Professora do PPGDS lança dois livros nesta quinta
A professora doutora da Unesc Patrícia de Sá Freire vai lançar nesta quinta-feira (10/4) dois livros. A apresentação das obras “Engenharia da Integração” e “Aumente a qualidade e a quantidade de suas produções científicas” ocorre no hall do Bloco R, a partir das 18h40.
A primeira obra fala sobre fusões e aquisições de empresas. Já o segundo livro trate de dificuldades para a elaboração de projeto de pesquisa e publicação de artigos científicos.
Patrícia é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento e mestre em Mídias do Conhecimento. Ela é professora do PPGDS (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sócio Econômico) e nos cursos de Administração e de Engenharia de Produção. Por dois anos seguidos, 2011 e 2012, ela foi escolhida como um dos cinco executivos de excelência em Gestão do Conhecimento pelo MAKE Award Brasil. Foi agraciada também, com o 1º lugar geral do Prêmio de Mérito Acadêmico EGC/UFSC em 2009 e o 1º prêmio para a área de Gestão do Conhecimento em 2010.
“Engenharia da Integração”
As pesquisas têm denunciado que a maioria das operações de fusões e aquisições (mais que 75%) têm enfrentado problemas pela dificuldade da integração das empresas envolvidas. Problemas que estão levando a ineficiência operacional que prejudica o alcance dos resultados pretendidos pela estratégia do investimento. Para diminuir o risco destas operações, a autora desenvolveu o método Engenharia da Integração com base em pesquisas e consultorias que somam mais de dez anos.
Dividido em sete capítulos, a obra traz insights importantes para os líderes gerenciarem com competência as operações de fusões e aquisições. Não mais como um jogo de sorte, mas com a gestão de resultados.
“Aumente a qualidade e a quantidade de suas produções científicas”
Este livro pretende desmistificar a dificuldade para a elaboração de projeto de pesquisa e publicação de artigos científicos. Com uma linguagem simples de roteiro, o livro vem apoiar o aumento significativo da qualidade e da quantidade da produção científica no Brasil.
De aluno para aluno, o texto foi escrito pela autora quando cursava o doutorado e sentia imensa dificuldade de decifrar as orientações dos professores de metodologia científica. Sem a pretensão de substituir a leitura de livros especializados, o livro apresenta o método que levou a autora a publicar mais de 60 artigos em periódicos qualificados.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 09 de abril de 2014 às 11:13Pronatec: Curso técnico em Logística é oferecido gratuitamente
Aplicar os principais procedimentos de transporte, armazenamento e logística. Executar e agendar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Colaborar na gestão de estoques e atendimento ao cliente. O formado no curso técnico gratuito em Logística da Unesc vai aprender sobre isso e muito mais ao longo da capacitação.
Se interessou?
As inscrições para os cursos técnicos gratuitos do Colégio Unesc ocorrem de 7 a 13 de abril. As inscrições ocorrem pelo site do Sisutec (http://sisutec.mec.gov.br/).
São centenas de vagas em oito cursos diferentes: técnicos em Móveis, Design de interiores, Informática, Logística, Cuidados de idosos, Reabilitação de dependentes químicos, Podologia e Agrimensura. Cada curso oferece vagas pela manhã e pela tarde.
Mais informações pelo telefone (48) 3431-2701 ou e-mail pronatec@unesc.net. Também é possível sanar as dúvidas se dirigindo até o hall do Bloco Administrativo da Universidade, das 8h30 às 12 horas e das 14 às 20 horas.
Quem pode participar?
Todos os interessados em fazer o curso precisam ter entre 16 e 59 anos e concluído o Ensino Médio. Não podem participar do programa as pessoas que já recebem algum incentivo educacional do Governo Federal, como o Prouni.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 09 de abril de 2014 às 10:32Uma viagem ao passado nos 40 anos do curso de Educação Física da Unesc
Uma viagem ao tempo. Esta foi a sensação de professores e alunos do curso de Educação Física ao entrar na Associação Unesc, hoje (8/4). Fotos em preto e branco das primeiras turmas se misturaram as coloridas das que ainda vão colar grau, roupas das década de 70 e 80 (composição feita pelos alunos do curso superior de Tecnologia de Design em Moda), vinis dos anos 70 – incluindo do Pink Floyd autografado por integrantes da banda – e coletânea dos fatos políticos, esportivos e econômicos ajudaram a contar os 40 anos de história do curso, completados hoje – a primeira aula ocorreu em 8 de abril de 1974. Música do Acústico Tribus – com o aluno da oitava fase de Educação Física, Tales Maurício, na gaita – apresentação da Cia de Dança Unesc e um bolo arremataram o dia de festa.
O evento, que ocorreu na parte da manhã e se repetiu à noite, marcou o início das comemorações pelo aniversário do curso, que ocorrerão até o final de 2014. “Vivemos do passado e fazemos história todos os dias. E foi a contribuição de cada um que passou e está aqui que fez nosso curso crescer e ser referência em ensino, pesquisa e extensão”, comenta Carlos Augusto Euzébio, o Kabuki, coordenador do curso.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, afirma que a história do curso foi construída a muitas “mãos”. “O resultado da dedicação de tantas pessoas é que Educação Física da Unesc é um dos melhores cursos do Estado, com corpo docente qualificado, infraestrutura e processos pedagógicos reconhecidos”.
