Valdemar Sguissardi ministra debate na Unesc
A Unesc recebeu na manha desta segunda-feira (9/3) o doutor em Educação Valdemar Sguissardi. O encontro, desenvolvido pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, trouxe como tema “Pós-Graduação e Produtivismo Acadêmico nas Universidades Brasileiras”.
O encontro foi mediado pelo professor do PPGE, doutor Alex Sander da Silva. Ele integra o 3º Ciclo de debates do PPGE.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 06 de março de 2017 às 19:22Saúde da Mulher é tema de ação
Para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, os cursos da área da saúde da Unesc prepararam uma ação especial. Nesta quarta-feira, professores e alunos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e do Programa de Residência Multiprofissional vão estar na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, para conversar com as mulheres, realizar testes e dar orientações, das 9 às 15 horas. Atividades da ação também ocorrem no campus da Universidade.
As mulheres, que passarem pela Nereu Ramos, poderão fazer testes psicológicos sobre qualidade de vida, receber orientações sobre incontinência urinária, aferir a pressão sanguínea, fazer avaliação do estado nutricional por antropometria, verificar o tipo sanguíneo e receber orientações sobre higiene bucal.
Já na Unesc, haverá orientação sobre câncer de colo de útero e agendamento para exame Papanicolau no Serviço de Enfermagem das Clínicas Integradas da Universidade.
Para o coordenador de Extensão da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Marco Antonio da Silva, o Dia Internacional da Mulher tem uma história de luta pela valorização feminina, buscando o empoderamento da mulher para a conquista de seu espaço. “Desde que a data foi instituída, é marcada por movimentos e discussões sobre o papel da mulher na sociedade, lutando por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos. Os cursos da Unesc apoiam estas conquistas e discussões. E a UNA SAU também se preocupa com a saúde das mulheres e por isso pensou nesta ação, para colaborar com a qualidade de vida delas”, afirma Silva.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 06 de março de 2017 às 16:44Extensionistas visitam secretarias de educação da região
Os municípios de Nova Veneza, Siderópolis e Treviso receberam os extensionistas do projeto "Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí" nesta quarta-feira (1/3). Professoras e alunas foram até as Secretarias de Educação dos municípios para apresentar o projeto aos novos secretários. Durante o encontro foram definidas as escolas que irão receber o projeto.
Foram contempladas: Escola Municipal Bairro Bortolotto (Nova Veneza), Escola Municipal Miguel Lazzarini (Siderópolis) e Escola Municipal Professora Maria Brogni (Treviso).
O projeto é coordenado pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffmann e Miriam da Conceição Martins e conta com a participação das bolsistas Karen de Farias Meller e Tainá Chefer Cardoso, juntamente com a voluntária Zenaide Pais Topanoti.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 03 de março de 2017 às 17:44Unesc presente no Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono
As estudantes do curso de Arquitetura da Unesc Dyene Mafioletti e Ludmilla Salvaro Dias vão representar a Universidade no 4º Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono. Elas vão apresentar o artigo “Requalificação dos Espaços Coletivos no Conjunto Habitacional Residencial em Criciúma – Brasil”, orientado pela professora Rúbia Carminatti Peterson. O evento ocorre em Portugal, a partir de domingo (5/3).
O artigo, premiado pela Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc como um dos três melhores trabalhos completos de extensão da UNACET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), expõe de forma conceitual e técnica a proposta de requalificação de espaços como: academia coletiva, hortas, parque infantil e áreas de lazer. O objetivo é de buscar a concepção de novas espacialidades para gerar novas vivências e interações.
“O estudo visa aplicar uma prática não assistencialista em que as intervenções podem ser exercidas por ações em conjunto com os próprios moradores. Por meio deste processo é possível estimular a coletividade, levando à comunidade elementos palpáveis que ilustram e fomentam a urgência por espaços coletivos de qualidade”, comentou Dyene.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 03 de março de 2017 às 17:10Unesc oferece bolsas de estudo a professores que necessitam de habilitação para o Ensino Básico
O curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) está com inscrições abertas na Unesc. A capacitação é destinada a professores da Educação Básica que já possuem uma graduação, mas não tem habilitação para o magistério. As inscrições ocorrem até o dia 15 de março.
O curso é voltado para aqueles que pretendem ter habilitação nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Informática. Foram disponibilizadas 35 vagas com bolsas de estudo e dez para vagas pagantes.
Com carga horária de 1.400 horas, a serem desenvolvidas em quatro semestres, o curso é custeado pelo Governo do Estadual. As aulas ocorrerão sextas-feiras nos períodos vespertino e noturno e sábados, nos períodos matutino e vespertino.
A formação não equivale a uma Licenciatura, ele habilita o profissional para o exercício do magistério atendendo prioritariamente os professores que atuam nos sistemas públicos de Ensino no território catarinense sem formação em Licenciatura. Os participantes recebem um certificado que os habilita para atuação no Ensino Básico na disciplina escolhida.
Bolsa de estudo
Para concorrer à bolsa de estudo, do Curso de Formação Pedagógica o candidato deverá: ter cursado todo o Ensino Médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral, ou em instituições em que na época não havia oferta de Ensino Médio público; residir no mínimo há dois anos em Santa Catarina; comprovar carga horária mínima de 160 horas da respectiva disciplina ou conjunto de disciplinas correspondentes à área da habilitação pretendida e ser, prioritariamente, professor em exercício nos sistemas públicos de ensino no território catarinense, sem formação em Licenciatura.
Inscrições
As inscrições serão feitas até o dia 15 de março, em duas etapas. O candidato precisa entrar no site do Uniedu e preencher o formulário de cadastro na opção: “Formação Pedagógica, cadastramento”. (Clique aqui)
Depois, deve salvar e imprimir o comprovante do cadastramento. A segunda etapa será comparecer a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), localizada no campus da Unesc, apresentando os documentos exigidos no edital.
A seleção ocorre de 16 a 20 de março, a lista contendo dos classificados e não classificados será publicada em 21 de março e as matrículas ocorrem entre 22 e 24 de março de 2017 na Centac.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 05 de março de 2017 às 07:57
Newsletter
RSS