Alunos de Engenharia Ambiental conhecem projeto sustentável do Gaia Village
Os conceitos de permacultura (desfrute da natureza com harmonia), bioconstrução e agroecologia estão sendo vistos de perto e, na prática, por alunos do curso de Engenharia Ambiental da Unesc, em estudo de campo no projeto Gaia Village, em Garopaba. A atividade, iniciada na manhã de hoje (20/2), marca o encerramento da disciplina de Desenvolvimento e Sustentabilidade, ministrado em caráter especial ao longo deste mês pelo professor Zeca Virtuoso. As atividades continuam amanhã (21/2).
Se em sala de aula os acadêmicos discutiram teoricamente princípios e valores relacionados à sustentabilidade, no Gaia estes estão compreendendo melhor o contexto em questão: horta orgânica, construções com energia alternativa – eólica ou solar -, banheiros secos (sistema de compostagem), zonas de raízes para tratamento de efluentes, dentre outros equipamentos, ilustram uma experiência iniciada há quase 20 anos. Iniciativas que ajudam na preservação de 850 hectares de área de restinga, na zona costeira sul catarinense.
As atividades de hoje foram feitas sob a orientação da coordenadora de Educação Ambiental do projeto, a bióloga Sandra Severo. Amanhã (21/2) será a vez da visitação a um engenho artesanal de farinha, no mesmo município, além de um projeto de agroecologia. Ambos dentro do conceito de desenvolvimento territorial sustentável, de valorização da cultura e preservação das comunidades tradicionais.
*Texto: Zeca Virtuoso
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
20 de fevereiro de 2013 às 20:20
Newsletter
RSS