Participaram do evento a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ângela Back, o coordenador adjunto do curso de Educação Física, Joel Modesto Casagrande e a ex-coordenadora do curso, Anelise Arns, a Chu.
As comemorações continuarão esta semana. Sexta-feira (11/4), às 8h30, o auxiliar técnico Cléber Xavier, estará na Unesc em uma palestra gratuita e aberta para o público em geral. Xavier trabalha há 12 anos ao lado do técnico Tite, e é conhecido por ser um especialista tático. Ele falará sobre “Sistemas Táticos das Seleções da Copa do Mundo de 2014”.
As comemorações são uma promoção do curso de Educação Física, com o apoio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e da Reitoria da Universidade.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 08 de abril de 2014 às 23:00O “Avesso” exposto na Unesc
A exposição “Avesso”, da artista e professora do curso de Artes Visuais da Unesc, Angélica Neumaier, foi aberta na noite de hoje (8/4), no Espaço Cultural da Universidade. As obras têm como base tecidos em poliéster descartados pela indústria de confecção, que por meio de técnicas repetidas, recebem desenhos serigrafados e transmitem diferentes linguagens da pintura e gravura. A exposição poderá ser vista até 30 de maio.
Angélica explica que durante o processo de produção das peças, percebeu que do outro lado do tecido o desenho se apresentava de uma maneira diferente, mais sutil. “Há o lado em que a pintura está com cores mais fortes, mas o que quero mostrar para vocês é o avesso, mais suave e mais interessante”, afirma.
Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, “Avesso” marca o início das exposições no Espaço Cultural Unesc em 2014. “É uma felicidade imensa ter uma professora da instituição para iniciar as exposições deste ano”, afirma Amalhene, lembrando que o Espaço Cultural foi reconhecido por entidades do Estado como “Espaço com potencial museal”, devido ao trabalho realizado de catalogação de obras e educação, com visitas mediadas.
Participaram do evento, alunos e professores e o coordenador do curso de Artes Visuais, Marcelo Feldhaus, o assessor acadêmico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Adriano Bernardin e o presidente do DCE, Vinícius Monteiro. A Cia Unesc de Dança fez a abertura do evento. A artista doou uma das peças da mostra para o acervo de arte da Universidade.
Conheça Angélica
Natural de Santa Maria (RS), a artista é graduada em Desenho e Plástica (Bacharelado), pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Design de Estamparia, Ensino da Arte e Hipermídia – com ênfase em Design de Superfície. Angélica é um dos artistas escolhidos para expor suas obras ao longo deste ano no Espaço Cultural Unesc, por meio de edital específico. A mostra é organizada pelo Setor de Arte e Cultura da Universidade.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 08 de abril de 2014 às 22:09Política Nacional de Humanização em debate na Unesc
Estudantes de cursos da área da saúde, professores e profissionais do Sul de Santa Catarina estarão reunidos durante esta semana na Unesc para discutir as Redes de Atenção Básica de Saúde. O 1º Seminário Sul Catarinense de Urgência e Emergência e o 1º Seminário Sul Catarinense de Política Nacional de Humanização (PNH) iniciaram na noite de hoje (8/4) e seguem até sexta-feira (11/4), com palestras e minicursos.
No evento de abertura, a consultora do Ministério da Saúde, Maria Cláudia Souza Martins falou sobre a Política Nacional de Humanização, considerada o ponto de partida para as Redes de Atenção Básica. O evento contou com a participação de representantes do poder público da região e de entidades ligadas à área da saúde, além da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), a coordenadora dos Seminários, a professora Mágada Tessmann Schwalm e o vereador de Criciúma, José Carlos Mello.
Amanhã (9/4), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, a palestra será sobre “Redes de Atenção à Saúde e Rede de Atenção à Saúde nas Urgências e Emergências”, com a professora doutora Mágada Tessmann Schwalm, Gladys de Moraes e Diogo Copetti.
Na quinta-feira, haverá minicursos como o de “Acolhimento e Classificação de Risco na Atenção Básica”, “Acolhimento e Classificação de Risco na Área Hospitalar”, “Emergências Obstétricas”, “PNH”, “Emergências Traumáticas”, “Emergências Clínicas”, “Emergências Psiquiátricas” e “Exames Radiológicos”. Para as palestras não há necessidade de inscrição, mas os interessados em participarem dos minicursos deverão ir à Sala 1 do Bloco S, no segundo piso, e fazer a sua inscrição. A programação do evento encerrará com um Pedágio Educativo na Avenida Centenário, próximo ao Terminal Central.
Os Seminários são promovidos pela Sala dos Municípios da Unesc, UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Pró-Pet Saúde, com a parceria da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 08 de abril de 2014 às 21:22
Newsletter
RSS