Quintas Culturais realiza homenagem às mulheres
O Quintas-Culturais desta semana vai fazer uma homenagem as mulheres. As integrantes do Coral Unesc, bailarinas da Cia de Dança Unesc e convidadas vão realizar apresentações artísticas em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8/3). O encontro vai ocorrer na quinta-feira (9/3), no hall dos blocos XXI, a partir das 18h30.
Mostre seu talento
O projeto cede um espaço para os artistas da comunidade mostrarem seus talentos. O Quintas Culturais ocorre todas as quintas-feiras no campus da Universidade e traz atrações, em grupos e individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas. Os interessados em mostrar seu talento podem se inscrever pelo e-mail cultura@unesc.net ou por meio do telefone 3431-2622.
O projeto é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculado a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), que promove o desenvolvimento e a percepção de diferentes linguagens artísticas na comunidade acadêmica, garantindo a fomentação da cultura na Universidade.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
08 de março de 2017 às 11:46Elas querem – e podem – mais
Elas são cerca de 105 milhões em todo o Brasil e correspondem há mais de 51% da população, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Estamos falando das mulheres. Elas, que são responsáveis pelo sustento de quatro em cada dez casas brasileiras, que dividem o tempo entre trabalho, família e estudos, que correspondem a 57% da força de trabalho, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
E para falar sobre o Dia Internacional da Mulher, conversamos com a professora da Unesc, Fernanda Lima. Mulher e negra, ela representa nossas estudantes, professoras e funcionárias que vão atrás de seus sonhos e ajudam a construir com força, coragem e sensibilidade a nossa Universidade.
Graduada em Direito pela Unesc em 2007, Fernanda fez mestrado (2010) e doutorado (2015) na área na UFSC e hoje é professora nas disciplinas de Direitos Humanos e de Políticas Públicas no mesmo curso em que se formou. Além disso, é professora do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) e pesquisa temas relacionados com Direitos Humanos, Direitos Humanos e de Crianças e Adolescentes, relações raciais no Brasil, feminismo negro, igualdade e não discriminação. “Sempre fui a única acadêmica negra na minha turma do curso de Direito. No mestrado e doutorado da UFSC também não havia a presença de negros, nem entre os alunos e nem entre os docentes, com exceção de uma professora negra que ingressou em 2014”, conta.
E essa situação foi um dos motivadores da sua pesquisa. Inclusive na Universidade, ela tem desenvolvido pesquisas no âmbito da graduação e em nível de mestrado relacionadas ao feminismo negro, com a participação das bolsistas: Larissa de Fáveri Mattei (acadêmica de Direito) na pesquisa: “Da escravidão para o trabalho doméstico no Brasil: as desigualdades entre as mulheres brancas e negras no processo de empoderamento à luz das teorias raciais feministas e da discriminação interseccional” e Zaira da Silva Conceição (aluna de Psicologia) na pesquisa: “A invisibilidade da mulher negra nas teorias feministas de base: uma análise a partir da obra Reivindicação dos Direitos da Mulher de Mary Wollstonecraft de 1792.”
Dar voz
“Neste 8 de março é preciso também dar voz às mulheres negras, pois as suas demandas e os processos de violência que sofrem são diferentes das violências sofridas pelas mulheres brancas. As mulheres negras ainda carregam as marcas da escravidão, têm seus corpos objetificados e hipersexualizados. As mulheres negras sofrem, além das discriminações pela condição feminina, também a discriminação racial e que muitas vezes vem associada à questão de classe”, comenta.
Negras, brancas, doutoras, semianalfabetas, donas de casa, cientistas, atletas, mães, chefes de família. Não importa quem sejam. Elas estão por todos os lados lutando cada dia pelo que acreditam. Ainda não percebeu? Então observe melhor. As mulheres estão ocupando – com muita luta e esforço – todos os lugares.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Nandi 08 de março de 2017 às 09:35Últimas vagas para pós em Farmácia Clínica na Unesc
Farmacêuticos interessados em ampliar o conhecimento sobre aplicação dos medicamentos comercializados e de uso hospitalar e melhorar a prática por meio do raciocínio clínico e farmacológico podem participar da nova turma da pós-graduação em Farmácia Clínica da Unesc. Restam poucas vagas para o curso, que tem previsão de início em maio de 2017.
