AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mais 34 biomédicos e 27 psicólogos são formados pela Unesc

Mais 34 biomédicos e 27 psicólogos são formados pela Unesc
Foram 61 novos profissionais que colaram grau nesta terça-feira / Fotos: Décio Batista / AgeCom Mais imagens

"O que eu quero ser quando crescer?". Esta pergunta que sempre assusta e incomoda os adolescentes e jovens foi respondida na noite desta terça-feira (14/12), no auditório Ruy Hulse, por 61 novos profissionais. Em uma colação de grau presencial, transmitida pela Unesc TV no Youtube,  34 novos biomédicos e 27 psicólogos foram entregues ao mercado. 

Devido a formatura de um graduando cadeirante, Fernando Fols da Silva, o auditório e o cerimonial foram adaptados para que ele participasse da melhor forma possível e recebesse o seu certificado de conclusão do curso de Biomedicina.

A vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a agora psicóloga Geovana Lisa Paraguaia Ribeiro foi a primeira a fazer uso da palavra e passar o recado como representante dos acadêmicos da Universidade. “Nos últimos dois anos enfrentamos grandes dificuldades e passamos por muitas lutas e estamos aqui hoje  e isso é uma conquista, porque resistimos. Meus parabéns aos acadêmicos que se reinventaram, que persistiram, pois cada um sabe qual foi a sua barreira e essas foram diversas. Parabéns aos professores, que graças à força e dedicação, se reinventaram nesse tempo de pandemia e não perderam a excelência em seu ensino e fizeram com tanto amor.  Pessoas grandes são aquelas que lutam pelos seus ideais e hoje eu vejo a prova disso aqui. Nós do DCE, esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas”, concluiu.

O discurso em duas vozes, representando todos os graduandos e graduandas da noite, foi realizado pelo bacharel em Biomedicina Jefté Macário Lourenço e pela bacharelanda de psicologia, Karen Kassandra Karkle. “Agradecemos imensamente a participação de todos os professores, familiares, amigos, tanto de forma online quanto presencialmente nesse momento muito importante para nós. Com certeza vocês tornam esse dia ainda mais especial. E também, agradecemos a Unesc, que com maestria nos acolheu e nos preparou por todos esses anos para as profissões que escolhemos”, destacaram.

“Meus caros colegas da Biomedicina, quatro anos se passaram até a data de hoje, e posso afirmar com toda a certeza do mundo que foram 4 anos muito intensos e cheios de desafios para todos nós. Acreditar que começamos juntos lá em 2018, sem nos conhecermos uns aos outros, e hoje, finalizamos juntos essa conquista”, relatou Jefté.

“E quanto a nós, agora... psicólogos? Desde a infância ouvimos uma pergunta sem refletir sobre o seu real significado: O que você quer ser quando crescer? Ao longo dos anos a resposta foi sendo modificada e ganhando novos contornos, até chegar aqui, na Universidade. No percurso, encontramos amigos, colegas, leituras e trabalhos que, muitas vezes, pareceram intermináveis. Encaramos cinco estágios para além da sala de aula, promovemos diálogos que, às vezes, se transformaram em discussões. O que você quer ser quando crescer? Hoje estendemos as mãos em juramento e afirmamos com ousadia o que queremos ser. As respostas infantis tomam hoje apenas um divertido lugar na memória, pois no presente se concretiza uma resposta: “Eu quero ser psicólogo”. Psicólogo gente, com técnica, com método, com teoria, com ciência, e como Jung disse, acima de tudo tocando almas humanas sendo apenas outra alma humana” refletiu Karen.

Paraninfa das duas turmas, a professora Flávia Karine Frigo, expressou sua gratidão por ser a escolhida de todos recém diplomados biomédicos e psicólogos da noite. “Que momento lindo e gratificante! Que orgulho vê-los aí. E quanta honra sinto por estar aqui, com vocês, nesse momento. Gratidão pela lembrança de meu nome, gratidão por acreditarem que algo que eu pense ou fale possa ser relevante para vocês, nesse dia tão especial. Há quem diga que o paraninfo é aquele que profere a última aula, talvez a mais difícil, já que vem acompanhada de lembranças saudosas. Minha dica para vocês, é de que sejam poetas livres de suas histórias, mas que usem essa liberdade com responsabilidade, com ética, e que jamais lhes falte energia para exercitar a generosidade, bondade e compaixão", aconselhou.

A presidente da sessão solene foi a professora Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc. Ela parabenizou os formandos e formandas com um recado de mãe para filho ou filha. “Um abraço muito afetuoso aos nossos mais novos graduados e graduadas em Biomedicina e Psicologia. Quero dizer da imensa alegria em compartilhar junto de vocês esta noite tão esperada e sobretudo especial. Sinto-me honrada e sobretudo lisonjeada e estar com vocês nessa noite, representando a nossa reitoria Luciane Ceretta, neste ato que é tão significativo.  Talvez hoje vocês estejam refletindo sobre o que passaram enquanto graduandos e graduados, mas tenho certeza que estão pensando também no que enfrentaram pela frente. Quando vocês tiverem medo, isso vocês terão, lembrem-se que o medo incapacita mas ele pode ser também a mola propulsora que os levará a desafios,  a superação e a grandes conquistas. Vocês se graduaram hoje e estes títulos que estão obtendo hoje é para auxiliar o outro. No cumprimento de seus juramentos, ajudarão a sociedade em suas necessidades, então sejam o tempero ideal na vida das pessoas. Sejam muito felizes! ”, ponderou.

A cerimônia ainda contou com a ilustre presença da representante do Conselho Estadual de Biomedicina, Simone Rossetto, que entregou aos concluintes seus registros provisórios do Conselho, para o exercício da profissão de biomédico.

Autoridades convidadas dos formandos de Biomedicina:

Patrono de Biomedicina: professor Hugo Galvane Zapelini

Homenageados de Biomedicina: professores Emanuel de Souza, Guilherme Bianchini e Bethina Trevisol Steiner

Autoridades convidadas dos formandos de Psicologia:

Patronesse de Psicologia: professora Graziela Amboni Machado Menezes

Homenageados de Psicologia: professoras Amanda Castro, Dipaula Minotto da Silva e Elenice de Freitas Sais

Relação dos formandos de Biomedicina:

Alice Ferreira Inácio

Aline Cristina Vieira de Lima

Ana Claudia Candido de Bittencourt

Angélica Gaspodini Zeferindo

Débora Silva da Conceição

Dhyana Iris Peruchi Bardini

Élsio Octávio Chipindo

Fabiana Capelani Borges

Fernanda Cechinel da Silva

Fernando Fóls da Silva

Gabriel Bis Meller

Isadora Btencourt Martins

Isadora Santa Helena Borges

Jaqueline Lineburguer

Jefté Macário Lourenço

Jéssica Kleber

Jorge Machado de Aguiar Geraldo

José Aldanir Ronzani

Karolyne de Piêri Pickler

Laís Bitencourt Dacorégio

Lara Lóss

Laura Colonetti

Luára Maria de Souza Rocha

Maíris Scarabelot Biella

Maria Laura Fraga Ghislandi

Maria Vitória Demétrio Silva

Mario Antonio Dagostin

Piêtro Coelho Zanatta

Taise de Souza Possamai Della

Thales Luis Martins

Viviane Colombo Cordova

Viviânia Ferreira Casagrande

Relação dos formandos de Psicologia:

Arthur Miguel Pedrí Gomes

Áudrey Costa Padilha

Beatriz da Silveira Luiz

Carlos Yhorra Velho Dos Santos

Carolina Scarpatto

Cintia Macedo Teixeira

Dáfne Gnoátto Freitas

Gabriel de Souza

Helena de Quadros Vicente

Julia França Ferreira

Kaciély da Silva Martins

Karen Kassandra Karkle

Kêimily Caetano Vieira

Larissa Mazzucco Bianco

Leonardo Colossi Torres

Leticia Hobold Kammer

Maiara Dias de Matos

Maria Antonia Denski Grings

Maria de Jesus Barros Náli

Maria Eduarda Delfino das Chagas

Maria Paula Costa Defáveri

Marina Barbosa Albano

Marizéli Santos da Silva

Priscila de Bem Geraldi

Valídia Helena Musskópf de Ramos

Vinicius Silva de Valentim

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2021 às 14:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário