Design de Moda Senai/Unesc estimula consumo consciente com o (Re)bazar
O (Re)bazar, uma feira de troca de roupas realizada pelo curso de Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc, ganhou um novo local para ser realizado. Para esta edição, os organizadores inovaram e atenderam ao público durante o PIKNIK Coletivo que foi realizado neste sábado, dia 24, das 15h às 20h, na Praça do Congresso, em Criciúma.
“Muitas pessoas trouxeram peças para trocar, foi muito positivo. É a primeira vez que participamos deste evento e aqui é uma ótima oportunidade para mostrarmos essa nova cultura, em vez de jogar a roupa fora, elas podem trocar e levar uma outra para casa” explica o professor do curso, Roger Arend.
Sob a temática “Troque as roupas que você já amou por outras que você vai amar”, o Rebazar faz com que, roupas que seriam descartadas e estão em bom estado, se tornem moedas de troca para que as pessoas possam renovar o guarda roupa de uma forma sustentável.
“Foi uma experiência incrível participar desta edição, principalmente porque conseguimos abranger todos os públicos. Todos apoiaram a iniciativa”, garante o acadêmico do curso de moda, Erick Rodrigues.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de março de 2018 às 15:25Diretor da HP Latino Americana visita UNESC para consolidar projeto da área de Engenharia
O diretor para soluções educacionas da HP (Hewlett Packard), Enrique Ortiz, visitou a Unesc para iniciar uma parceria com os cursos tecnológicos da instituição. Além da visita oficial, a empresa trouxe um palestrante, Dr. Eduardo Manzera, quem proferir uma breve apresentação sobre uso da tecnologia para o ensino de matemática.
Toda esta iniciativa faz parte de mais uma das etapas do projeto iniciado no curso de Engenharia Mecânica, em 2016, e que atualmente está sendo motivado pelo Diretor de Ensino de Graduação, Prof. Marcelo Feldhaus. O objetivo final deste é adquir conhecimentos suficientes para instrumentalizar as disciplinas de Cálculos e Fisicas da instituição. Segundo o coordenador do curso, prof. Adriano Bernardin e o adjunto, Prof. Adilson Oliveira, explicam que a ideia é disponibilizar novas tecnologias e utilizá-las como ferramentas no aprendizado das disciplinas básicas dos cursos tecnológicos como: Cálculos e Físicas.
A HP ficou interessada pela ideia após avaliar uma publicação dos professores da Unesc sobre o Ensino de Engenharias, em 2017. Neste trabalho estava mostrado que o uso dos Sistemas Algébricos Computacionais (Computer Algebra System - CAS) melhorou o desempenho e o aprendizado dos alunos de Calculo I, das engenharias. Quando avaliaram os resultados, a empresa identificou que poderia contribuir muito na implementação da ideia. Segundo Ortiz, a HP demorou 10 anos desenvolvendo uma calculadora para atender as novas exigências do mercado, para isso lançou a HP Prime. Esta nova máquinas já vem com o módulo CAS integrado, é programável, apresenta telas touch screen e ainda permite criar gráficos em 3D coloridos. Segundo avaliação dos professores, que tomaram conhecimento da máquina, com essa ferramenta os alunos terão uma maior possibilidade de entender o significado das funções e vizualizar melhor os fenômenos físicos, descritos pelas mesmas. Para completar, o professor Adilson afirma que: “Além de todas as vantagens pedagógicas, o aprendizado ficará muito divertido!”.
Segundo o executivo da HP, a empresa tem um grande interesse no projeto e pretende aproximar as duas instiuições, o mais rápido possível. Como primeiro passo, Enrique Ortiz afirma que está estudando o desenvolvimento de distruibuidores para poder oferecer os equipamentos de forma mais acessível. Segundo o mesmo, a iniciativa da UNESC é uma forma de mostrar que não podemos mais “fugir” do uso da tecnologia no ensino, sob o risco de ficarmos defasados do conhecimento tecnológico. Lembra Ortiz: “A indústria Realease 4.0 já é uma realidade, em qual versão estão nossos engenheiros?”.
Como a ideia surgiu
Segundo nos conta o prof. Adilson Oliveira, o “embrião” desta iniciativa surgiu de discussões entre professores do curso de Engenharia Mecância: “Resolvemos desafiar um dos grandes paradigmas da Educação Superior: Mudar a forma de ensinar as disciplinas da área de Cálculos”. Com isso em mente, desde o segundo semestre de 2016, professores do núcleo básico estão experimentando, em turmas de Cálculo I, o uso de softwares algébricos computacionais em sala de aula. Ao longo dos últimos 3 semestres, a ferramenta foi oferecida para os alunos e inúmeros parâmetros foram avaliados no sentido de verificar a melhora do desempenho nos conteúdos e na diminuição da evasão, nas fases iniciais do curso. Foi a partir dos bons resultados que o coordenador do curso, Prof. Adriano Bernardin, propôs continuar a metodologia, levando em consideração o desenvolvimento de novas tecnologias mais acessíveis e mais eficientes para os acadêmicos.
Em setembro de 2017 os resultados preliminares deste projeto foram publicados no COBENGE 2017 (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia), onde os dados indicaram que estudantes que utilizaram o software algébrico, tiveram suas médias aumentadas de 4,8 para 6,8 pontos e o número de aprovados na disciplina de Calculo I, subiu de 30% para 68%. Além disso, o índice de satisfação dos alunos foi avaliado e mostrou um bom crescimento.
Perspectivas 2018
Para os idealizadores e professores do projeto, este ano será decisivo. Neste semestre uma aturma com mais de 60 alunos de Calculo I já estão explorando a nova ferramenta. Segundo o Prof. Adriano Bernardin, se os alunos aprovarem e os docentes indentificarem resultados positivos, não haveria nenhum motivo nenhum para que no segundo semestre o uso da tecnologia não fosse extendido para Calculo II e assim por diante.
