AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Carinho e emoção na despedida de 2021 no CER Unesc

Carinho e emoção na despedida de 2021 no CER Unesc
Pacientes e colaboradores da Universidade estiveram na confraternização (Fotos: Daniela Savi/AgeCom) Mais imagens

Pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Unesc participaram de uma confraternização na tarde desta quarta-feira (15/12) para marcar o encerramento das atividades de 2021. Respeitando os protocolos de biossegurança, o momento especial preparado com muito carinho pelos colaboradores da Universidade contou com apresentações culturais, lanche, relatos de pacientes que tiveram suas vidas transformadas e muita emoção.

Muitas vezes, num piscar de olhos, a vida toma um rumo diferente com algo inesperado e tudo passa a mudar onde a exigência maior passa a ser a dimensão de cuidados especiais. É aí que entra o CER que, com toda a sua estrutura localizada nas Clínicas Integradas da Unesc e com o trabalho de grandes profissionais, oferece novos rumos. Toda a reabilitação e amparo necessários podem ser encontrados no CER que oferece assistência para pessoas com deficiência aguda ou que sofreu lesão grave, a fim de desenvolver potencial físico, psicossocial, profissional e educacional.

Jovem de 15 anos superou sequelas de AVC

São vidas que ganham novos significados a partir dos serviços oferecidos. Foi o que ocorreu com Brenda Schneider, de 15 anos. Ela fez questão de sair de casa com seus pais Dino Antonio Damian Preve e Sinara Schneider para agradecer todo empenho dos profissionais do CER, após um AVC. “Cheguei com a fala enrolada e sem os movimentos das pernas. Em 25 dias já estava andando e com a minha vida normal. Aqui foi um local que me acolheu muito e só tenho a agradecer”, disse ela, que estava na confraternização.

Brenda teve atendimento com fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista e outros profissionais, o que foi fundamental para o resultado alcançado. “Aqui o atendimento é maravilhoso. São anjos em forma de pessoas”, ressaltou a mãe Sinara, emocionada.

Robson José de Oliveira, de 23 anos, deslocou-se de Morro da Fumaça até a Unesc para enaltecer toda a assistência que recebeu. Ele sofreu um acidente de carro e perdeu os movimentos nos membros inferiores, mas hoje, após as sessões no CER, já consegue utilizar o andador. “No começo achei que estava tudo perdido. Aqui eu tive acolhimento e todo apoio no CER. Hoje já uso o andador. A cadeira de rodas eu uso só para quando eu saio de casa. É um grande avanço e sou muito grato por tudo o que recebi aqui”, disse.

Para a coordenadora das Clínicas Integradas e do CER, Mágada Tessmann, o encontro é uma forma de aproximar os pacientes. “Além de ser um Centro Especializado com inúmeras funções técnicas, tem um papel humanitário. Ele ajuda no cuidado dos pacientes e também nos torna melhores com esse compartilhamento próximo e com os ensinamentos diários. Fico muito feliz pelo apoio e pela confiança da reitora Luciane Bisognin Ceretta para estar aqui fazendo esse trabalho e também a toda a equipe do Centro pelo empenho e dedicação”, disse. 

Segundo ela, a partir do momento em que assumiu a coordenação do CER a sua vida e seu olhar para a vida também mudaram. “Vocês aprendem conosco, mas nós aprendemos muito mais com vocês. Cada reabilitação e história de vocês nos fazem refletir sobre a nossa vida e isso é o que faz crescermos como pessoa”, falou.

A tarde foi marcada pelas apresentações da Orquestra de Metais do Bairro da Juventude, do Instrumental da Unesc, e de pacientes do programa que tocaram e cantaram com apoio dos profissionais.

Atualmente, o CER atende 433 pacientes e, por mês, são realizados 1,6 mil atendimentos envolvendo 24 profissionais entre assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião-dentista, fonoaudiólogo, entre outros.

Os atendimentos do CER entram em recesso de fim de ano e serão retomados no dia 10 de janeiro de 2022.

Organização

A organização do evento foi dos profissionais Leyce da Rosa (fonoaudióloga), Rodrigo Zanette (fisioterapeuta), Ademir Peres (terapeuta ocupacional), Mara Rubya Cornelio (terapeuta ocupacional), Bruna Matos (fisioterapeuta) e Larissa Alves, que é assistente administrativa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de dezembro de 2021 às 08:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário