Futuros especialistas em Gestão de Pessoas participam de Escape Room
Os jogos de escape, ou jogos de fuga, consistem em prender um grupo de pessoas em um local e dar uma série de pistas para que a saída seja encontrada em até 60 minutos. Esse tipo de jogo começou no Japão em 2007, batizado de real escape game. E o que antes era uma atração apenas para grupos de amigos virou uma estratégia adotada por empresas para despertar e potencializar certas habilidades nos profissionais.
Com uma sequência lógica de desafios que estimulam a integração, a comunicação, o trabalho em equipe, a liderança e as competências para soluções de problemas, o espaço criou estratégias que podem ser usadas profissionalmente para estimular atitudes e habilidades dos participantes.
Neste contexto, os escapes games (jogos de fuga), que surgiram há dois anos no Brasil, têm demonstrado ser uma ferramenta eficaz para as empresas, podendo contribuir para uma avaliação mais assertiva no momento da contratação, ou promovendo situações onde os conflitos possam ser identificados e resolvidos.
Quem participou da atividade em Gramado, foram os estudantes da Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Coaching. Para o aluno Fabio Vanzeloti, a experiência foi fantástica. “Embarcamos naquele cenário lúdico e vivemos intensamente cada um dos sessenta minutos, esquecendo-nos de que estávamos sendo monitorados e avaliados. Os momentos de extrema pressão fizeram aflorar nossas competências e fraquezas de forma natural”, comenta o aluno.
Segundo ele é fundamental que seja feita a retro avaliação, relacionando as deficiências percebidas, e relacioná-las ao mundo coorporativo, percebendo o quanto elas interferem em nossa conduta quando estamos trabalhando sob pressão. “Só assim seremos capazes de nos conscientizar sobre a importância de desenvolvermos nossos pontos fracos. O jogo é uma excelente ferramenta para auxiliar o gestor a mapear sua equipe permitindo-lhe não só colocar cada peça no local certo, mas também verificar quais competências necessitam ser desenvolvidas a fim de obter o melhor resultado”, ressaltou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2018 às 19:34Mesa redonda debate feminismo na Unesc
A rádio Som Maior saiu do estúdio nesta segunda-feira (26/3) e veio até a Unesc para transmitir ao vivo uma mesa redonda com mulheres, direto do campus. Apresentado por Pity Búrigo, o programa Ponto ao Ponto falou de feminismo e do papel da mulher na sociedade. Além de convidadas da Unesc, lideradas pela reitora Luciane Ceretta, o programa contou com a participação da fundadora da Casa da Mãe Joana, Joanna Búrigo.
Para a reitora Luciane Ceretta, a Unesc sempre está disposta a receber pautas como esta. “Como Universidade, temos que promover debates e ações como esta mesa redonda”, pontua. A Unesc também promoveu um grande debate sobre o papel da mulher, durante a Semana da Mulher, no início de março.
De acordo com Joanna, o paradigma machista ainda está entre nós de muitas formas. “Eu tomo cerveja, e quando abro uma cerveja já me imagino de biquíni, porque nós temos esta imagem na cabeça e isso não está certo", referindo-se ao estereótipo propagado pelas campanhas publicitárias, que exploram o corpo feminino como mote de venda. "Eu reconheci no feminismo coisas que eu já lia, que eu já me adaptava e eu fui cada vez mais me descobrindo”, pondera Joana Búrigo.
Também participaram do encontro a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Janaína Damásio, a professora Mônica Ovinski, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde professora Maria Inês da Rosa e a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.
Palestra
Além do bate-papo no programa, a publicitária e mestra em Mídias Sociais pela London School of Economics, Joanna Burigo, ministrou uma palestra sobre o feminismo no Brasil, e o papel da mulher na sociedade atual. Joanna trouxe citações de grandes feministas como Judith Butler e Simone de Beauvoir e dados importantíssimos para a palestra. “Se alguém me disser que feminismo é mimimi eu digo: meu querido, mimizento é tu”. E ainda completou: “Além do machismo devemos combater o achismo! Quero fontes, porque tudo que eu falo é pautado em fontes”, ressaltou.
Recentemente Joanna, ao lado de Winnie Bueno, Rosana Pinheiro-Machado e Esther Solano, organizou o lançamento do livro “Tem saída”. O livro, como ela mesmo narrou durante sua palestra, não deveria ser motivo de orgulho, mas mesmo assim é algo que devemos nos orgulhar pois é o primeiro livro sobre politica brasileira escrita inteiramente por mulheres. Nele foi reunido textos de 25 mulheres do Brasil, tentando abranger o maior número de nichos possíveis.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2018 às 16:13Sistemas de Informações Gerenciais são tema de encontro na Unesc
Demonstrar a utilização de sistema de informações gerenciais em todos os níveis da organização. Esse foi o objetivo do encontro que ocorreu entre os estudantes do curso de Tecnologia em Gestão da Unesc junto com a empresa Useall Sftware. Os profissionais da empresa, Fabricio Pagani e Matheus Ferreira, debateram com os estudantes sobre níveis estratégicos, táticos e operacionais, e a sua interconexão com os setores da empresa e outras organizações nas quais a empresa se relaciona.
Os estudantes tiveram a oportunidade de analisar todo o fluxo de informações que ocorre na empresa, internamente e externamente, desde a forma como são coletadas as informações, o seu tratamento e análise pelos diversos setores da organização, tais como: estoques, compras, vendas, finanças, recursos humanos, contábil, custos, PCP, indicadores e qualidade.
Participaram alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão Financeira, Recursos Humanos e Processos Gerências, na disciplina de Sistemas de Informações Gerencias, ministrada pelo professor Volmar Madeira.
Saiba mais
A Useall Software é especializada em desenvolvimento de software cujo o princípio é a inteligência operacional de processos gerenciais. A empresa atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de softwares para potencializar a gestão de empresas de diversos tamanhos e segmentos, como: Setor Elétrico, Setor Têxtil e Setor Metalmecânico. Atualmente, a Useall Software tem sede em Criciúma e filiais em Florianópolis e Caxias do Sul.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2018 às 15:58Reitoria recebe visita do Deputado Luiz Fernando Vampiro
A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, e o vice, Daniel Preve receberam nesta segunda-feira a visita do Deputado Estadual, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, e do vereador Tita Belloli. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (26/3) no gabinete da reitora, onde o deputado falou da sua atuação frente à Secretaria Estadual de Infraestrutura, cargo que ocupou por um ano e dois meses e permaneceu até o início de março. Na visita, agora como Deputado, Vampiro se pôs à disposição da Unesc para projetos futuros e atuação junto à Assembleia Legislativa.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de março de 2018 às 18:11Setores da Unesc dialogam com a reitoria
O atendimento de qualidade para a comunidade interna e externa é uma das principais bandeiras da atual gestão da Unesc. Visando intensificar ainda mais essa proposta a reitoria realizou nesta segunda-feira, 26/3, encontro com funcionários dos setores de apoio logístico, horto-florestal, vigilância, patrimônios, suprimentos e veículos. A reunião tratou da reestruturação administrativa, implantação da gerência administrativa e também serviu para uma reavaliação dos trabalhos realizados pelos funcionários nos seus postos.
A chefe de gabinete da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que coordenou a reunião, explica que a atual gestão da reitoria tem como meta principal o cuidado com as pessoas. “Para o bom funcionamento da Unesc, ela precisa de pessoas para suprir suas necessidades. Precisa de um grupo para funcionar e às vezes a gente não percebe o quanto todos são importantes em cada local de trabalho”, afirma.
Na reunião, foram abordadas ainda aspectos das rotinas de trabalho que afetam diretamente o bom desenvolvimento das atividades, como uso dos equipamentos de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), horários de intervalos, relacionamento interno, uso de celulares, quadro de funcionários e escala de horários.
Gerência administrativa
Outro ponto apresentado para os funcionários, foi a Gerência Administrativa, desempenhada pelo colaborador Elias Zanoni. “Espero poder contribuir para o desenvolvimento da Universidade. Muita coisa já foi feita, nós já saímos de uma situação complicada e estamos em uma melhor, porém ainda estamos em um momento de economia. Este ano é um ano de arrumar a casa”, pontua Zanoni.
O encontro foi encerrado com uma dinâmica corporal promovida pelo professor João Batanolli. “Eu ouvi ainda nos anos 80 um escritor que: - Quando você estiver em dúvida de ser feliz coloque o seu coração no caminho que você está trilhando, e se você for escolher um caminho, escolha um caminho que tenha coração. Quando a gente aprende a gostar daquilo que faz, aquilo não dá trabalho, porque estamos fazendo com prazer, atenção e foco. Esse é o melhor caminho para ser feliz”, pontua.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de março de 2018 às 18:00
Newsletter
RSS