AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alimentação escolar é parte do processo de aprendizagem entre Unesc e Observatório Social de Morro da Fumaça

Alimentação escolar é parte do processo de aprendizagem entre Unesc e Observatório Social de Morro da Fumaça
O encerramento do projeto ocorreu neste sábado, na Vila Natalina, no Centro da cidade. (Fotos: Thiago Silva/Assessoria de imprensa de Morro da Fumaça) Mais imagens

Promover ações sobre educação fiscal, financeira e finanças pessoais para alunos da rede municipal de ensino de Morro da Fumaça. Esse é o objetivo do projeto Observatório Mirim, realizado em parceria do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), do projeto de extensão “Pensar, Poupar e Gastar”, ambos da Unesc, e o Observatório Social do município, que encerrou suas atividades do ano, em evento realizado no sábado (3/12), na Vila Natalina, em Morro da Fumaça. O projeto envolveu em torno de 90 alunos dos 5º anos das escolas E.E.B.M. Olivio Recco e E.E.B.M. Pietro Maccari, que conferiram os alimentos que chegaram à central da merenda e à escola.

Segundo o coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), da Unesc, professor Manoel Vilsonei Menegali, abordar o conhecimento sobre educação financeira e fiscal nas séries iniciais, ou seja, desde o ensino fundamental possibilita ao aluno a capacidade de planejar e controlar suas finanças, com isso ela já irá criar um hábito desde criança de controlar seus gastos. “Por meio desta ação, eles conjugaram a matemática, e criaram um senso crítico e de cidadania no processo, criando ainda um envolvimento na comunidade”, citou Menegali.

Ele acrescentou ainda que as crianças aprendem que parte do valor que é pago pelos pais na aquisição de determinados produtos é imposto, e que é por meio do valor arrecadado desses impostos que é feita a compra da merenda escolar. 

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, participar de um projeto desta magnitude é transformador e de muita relevância. “Ele consagra a nossa finalidade como Universidade Comunitária, de estar na comunidade apoiando a transformação social, levando conhecimento mais também aprendendo com as crianças, e mais do que isso, apoiando a educação básica da cidade, como fortalecimento de vínculos, mas também como elemento transformador. Essa parceria é de longa data que gostaríamos de permanecer e mais do que nunca”, comentou Gisele.

Como funciona

O programa foi desenvolvido em três etapas, sendo que na primeira foi ensinado aos alunos, de forma dinâmica, como eles devem proceder ao conferir os alimentos da Central da Merenda. A segunda parte ocorreu durante todo o ano letivo, oportunidade em que eles realizaram o monitoramento sempre que a merenda chega à escola, com o suporte do Observatório Social. Por fim, os Observadores Mirins foram presenteados com uma lupa, que é o símbolo do Observatório Social. 

“Durante todo o ano, os participantes aprenderam desde como funciona uma licitação, por exemplo, até o processo de chegada à escola e quem paga a merenda. A Central da Merenda lançou tudo no sistema e os alunos conferiram todo o processo por um tablet. Eles têm a relação do que vem, registram a quantidade e a marca. Depois disso, o nosso sistema confrontou estas informações conferidas por eles”, explicou a coordenadora do Observatório Social de Morro da Fumaça e coordenadora do Observatório Mirim, Camila Bueno.

Para a secretária de Educação do município, Greice Zaccaron, foi uma experiência enriquecedora. “Eles fizeram uma espécie de fiscalização de produtos que chegam e são preparados para as escolas. Esses alunos que passaram por treinamento chegaram à quantidade, validade e qualidade dos produtos”, destacou.

“Esperamos que essa sementinha, no decorrer dos anos, seja alimentada e regada com todo o conhecimento que foi disponibilizado durante a aplicação desse projeto. Essas crianças são agentes de transformação e precisam, desde cedo entender, que o que é público, pertence a todos. Esperamos que isso venha a refletir ao longo prazo em cidadãos mais participativos”, disse o presidente do Observatório Social do Brasil de Morro da Fumaça, Márcio Meneghel. 

"Com o encerramento do projeto, espera-se que o projeto fortaleça o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e proporcione a capacidade dos alunos e envolvidos o controle de suas finanças pessoais, facilitando os processos decisórios e o planejamento de seus orçamentos pessoais”, analisou o professor Menegali.

Na cidade, o projeto Observatório Mirim é desenvolvido desde 2017 com o objetivo de sensibilizar as crianças de suas responsabilidades sociais, despertando a consciência cidadã e o sentimento de pertencimento. Ao longo dos anos, mais de 350 alunos já participaram da iniciativa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de dezembro de 2022 às 13:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário