AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colóquio de História aborda temas relacionados a Direitos Humanos

Colóquio de História aborda temas relacionados a Direitos Humanos
Evento ocorre até terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os debates sobre Direitos Humanos estão marcando a semana na Unesc. Nesta segunda-feira (2/4) iniciou o Colóquio de História, Política e Poder, que em sua quarta edição vai abordar o tema “Direitos Humanos em tempo de exceção”. O encontro reúne até esta terça-feira (3/4) na Universidade, acadêmicos, professores, representantes de movimentos sociais e a comunidade para debater assuntos que envolvem temas atuais como o caso da vereadora do Rio de Janeiro morta a tiros em março de 2018, Marielle Franco, até o período da Ditadura Militar no país.

“Direitos Humanos: Crimes e Resistência” foi o tema que norteou os debates do primeiro dia do evento. Um documentário em homenagem aos 50 anos da morte de Edson Luís foi apresentado na abertura do encontro, que contou ainda com as falas “Direitos Humanos e Estado de Exceção: O caso Marielle Franco”, com a professora doutora da Unesc Fernanda Lima; “A ruína do reitor Cancelier: Julgamento público e abuso de autoridade”, com o estudante de Jornalismo da UFSC João Paulo Mallmann, “Os jovens na esquina democrática: Resistência e denúncia”, com o acadêmico de História da UFRGS, Fábio Augusto Viecili.

Conforme Fernanda, um marco importante para discutir os Direitos Humanos é a Segunda Guerra Mundial. “Diante de um modelo de Estado autoritário foi possível criar leis que permitiam que pessoas matassem outras. Quando a guerra acaba, o cenário internacional precisa se reorganizar para impedir que os estados nacionais praticassem atrocidades contra seus indivíduos. A partir disso foi surgindo uma série de instrumentos jurídicos de proteção aos seres humanos”, afirma.

A professora enfatizou que no Brasil, o estabelecimento de direitos por meio da Constituição Federal foi conquistado através de muita luta, principalmente dos movimentos sociais da época. “Ao mesmo tempo em que percebemos a importância desses movimentos, vamos perceber que a tradição dos Direitos Humanos é insuficiente para garantir na prática os nossos direitos. Por isso vemos várias violações ocorrendo em nosso país. Temos exemplos diários de situações ocorrendo com mulheres, negros, índios, pessoas com deficiência”, salienta.

Nesta terça-feira (3/4) o encontro terá como tema “Direitos Humanos em tempo de exceção”. Os debates girarão em torno dos assuntos: “A resistência contra crimes da Ditadura e o trabalho de Derlei de Lucca: Silêncio, memórias e esquecimento”, com a professora doutora Andréia da Silva Daltoé e “Trabalho e Direitos Humanos na Ditadura Militar”, com o acadêmico Erick Martignago Dagostim. 

O evento é realizado pelo curso de História da Unesc, pelo Centro Acadêmico de História Edson Luís e pelo Cedoc (Centro de Documentação e Memória da Unesc). 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de abril de 2018 às 14:14
Compartilhar Comente

Unesc recebe Congresso Catarinense da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Unesc recebe Congresso Catarinense da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica
Encontro contou com a palestra da fisioterapeuta Anna Torresman (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Quais as inovações na área da Fisioterapia e Ortopedia? É para responder essa pergunta que profissionais de toda Santa Catarina estarão reunidos na Unesc até terça-feira (3/4). Palestras e mesas redondas dos mais variados assuntos relacionados ao tema serão o foco do Congresso Catarinense da Abrafito (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica), que iniciou na Universidade nesta segunda-feira (2/4).

Segundo o vice-presidente da Associação, que também é professor da Unesc, Sandro Ressler, a oportunidade fortalece a ligação entre médicos ortopedistas e fisioterapeutas, que juntos podem contribuir para o desenvolvimento de diversas parcerias.

A palestra da noite foi com a fisioterapeuta Anna Torresan. Ela debateu com alunos, professores e profissionais diversos sobre “Fisioterapia na Osteoartrose de Joelho. Segundo ela, pesquisas apontam que os exercícios físicos são os maiores aliados das pessoas que possuem a doença.