Para o cordenador da Engenharia Mecânica a parceria com uma empresa como a Hewlett Packard é uma demonstração clara de que a universidade está cada dia mais inovadora e alinhada com as tendências mundiais. Além disso, um país como o Brasil precisará de engenheiros muito bem preparados, nos próximos anos, para enfrentar os grandes desafios do Sec. XXI.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de março de 2018 às 13:53Futuros administradores visitam Batalhão da Polícia Militar
Uma tarde para debater as ferramentas de gestão pública utilizadas pela Polícia Militar. Foi assim que os estudantes do curso de Administração da Unesc passaram a tarde desta quarta-feira (21/3). A visita técnica ocorreu junto à disciplina de Gestão Pública, ministrada pela professora Cristiane Dias.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 23 de março de 2018 às 21:10Universidade recebe visita do deputado federal João Paulo Kleinubing
Em busca fomentar os debates políticos da Universidade com o Estado, a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, e o vice, Daniel Preve, receberam a visita do deputado federal e pré-candidato ao governo de Santa Catarina, João Paulo Kleinubing. O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (23/3). A coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Lisiane Tuon, e o presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot acompanharam o encontro.
A conversa abordou as perspectivas da política do Estado e a situação do ensino universitário no país. “Meu relacionamento com as Instituições de Ensino Superior é muito boa. São universidades como a Unesc que mostram o desenvolvimento de Santa Catarina”, afirma Kleinubing.
Para a reitora Luciane Ceretta, a visita demonstra a importância que a educação tem para o Estado. “A Unesc é uma Universidade Comunitária e precisamos fomentar a educação”, afirma.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Assessoria de imprensa 23 de março de 2018 às 17:35José Gomes Temporão fala sobre os desafios da saúde brasileira em evento na Unesc
O ex-ministro da Saúde, o professor doutor em Saúde Coletiva José Gomes Temporão, esteve em Criciúma na manhã desta sexta-feira (23/3) especialmente para a Aula Inaugural do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc. Médico por formação, ele é uma das referências brasileiras na área e abordou assuntos como a reforma sanitária brasileira, as mudanças no SUS e o cenário nacional da saúde.
“O SUS é a maior política pública que nasceu na sociedade e chegou a política de Estado. Quando você compara saúde e educação e seus macroindicadores e constrangedor. A saúde avançou muito mais que a educação. Temos que ter clareza da importância desse modelo. Ele é forte e tenho certeza que está pulsando ainda no Brasil”, comentou Temporão.
Segundo ele, o SUS é produto uma luta de sanitaristas e da sociedade brasileira e durante sua fala, pontou momentos importantes da reforma sanitária e dos movimentos relacionados à Saúde Coletiva no Brasil e no mundo. “Durante a Ditadura Militar tivemos um incrível movimento da sociedade. Foi nesse caldo de cultura, de ambiente de grande mobilização e inquietação, radicalmente distinto do que estamos vivendo hoje no nosso país, com uma situação de perplexidade, de apatia que ocorreu a mudança no modelo de saúde”.
Em sua palestra, Temporão dialogou com estudantes, professores, profissionais e gestores de saúde sobre os “Desafios da saúde brasileira em um mundo em transformação”. O evento foi realizado pelo PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e pelo Programa de Residência Multiprofissional da Universidade.
Debate pertinente
A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, salientou a trajetória de Temporão como defensor da Saúde Coletiva e afirmou que a vinda dele para a Unesc foi uma oportunidade para toda a região refletir sobre a área e o futuro dela. A reitora pontou ainda o trabalho desenvolvido pela Instituição na área. “É um privilégio fazer parte dessa mesa tão eclética e olhar para traz e perceber que os movimentos que foram implantados como o Programa de Residência Multiprofissional o nosso Mestrado em Saúde Coletiva eles produzem muito mais que artigos para engordar a nossa produção científica. Eles produzem interlocução com o cenário de práticas e se fazem interlocuções, fazem transformações. Penso que é isso que uma Universidade Comunitária como a nossa precisa fazer: colocar na prática aquilo que fala”, afirmou a reitora.
A pró-reitora Acadêmica Indianara Becker deu as boas-vindas aos mestrandos em Saúde Coletiva e participantes do Programa de Residência Multiprofissional e chamou a atenção para a relevância do evento. “É de extrema importância porque o papel da Universidade é provocar. Eu espero que nos provoque reflexão de uma temática que não é apenas de profissionais de saúde, mas de todas as áreas do conhecimento porque todos nós utilizamos o Sistema Único de Saúde e somos responsáveis por eles”.
A coordenadora adjunta do PPGSCol, Fabiane Ferraz, elencou a importância da atuação do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc, de caráter profissional. “Ele contribui para o cenário das práticas de saúde ao integrar o ensino e a pesquisa ao espaço de trabalho”.
O evento teve a participação do coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, do representante do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Rafael Amaral, do representante do DCE Unesc Rafael Muffato, do representante do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da Amesc, Diogo Copetti, da secretária de Saúde de Criciúma, Francielle Gava.
Antes da Aula Inaugural, Temporão foi recepcionado pela reitora, Luciane Ceretta, pela pró-reitoria Acadêmica, Indianara Becker, pela assessora do gabinete da Reitoria Tatiana Macarini e pelo vice-presidente do DCE Lucas Gonçalves e pelos professores do PPGSCol: Jacks Soratto, Maria Inês da Rosa, Fabiane Ferraz, Cristiane Tomazi, Antônio Augusto Schafer e Fernanda Meller.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2018 às 14:08
Newsletter
RSS