Acadêmicos do curso de Administração entregam planos de negócios para empresários em ação do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc
Os empresários inscritos no Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e beneficiados com a consultoria gratuita dos acadêmicos da 8ª fase do curso de Administração de Empresas, receberam das mãos dos consultores alunos, as propostas levantadas e ações sugeridas para a boa saúde das suas empresas. A entrega do relatório ocorreu na noite desta terça-feira (06/12),na última aula do ano de Práticas de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Ricardo Pieri. A disciplina tem como objetivo assessorar empreendedores com um plano de negócios.
Neste semestre, cinco micro empresas dos ramos de turismo, semijóias, informática, fisioterapia e beleza, foram contempladas com orientações técnicas dos universitários para o alinhamento, elaboração e execução do plano de negócios dos seus devidos empreendimentos.
Conforme Pieri, orientador da atividade, esse trabalho é feito em parceria com o Núcleo, que capta essas empresas que vêm em busca de orientação para conduzir com mais profissionalismo seus negócios. “Nestes quatro meses se faz o desenvolvimento de todo o Plano. Os alunos já estão se formando e essa consultoria fecha o ciclo acadêmico de muitos. A consultoria consiste no primeiro contato com os consultados, por meio do qual são levantados os dados. A partir daí passa-se a desenvolver um modelo de negócio para cada um deles, baseado em expectativas do empresário, realidade do mercado e definição do modelo de negócio. Feito isto, os estudantes desenvolvem as estratégias empresariais definindo missão, visão e valores. Após levantados os dados e partem para o operacional, que é colocar em prática e fazer o planejamento sair do papel”, explicou.
O professor ainda acrescentou que após todo o trabalho de pesquisa é hora da construção dos planos. “Definido a estrutura eles constroem um plano de marketing, com todas as estratégias para o negócio e, por último, é elaborado o plano financeiro, com projeção para os próximos cinco anos em termos de faturamento, investimento, custos. Tudo isso pra ver se, do ponto de vista econômico, o negócio tem viabilidade ou não”, concluiu.
A acadêmica Karina Valéria aprovou a experiência desenvolvida e enalteceu a bagagem que a proposta trouxe a todos os alunos. “Entregamos o plano de negócios em parceria com o nosso empresário parceiro, Richard Junglaus. O nosso negócio era receptivo turístico, elaboração de uma rota turística com a visitação em locais de produção de cerveja artesanal e lúpulo. Foi uma parceria bem legal com interação e uma troca de conhecimentos com esse ramo da cerveja, do turismo entre nós e o empresário. Foi uma oportunidade que acrescentou bastante na nossa carreira, nessa reta final de curso. Colocar em prática tudo o que aprendemos é um sentimento de realização também. Tenho certeza que esse exercício vai contribuir muito para nossa vida profissional”, destacou
Turismo
O engenheiro agrônomo e empreendedor Richard, que já trabalha com artesanato, com hospedagem, teve a ideia de trabalhar com turismo receptivo cervejeiro. Com isso surgiu a necessidade de conhecer melhor o mercado e, assim, a ideia de procurar a Unesc para o auxiliar na montagem do novo negócio. “Para minha surpresa, com a conversa com os alunos durante o plano de negócio, se criaram novas possibilidades de possibilidades e também de produtos, no qual eu não tinha pensado. Então foi uma troca, foi um aprendizado importante . Eu trouxe um pouco da minha experiência, mas eles me deram muito da sua expertise acadêmica. Estou agradecido pelo plano, ele vai ser avaliado, ver a aplicabilidade e colocado em prática, com certeza”, agradeceu.
Saúde
Para a empresária Bruna Vefago, muitas foram as inspirações trazidas pelos estudantes para o seu negócio. “Eu, como profissional da saúde, aprendi a ser técnica, não administradora. Temos ideias, mas nem sempre elas são aplicáveis no formato que imaginamos. A proposta que eu tinha em mente é sensacional, só que o formato desenhado não seria viável pela falta de profissionais capacitados e pelos custos. Com a assessoria dos acadêmicos, chegamos a conclusão de que precisaremos ir por outros caminhos. Foi muito gratificante participar dessa experiência. Só tenho a agradecer a Unesc e aos professores e alunos que elaboraram o plano de negócios para mim”, comentou.