A noite ainda contou com uma palestra sobre “Indicações e Contra-Indicações da Mesa de Flexo-Distração da Coluna e da Tração Cervical Elétrica”, com o professor da Unesc Willians Longen, que também é presidente da Abrafito. Além de uma mesa redonda sobre “Relações Mecânicas Quadril-Joelho e Joelho-Quadril e Prevenção e Tendências Clínicas”. Além de Longen, participaram o ortopedista Fernando Lupselo e os  fisioterapeutas Cláudio Vieira e Anna Torresan.

Semiologia analítica, fisioterapia traumato ortopédica, técnicas manipulativas nas lombalgias, indicações cirúrgicas e de tratamento conservador, entre outros assuntos, ainda serão temas de debates durante o encontro.

Pós-Graduação

Os interessados em se especializar pela área podem ingressar na pós-graduação da Unesc em Fisioterapia Traumato Ortopédica. A especialização tem o objetivo de aprimorar as competências e habilidades dos profissionais fisioterapeutas à realização da avaliação cinesiológica-funcional, diagnóstico fisioterapêutico, prognostico, eleição e emprego dos tratamentos fisioterapêuticos ideais às diversas alterações ortopédicas, traumatológicas e relacionadas à prática esportiva.

Confira a programação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 02 de abril de 2018 às 21:50
Compartilhar Comente

Encontros na Unesc estão debatendo as teorias dos Direitos Humanos e suas influências

Encontros na Unesc estão debatendo as teorias dos Direitos Humanos e suas influências
Evento está sendo ministrado pelo professor doutor Ricardo Prestes Pazello, da UFPR (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os direitos humanos, suas teorias e influências foram colocadas em discussão na Unesc. O 5º Diálogo em Direitos Humanos e Sociedade, que iniciou na tarde desta segunda-feira (2/4), está promovendo conversas sobre a “Teoria Marxista da Dependência: aportes para o pensamento crítico da América Latina”. O curso é ministrado pelo professor doutor Ricardo Prestes Pazello, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e conta com outros encontros nesta terça (3/4) e quarta-feira (4/4), das 17 às 19 horas.

O professor do curso de Direito e do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), Lucas Machado, explica que a teoria foi desenvolvida nos campos sociológicos e econômicos, buscando compreender a divisão entre o centro e as periferias. “Ela fomenta ideias de o porquê a América Latina, por exemplo, ocuparia a periferia do mundo e não o centro, como a Europa”, afirma.

Além do curso de Direito e do PPGD, o evento também é organizado pelo grupo de pesquisa Pensamento Jurídico Crítico na América Latina. Os interessados em participar podem se inscrever no e-mail grupoconst@unesc.net.

Especialista no assunto

Ricardo é professor do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Ele tem formação com Doutorado em Direito das Relações Sociais e é mestre em Filosofia e Teoria do Direito. Além de realizar trabalhos como pesquisador e conselheiro em grupo de pesquisas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de abril de 2018 às 19:01
Compartilhar Comente

Garantia dos Direitos Humanos nas políticas públicas é abordada em evento na Unesc

Garantia dos Direitos Humanos nas políticas públicas é abordada em evento na Unesc
Professora Mônia Hennig estará na Aula Inaugural do Mestrado em Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc receberá nesta terça-feira (3/4), a professora doutora, pesquisadora e coordenadora do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul, Mônia Clarissa Hennig Leal, para a Aula Inaugural do Mestrado em Direito. O evento, aberto aos interessados, ocorre às 15 horas no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P. Em sua fala, Mônia vai abordar o tema “A Corte Interamericana de Direitos Humanos: A garantia dos direitos no contexto das políticas públicas”.

Mônia possui graduação, mestrado e doutorado em Direito e pós-doutorado pela Universität Heidelberg (Ruprecht-Karls), uma das universidades públicas de maior prestígio na Alemanha. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, jurisdição constitucional, legitimidade e abertura democrática da jurisdição constitucional, amicus curiae, controle de constitucionalidade, controle jurisdicional de políticas públicas, ativismo judicial e judicialização da política, estado democrático de direito, direitos fundamentais e teoria dos direitos fundamentais.

Mônia ainda é pesquisadora e Membro do Conselho Superior e do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul). 

O evento é uma realização do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc). Mais informações pelo telefone (48) 3431-4548.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de abril de 2018 às 15:46
Compartilhar Comente