O curso tem duração de aproximadamente 20 meses, com aulas quinzenais, as sextas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábado, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no térreo do Bloco P, pelo e-mail pos@unesc.net ou telefone (48) 3431-2626.
Os alunos terão contato com disciplinas como Introdução à Farmacologia, Farmacocinética, Farmacodinâmica e Neurotransmissão; Antimicrobianos e Doenças Infecciosas; Farmacologia e Terapêutica dos Analgésicos e dos Antiinflamatórios; Farmacologia Oncológica e Distúrbios Relacionados; Farmacologia Dermatológica e Cosmecêutica; Boas Práticas de Prescrição Farmacêutica e Dispensação; Semiologia e Interpretação de Exames Laboratoriais e Comunicação Interpessoal.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 07 de março de 2017 às 14:48Projeto Armazém chega à Unesc com oficinas e produção para artistas da região
Um encontro artístico, que nasceu em Florianópolis, chega até a Unesc. Artistas de Criciúma e região poderão participar do projeto Armazém. O evento reúne e promove a produção de arte em suas mais diversas linguagens. Cadernos de desenho, diários de artista, diários de bordo, postais, panfletos, cartazes, gravuras, cartões, carimbos, objetos, toda e qualquer forma de arte é bem-vinda. E elas resultarão em uma grande feira.
Em um primeiro momento os artistas participam de uma oficina, para proposições e orientações artísticas. A formação ocorre no dia 18 de março, a partir das 9 horas, no Ateliê de Gravura e Serigrafia Professor Gilberto Pegoraro da Unesc. Neste momento serão estudados os projetos dos participantes.
A segunda etapa será a exposição desses trabalhos, que foram produzidos e orientados durante a oficina. A abertura da exposição ocorre no dia 24 de março, às 20 horas, no Espaço de Exposições Edi Balod. Os interessados em adquirir alguma obra da exposição poderão retornar à Unesc para a Feira de Publicação de Artistas, no dia 24 de abril, das 9 às 12 horas e das 14 às 21 horas.
O projeto Armazém
O título do projeto é inspirado na primeira edição do Armazém que ocorreu no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis. O Museu foi a casa natal de Victor Meirelles e se tornou um bar e armazém durante parte da primeira metade do século XX. A imagem utilizada para compor os cartazes de todas as edições é uma fotografia de acervo familiar da idealizadora do projeto, Juliana Crispe. Um retrato do seu bisavô, Osvaldo Manoel Valgas, conhecido como seu Vadico.
Desde 2011 o projeto Armazém já recebeu a participação de mais de 300 artistas brasileiros e estrangeiros. Ao longo desses anos, também formou um acervo de trabalhos de grande parte dos artistas que passaram por ele.
“Pensamos em trabalhar com os artistas da cidade as diferentes linguagens de publicação de artista. A proposta é orientar os artistas locais a produzirem obras que sejam proposições lançadas pela curadora/artista/professora Juliana Crispe, bem como também propor que desenvolvam na linguagem de múltiplos trabalhos com suas poéticas individuais”, comentou o coordenador do curso de Artes Visuais, Marcelo Feldhaus.
Inscrições
Podem participar professores, estudantes e comunidade em geral, a partir de 16 anos. As inscrições ocorrem na Coordenação de Ateliês, na sala 2 do Bloco Z, no campus da Unesc, de segunda a sexta-feira das 13 às 21 horas.
Informações pelo telefone 3431-2778 ou pelo e-mail artesvisuais@unesc.net.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 07 de março de 2017 às 14:44Unesc oferece capacitação sobre comportamento ligado a psicologia
Uma capacitação na Unesc vai propiciar mais conhecimentos sobre o comportamento ligado a psicologia. As inscrições estão abertas para o Curso de Aperfeiçoamento da Neurociência Comportamental. A capacitação, voltada aos alunos, profissionais de psicologia e outras áreas da saúde, tem início no dia 18 de março.
O curso vai trazer informações sobre a neurociência ligada diretamente a psicologia, com ênfase no comportamento. E, além disso, relacionar os problemas envolvidos no sono, sexo, memórias e emoções, relacionando os sistemas cerebrais envolvidos no controle do comportamento.
A capacitação ainda vai abordar temas como neuroanatomia, neurofisiologia, química do comportamento, hormônios e outros temas para preparar o profissional para atuar na área. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail sce@unesc.net ou no telefone 3431-2570.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
07 de março de 2017 às 11:40
Newsletter
RSS