Informática
O micro empresário Alisson Bergman Belluco, de Urussanga, trabalha com informática e possui uma empresa de tecnologia, voltada para a recuperação de dados. “Eu vim para a Universidade em busca da orientação administrativa. Eu sou um técnico, não sou formado na área de gestão, não tenho experiência. Por isso vim em busca de apoio no Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Eu não tinha noção da organização da empresa. O dinheiro estava bagunçado, não sabia o custo da mão de obra, comprava material e não controlava o estoque. Agora, após a consultoria e com o plano de negócios, tudo está mais organizado. Tenho as tabelas bem definidas e vou seguir o planejamento que os alunos planejaram. Vai dar tudo certo!” otimista, agradeceu.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
07 de dezembro de 2022 às 16:27Acadêmica do curso de Psicologia é eleita para a Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia
A acadêmica da Unesc Geovana Lisa Paraguaia Ribeiro representou o curso de Psicologia da Universidade no 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (CBP), realizado na cidade de São Paulo. A estudante, que também fez parte da comissão organizadora do XXXI Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia, evento ocorrido paralelamente ao Congresso, foi eleita para a direção representativa da Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP), com mandato para o biênio 2022–2024.
A participação da estudante no Congresso contou com espaço de fala em três mesas de discussão sobre temas relacionados à Psicologia: “Autonomia do movimento estudantil na luta por uma Psicologia emancipatória”, “O ensino remoto e o desmonte da Psicologia” e “Saúde mental de estudantes trabalhadores”.
Geovana Lisa, que está no oitavo semestre do curso, afirmou estar orgulhosa de representar a Unesc em um evento desta magnitude. “Foi uma grande honra ser reconhecida pelos projetos protagonizados pelo movimento estudantil na Universidade e poder compartilhar isso para estudantes de outras instituições e outros estados do país”, explicou, ressaltando a importância da experiência para sua formação acadêmica. “Foi uma experiência incrível com pessoas incríveis, além de ter sido um aprendizado gigantesco”, concluiu.
A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, destacou a importância da participação da acadêmica no evento. “A Geovana Lisa tem uma atuação muito ativa no nosso Curso e, para nós, ela ter representado a Unesc e o curso de Psicologia nos debates foi um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
07 de dezembro de 2022 às 13:52Acadêmicos de Psicologia alinham teoria à solidariedade
Incentivo à leitura, brincadeiras e jogos cooperativos, dinâmicas de grupo e lanche compartilhado. Tudo isso foi preparado com carinho e comprometimento pela turma da disciplina de Psicologia Geral, do curso de Psicologia da Unesc, para as crianças atendidas pela Casa da Infância.
Por meio de uma campanha solidária, o grupo arrecadou alimentos, brinquedos, livros e itens de higiene para oferecer à instituição que atende crianças no contraturno escolar.
Conforme a professora da disciplina, Ana Karen Rosado, foram diferentes oportunidades para a integração de conhecimentos teóricos com perspectivas de atuação profissional. “Isso foi possível por meio do planejamento em grupo e o desenvolvimento de habilidades intrapessoais e interpessoais, gestão do tempo, escuta ativa, olhar qualificado, acolhedor e propositivo, zelo pelo código de ética e pela legislação de proteção aos direitos das crianças e adolescentes, também alteridade e contribuição para a equidade social”, explica.
Para a acadêmica Júlia Moraes, que já trabalha com crianças, atividades como essa tem significado ainda maior. “Foi uma realização pessoal, profissional e acadêmica. Trabalho com educação infantil e, desta maneira, me deparo com diversas realidades como a das crianças que encontramos. Projetos como esse deveriam ocorrer com ainda mais frequência, pois a diferença que fazem na vida desses pequenos é extraordinária. Foi um prazer imenso fazer parte deste grande grupo e poder contribuir no planejamento para que este dia se tornasse especial e inesquecível”, avaliou.
A atividade presencial com as crianças foi realizada no dia 26 de novembro. Nos dias seguintes à ação, a turma recebeu a diretora da Casa da Infância, professora Almerinda Bianca Bez Batti Dias, e a coordenadora do curso de Psicologia, Karin Martins Gomes, para avaliação da atividade e as congratulações pelo empenho no projeto.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
06 de dezembro de 2022 às 20:31Seminário Latino Americano de Programas de Pós-Graduação promove troca de experiências entre Unesc e Universidade Argentina
Os professores que fazem parte dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico Interdisciplinar (mestrado e doutorado) da Unesc, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciencias Sociales e o Programa de Pós-Graduação em Desarrollo Socio-Económicos da Universidad Nacional de Entre Rios (UNER), da Argentina, realizaram o 1º Seminário Latino Americano de Programas de Pós-Graduação. O encontro, de forma virtual, ocorreu na manhã desta terça-feira (06/12), e teve como objetivo estreitar relações entre o corpo docente dos três programas com intenção de estabelecer parceiras, por meio de projetos de pesquisas, publicações, livros, capítulos de livros, artigos, bancas de qualificação e defesa, e aulas.
O evento contou com uma apresentação da área de concentração, objetivos e linhas de pesquisa de cada programa envolvido, e apresentação e integração dos docentes participantes do encontro.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, João Henrique Zanelatto, este é um momento muito oportuno para as colaborações entre as universidades, além da realização de atividades conjuntas entre os programas. “Vamos pensar em um cronograma de atividades para os próximos anos entre os programas. Foi muito bom esse primeiro contato e estamos satisfeitos com essa parceria, a fim de estreitar laços entre os docentes e discentes”, comentou Zanelatto. Um grupo de trabalho foi formado para dar sequência às atividades.
Segundo ele, o programa de mestrado da Unesc foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2013, e a primeira turma do mestrado iniciou em 2014. Já a primeira turma do doutorado iniciou suas atividades em 2019 com as primeiras defesas a serem feitas neste mês.
“É uma caminhada de oito anos entre criação de mestrado e doutorado. Hoje trabalhamos com duas linhas de pesquisa: trabalho e organizações; e na linha desenvolvimento e gestão social. Nosso corpo docente é formado por 12 professores e estamos sempre alinhados e atentos aos temas pertinentes”, contou Zanelatto.
O professor lembrou ainda das diversas atividades realizadas pelo programa. Uma delas será a Jornada Nacional de Desenvolvimento de Políticas Públicas, evento que segue as diretrizes da dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com previsão para ocorrer em 2023.
Participaram ainda do encontro, os coordenadores de Pós-Graduação en Ciencias Sociales (UNER), professor doutor Ignacio Tomás Trucco, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em desarrollo socio-económicos (UNER), professor doutor José Antonio Mateo. .jpg)
“Esse é um grande momento. Os programas possuem interesses, capacidades e funcionamento muito semelhantes. Estamos muito felizes com esse passo”, comentou Mateo. “É um grande marco. Esperamos que essas influências sejam cada vez compartilhadas e expandidas para o fortalecimento da atividade”, acrescentou Trucco.
Conheça
Em 2017 a Unesc e a Universidad Nacional de Entre Rios firmaram Acordo de Cooperação objetivando estabelecer relações para promover o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e ações nas áreas comuns das duas instituições. O Acordo teve duração de cinco anos e está em processo de renovação.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
06 de dezembro de 2022 às 15:29Alimentação escolar é parte do processo de aprendizagem entre Unesc e Observatório Social de Morro da Fumaça
Promover ações sobre educação fiscal, financeira e finanças pessoais para alunos da rede municipal de ensino de Morro da Fumaça. Esse é o objetivo do projeto Observatório Mirim, realizado em parceria do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), do projeto de extensão “Pensar, Poupar e Gastar”, ambos da Unesc, e o Observatório Social do município, que encerrou suas atividades do ano, em evento realizado no sábado (3/12), na Vila Natalina, em Morro da Fumaça. O projeto envolveu em torno de 90 alunos dos 5º anos das escolas E.E.B.M. Olivio Recco e E.E.B.M. Pietro Maccari, que conferiram os alimentos que chegaram à central da merenda e à escola.
Segundo o coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), da Unesc, professor Manoel Vilsonei Menegali, abordar o conhecimento sobre educação financeira e fiscal nas séries iniciais, ou seja, desde o ensino fundamental possibilita ao aluno a capacidade de planejar e controlar suas finanças, com isso ela já irá criar um hábito desde criança de controlar seus gastos. “Por meio desta ação, eles conjugaram a matemática, e criaram um senso crítico e de cidadania no processo, criando ainda um envolvimento na comunidade”, citou Menegali.
Ele acrescentou ainda que as crianças aprendem que parte do valor que é pago pelos pais na aquisição de determinados produtos é imposto, e que é por meio do valor arrecadado desses impostos que é feita a compra da merenda escolar.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, participar de um projeto desta magnitude é transformador e de muita relevância. “Ele consagra a nossa finalidade como Universidade Comunitária, de estar na comunidade apoiando a transformação social, levando conhecimento mais também aprendendo com as crianças, e mais do que isso, apoiando a educação básica da cidade, como fortalecimento de vínculos, mas também como elemento transformador. Essa parceria é de longa data que gostaríamos de permanecer e mais do que nunca”, comentou Gisele.
Como funciona
O programa foi desenvolvido em três etapas, sendo que na primeira foi ensinado aos alunos, de forma dinâmica, como eles devem proceder ao conferir os alimentos da Central da Merenda. A segunda parte ocorreu durante todo o ano letivo, oportunidade em que eles realizaram o monitoramento sempre que a merenda chega à escola, com o suporte do Observatório Social. Por fim, os Observadores Mirins foram presenteados com uma lupa, que é o símbolo do Observatório Social.
“Durante todo o ano, os participantes aprenderam desde como funciona uma licitação, por exemplo, até o processo de chegada à escola e quem paga a merenda. A Central da Merenda lançou tudo no sistema e os alunos conferiram todo o processo por um tablet. Eles têm a relação do que vem, registram a quantidade e a marca. Depois disso, o nosso sistema confrontou estas informações conferidas por eles”, explicou a coordenadora do Observatório Social de Morro da Fumaça e coordenadora do Observatório Mirim, Camila Bueno.
Para a secretária de Educação do município, Greice Zaccaron, foi uma experiência enriquecedora. “Eles fizeram uma espécie de fiscalização de produtos que chegam e são preparados para as escolas. Esses alunos que passaram por treinamento chegaram à quantidade, validade e qualidade dos produtos”, destacou.
“Esperamos que essa sementinha, no decorrer dos anos, seja alimentada e regada com todo o conhecimento que foi disponibilizado durante a aplicação desse projeto. Essas crianças são agentes de transformação e precisam, desde cedo entender, que o que é público, pertence a todos. Esperamos que isso venha a refletir ao longo prazo em cidadãos mais participativos”, disse o presidente do Observatório Social do Brasil de Morro da Fumaça, Márcio Meneghel.
"Com o encerramento do projeto, espera-se que o projeto fortaleça o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e proporcione a capacidade dos alunos e envolvidos o controle de suas finanças pessoais, facilitando os processos decisórios e o planejamento de seus orçamentos pessoais”, analisou o professor Menegali.
Na cidade, o projeto Observatório Mirim é desenvolvido desde 2017 com o objetivo de sensibilizar as crianças de suas responsabilidades sociais, despertando a consciência cidadã e o sentimento de pertencimento. Ao longo dos anos, mais de 350 alunos já participaram da iniciativa.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
06 de dezembro de 2022 às 13:18
Newsletter
RSS