nós entendemos que é um momento muito importante para que a gente possa debater ideias, construir uma nova perspectiva, fortalecendo as nossas ações frente a extensão”, afirma.

Para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, a importância da extensão para a Universidade é enorme. “Aqui é o momento de fazer um histórico de tudo que a extensão já fez e pensar o que a gente pode mudar para melhorar e olhar onde podemos avançar”, pontua a pró-reitora.

De acordo com o vice-reitor, Daniel Preve, a Extensão é de extrema importância, pois faz parte do tripé da Universidade. “Esse fórum é para discutirmos as premissas, as propostas e as ideias do futuro da extensão da Universidade. Ela tem uma característica muito importante que se identifica muito com a Universidade Comunitária que somos”, comenta.

Segundo a reitora, Luciane Ceretta, o ponto chave deste evento é de discutir por onde se dará a continuidade da política de extensão da Unesc. “Espero que nesse fórum possamos desenhar os nossos próximos passos e nossos caminhos com bastante sabedoria e afeto. Nós temos projetos incríveis que deve ter andamento. Espero que daqui nasça frutos e proposições para que seja possível ampliar ainda mais o nosso escopo de atividades a serem desenvolvidas”, enfatiza a reitora.

O encontro

A dinâmica do Fórum foi dividida em três partes. Primeiro foram apresentados e relembrados os projetos de extensão que já foram feitos. Logo após, os professores participantes foram divididos em cinco grupos, onde deveriam responder oito preposições referentes à extensão. As perguntas baseavam-se em quais os objetivos que os profissionais esperam com os programas, quais as principais mudanças que eles acreditam que poderia ter para melhorar e o que eles planejam para o futuro da extensão.

Após os grupos debaterem acerca dos temas, representantes dos grupos apresentaram as suas preposições para os outros grupos, onde todos os participantes puderam debater e socializar os programas de extensão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 02 de abril de 2018 às 21:58
Compartilhar Comente (1)