Formados em Educação Física (Licenciatura) podem requerer ingresso no Bacharelado
Os graduados em Educação Física (Licenciatura), matriz curricular 8, pela Unesc têm até 28 de fevereiro para se inscreverem no processo seletivo para ingresso no curso de Educação Física (Bacharelado), matriz curricular 1, que complementa a sua formação. Os selecionados terão 30% de desconto em todas as parcelas referentes às disciplinas cursadas no Bacharelado.
As inscrições são realizadas na Centac (Central de Atendimento ao Estudante), das 10 horas às 20h30. É necessário, para a inscrição, fotocópia da Carteira de Identidade, CPF, diploma de conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física e histórico escolar do curso.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 1º de março e as matrículas serão realizadas no dia 4 de março, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico).
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 21 de fevereiro de 2013 às 13:52Interatividade e reflexão sobre as práticas pedagógicas marcam Formação Continuada
Dois dias de debates, troca de experiências e reflexão sobre as práticas pedagógicas. Assim foi a primeira Formação Continuada de Docentes deste ano na Unesc. Ontem e hoje (20/2), professores e coordenadores de curso da instituição participaram do evento apresentando experiências de ensino ou como ouvinte nas sessões interativas, nos painéis e minicursos.
A Formação Continuada ocorre a cada início de semestre e tem como objetivo oportunizar espaço para reflexão e socialização de saberes e experiências pedagógicas para aperfeiçoar o processo de pesquisa, extensão e ensino-aprendizagem, além de contribuir com o desenvolvimento profissional do professor.
Durante o evento, todos os professores da Universidade e do Colégio Unesc receberam exemplares do livro “Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa”, de Paulo Freire.
O Programa de Formação Continuada é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Unidades Acadêmicas (UNAs) e o NEP (Núcleo de Pedagogia Universitária).
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 20 de fevereiro de 2013 às 21:44Reflexão e socialização na primeira Formação Continuada do ano
As aulas iniciam dia 25 de fevereiro, e os professores da Unesc já estão planejando as atividades do primeiro semestre de 2013. Hoje e amanhã (19 e 20/2), os docentes participam da Formação Continuada, onde refletem sobre as práticas pedagógicas e socializam experiências profissionais e na sala de aula. Os professores participam do programa apresentando experiências de ensino ou como ouvinte nas sessões interativas, nos painéis e minicursos.
A programação de hoje teve minicursos e sessões interativas na parte da manhã e o painel “Relação Teoria e Prática no Ensino Superior” à noite, no Auditório Ruy Hülse, onde os participantes foram recepcionados com música pelos professores Richarles Souza de Carvalho e Zeca Virtuoso, a acadêmica da oitava fase de Direito, Manuela Antunes e o músico Samuel de Bona. Amanhã, a programação segue durante manhã, tarde e noite. A Formação Continuada de Docentes ocorre a cada início de semestre. O evento é uma promoção da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Unidades Acadêmicas (UNAs) e o NEP (Núcleo de Pedagogia Universitária).
Todos os professores da Universidade e do Colégio Unesc receberam exemplares do livro “Pedagogia as Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa”, de Paulo Freire. No início do painel de hoje, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, fez a entrega de um exemplar do livro ao reitor Gildo Volpato, simbolizando a entrega a todos os professores da instituição.
Durante o painel, os professores Ricardo Luiz de Bitencourt, Edson Cichella, Indianara Becker e Adailton Antonio dos Santos, falaram sobre suas experiências profissionais e como docentes e levantaram questões relacionadas ao “casamento” entre teoria e prática no ensino acadêmico e convidaram os colegas a refletirem sobre o assunto. Após a exposição, houve espaço para perguntas e um debate.
Para o reitor Gildo Volpato, o programa possibilita aos professores dar continuidade em sua formação, essencial para fazer um trabalho diferenciado. “Temos uma grande responsabilidade com a sociedade e um desafio. O momento em sala de aula tem que ser único para o aluno”, comentou.
Segundo Robinalva, a intenção é que o evento aguce ainda mais a vontade dos professores de buscar o fazer diferente. “Não tenho dúvida em falar que os professores da Unesc estão em constante capacitação”, afirmou.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, o pró-reitor de Administração e Finanças, Dourival Giassi, a diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Luciane Bisognin Ceretta, a diretora da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Kátia Libera Soratto e a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Samira Casagrande, também estiveram no painel de hoje.
Ao final do painel, foi sorteado um Tablet para os professores presentes. A ganhadora foi Ana Lúcia Cardoso.
Programação
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 19 de fevereiro de 2013 às 22:40Alunos de Engenharia Ambiental conhecem projeto sustentável do Gaia Village
Os conceitos de permacultura (desfrute da natureza com harmonia), bioconstrução e agroecologia estão sendo vistos de perto e, na prática, por alunos do curso de Engenharia Ambiental da Unesc, em estudo de campo no projeto Gaia Village, em Garopaba. A atividade, iniciada na manhã de hoje (20/2), marca o encerramento da disciplina de Desenvolvimento e Sustentabilidade, ministrado em caráter especial ao longo deste mês pelo professor Zeca Virtuoso. As atividades continuam amanhã (21/2).
Se em sala de aula os acadêmicos discutiram teoricamente princípios e valores relacionados à sustentabilidade, no Gaia estes estão compreendendo melhor o contexto em questão: horta orgânica, construções com energia alternativa – eólica ou solar -, banheiros secos (sistema de compostagem), zonas de raízes para tratamento de efluentes, dentre outros equipamentos, ilustram uma experiência iniciada há quase 20 anos. Iniciativas que ajudam na preservação de 850 hectares de área de restinga, na zona costeira sul catarinense.
As atividades de hoje foram feitas sob a orientação da coordenadora de Educação Ambiental do projeto, a bióloga Sandra Severo. Amanhã (21/2) será a vez da visitação a um engenho artesanal de farinha, no mesmo município, além de um projeto de agroecologia. Ambos dentro do conceito de desenvolvimento territorial sustentável, de valorização da cultura e preservação das comunidades tradicionais.
*Texto: Zeca Virtuoso
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 20 de fevereiro de 2013 às 20:20Inscrições para concorrer a bolsa já estão abertas
As inscrições para a Bolsa do Artigo 170 já estão abertas na Unesc. Os descontos concedidos são de, no mínimo, 40%. Estar matriculado regularmente na Universidade, não ter formação em curso superior (exceto em algum curso curto de Licenciatura) e ter renda mensal per capita de até três salários mínimos são alguns dos requisitos para a inscrição no processo de seleção.
A concessão das bolsas está condicionada à participação em programas e projetos sociais com visão educativa, propostas pela Universidade. Os interessados têm até 17 de março para se inscreverem, pelo portal Unesc (www.unesc.net).
Informações sobre o processo de seleção
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 20 de fevereiro de 2013 às 20:01
Newsletter
RSS