Pesquisadores da Unesc participam de evento de arqueologia em Portugal
A Unesc participa, nos dias 28 e 29 de março, da 12ª edição das Jornadas Ibero-americanas de Arqueologia e Patrimônio, em Mação, Portugal. Pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vão apresentar trabalhos. A Universidade é um dos parceiros do evento, que atrai arqueólogos, antropólogos e especialistas da América do Sul, Portugal, Itália e Espanha para compartilharem os seus estudos e as suas experiências científicas.
Os pesquisadores da Unesc vão apresentar os seguintes trabalhos:
- “Indústrias líticas dos concheiros litorâneos do Extremo Sul Catarinense: 3500 a 1500 anos antes do presente”. Autores – Cristian Michel Hildebrando; Marcos César Pereira Santos e Juliano Bitencourt Campos.
- “A Relação entre Matérias-Primas e Tecnologia Lítica no Território Pré-Histórico do Extremo Sul Catarinense, Brasil”. Autores – Juliano Gordo Costa; Marcos César Pereira Santos; Sara Raquel Mendes Cura e Juliano Bitencourt Campos.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 24 de março de 2017 às 18:23Editora Unesc lança obra sobre a cidade histórica de Laguna
Laguna, uma cidade com mais de 44 mil habitantes, conhecida por sua história e seus heróis. Quem nunca ouviu falar de Anita e Giuseppe Garibaldi, da República Juliana, dos Farroupilhas? Mas como se discorrem os fundamentos dessas histórias? Com o intuito de trazer uma representação da identidade da cidade, a Editora Unesc lança o livro “Laguna: uma análise sobre o discurso de cidade histórica”, do ex-professor da Unesc João Batista Bitencourt.
O lançamento ocorre nesta quinta-feira (30/3), na Unesc, às 16 horas, durante a Aula Inaugural do curso de História da Universidade. A obra também será lançada em Laguna, na sexta-feira (31/3), às 17 horas, no Iphan.
“Este livro procura descortinar as emergências e os revigoramentos de saberes já institucionalizados sobre Laguna, sua imagem oficializada, para compor-se como um instrumento de reflexão de seus atuais efeitos de poder. Não é, contudo, a liberação de saberes soterrados, de vozes silenciadas ou a visualização das residências e lutas surdas dos dominados. É um exercício de estranhamento aos saberes instituídos”, comentou o autor.
Mais informações pelo telefone 3431-2718
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 24 de março de 2017 às 18:04Representantes da Petrobras participam de reunião na Unesc
A Unesc recebeu a visita nesta quinta-feira (23/3) de representantes da Petrobras Logística de Gás, para um encontro sobre a conclusão dos PRADs (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), próximas ao Iparque (Parque Científico Tecnológico). Os técnicos da Petrobras também se reuniram com o reitor Gildo Volpato.
Durante a vinda do gerente da ICC (Indústria Carboquímica Catarinense), Leonardo Clemente, e técnicos que gerenciam e acompanham as obras de recuperação até a Universidade, foram abordados com a equipe do Iparque os cuidados necessários para manutenção da área que está em processo de recuperação, bem como a sua vigilância e monitoramento, além do uso futuro do local.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 24 de março de 2017 às 17:19Unesc e Afasc firmam parceria direcionada à saúde da mulher
Com o intuito de desenvolver ações que atendam as mulheres da comunidade, a Unesc e a Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) firmaram uma parceria nesta quarta-feira (22/3). Serão desenvolvidas ações direcionadas às mulheres que fazem parte dos serviços da associação. A ação ocorre por meio do Proauro (Programa da Assistência Interdisciplinar Uroginecológica), da Unesc.
Os primeiros passos do projeto serão dados no mês de abril. Serão atendidas mulheres residentes dos bairros: Cidade Mineira Velha, Cidade Mineira Nova, Jardim Angélica, Santa Augusta, Sangão, Progresso, São Defende, São Francisco, Jardim Montevideo, Santa Luzia, São Sebastião, Universitário, Vila Manaus, Alto Pinheirinho, Jardim União, Nova Esperança, Pinheirinho e Santo André, comunidades que fazem parte do território Paulo Freire.
Segundo a professora do curso de Enfermagem da Unesc Karina Zimmermamm, o projeto abrange as áreas de saúde e educação para mulheres com distúrbios uroginecológicos. “A proposta de trabalho está vinculada à área da Saúde Coletiva, a fim de contribuir para uma melhor avaliação e condutas interdisciplinares, que poderão atender as pacientes, além de estimular e integrar discentes à pratica clínica, através da supervisão e orientação do trabalho em conjunto dos docentes. As mulheres que possuem disfunções como incontinência urinária, prolapsos e vaginismo, poderão participar do projeto”, comenta Karina.
De acordo com a coordenadora dos Clubes de Mães/Inclusão Produtiva e Grupos de Idosos, Nézia João Pereira, a parceria é positiva. “Essas parcerias ampliam o conhecimento dos profissionais que atuam na Afasc e levam novos conhecimentos para as famílias de Criciúma. Queremos prestar um serviço de qualidade, com responsabilidade e atenção, e essa união de forças vai nos permitir que levemos isso até a população para que todos tenham bem estar”, declara Nézia.
Saiba mais
O programa tem como objetivo promover a assistência interdisciplinar, intervindo na integridade cinético-funcional, social e na qualidade de vida de forma individual e na comunidade. Estão envolvidos no projeto profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Educação Física.
*Com colaboração da jornalista Milena Santos
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 24 de março de 2017 às 17:15Aula inaugural de Psicologia trouxe reabilitação psicológica como tema
Estudantes, professores e profissionais de Psicologia debateram sobre "A reabilitação psicológica de um paciente e sua família após tentativa de homicídio”, nesta sexta-feira (24/3), durante a aula inaugural do curso da Unesc. O encontro foi ministrado pelo administrador de empresas, palestrante e coach Eduardo Dumortout Anton, de São Francisco do Sul, que já sofreu na própria pele o problema debatido.
Em 25 de março de 2013, Anton sofreu um atentado e foi atingido por quatro tiros – um no abdômen, um na testa e dois na nuca – sofrendo um traumatismo crânio encefálico grave, com perda de massa cerebral. Durante o encontro, ele contou sobre sua história e como os profissionais de Psicologia foram importantes em sua recuperação e retorno ao convívio social.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 24 de março de 2017 às 16:22
Newsletter
RSS