Ensinamentos de Paulo Freire permeiam Formação Continuada
Professores da Universidade voltaram a se reunir hoje (23/7), em torno de atividades do Programa de Formação Continuada. A abertura do evento ocorreu às 19 horas, com o debate “Ser Professor Universitário na Visão de Paulo Freire”, ministrado pelo professor doutor Danilo Romeu Streck (Unisinos) e mediado pela professora doutora Janine Moreira Ementa (Unesc), que levantou questões sobre “A docência universitária e a formação profissional baseadas nos pressupostos de Paulo Freire”. A Formação do segundo semestre encerrará amanhã (24/7), com atividades nos três períodos.
O encontro iniciou na manhã de hoje com o minicurso “Pesquisa Qualitativa: Etnografia”, ministrado pela professora doutora Deise Luiza da Silva Ferraz (UFMG) e à tarde, com a oficina a “Base de Dados”, ministrada pelo professor doutor Erni José Seibel (UFSC).
Antes do início do debate, Streck apresentou um vídeo com a última entrevista concedida por Paulo Freire antes de morrer, em 1997. Nela, aspectos como educação e ensino foram abordados. A partir do vídeo, o palestrante propôs reflexões aos presentes e a mediadora apresentou questões elencadas pelas UNAs (Unidades Acadêmicas), formatadas durante encontros com os professores e a partir da leitura e reflexão em cima do livro “Pedagogia da Autonomia”, de Paulo Freire, dado pela Unesc a cada docente.
“A Universidade está de parabéns por realizar um programa de Formação Continuada com seus professores e por abordar temáticas elaboradas por Paulo Freire. Foi como professor universitário que ele desenvolveu o seu método de alfabetização de adultos e suas pesquisas”, afirmou Streck.
Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, a Formação Continuada é um importante momento para o aperfeiçoamento da prática docente. “O programa tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica”, afirmou. Além dos professores e diretores das UNAs, estiveram presentes a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Bisognin Ceretta e a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Dalla Líbera Soratto.
As atividades do Programa de Formação Continuada ocorrem no período de recesso acadêmico e durante o ano letivo. Em 2013 diversas ações já foram desenvolvidas. Nesta etapa da formação continuada, a programação iniciou no dia 21 de maio com o 7º Seminário de Educação a Distância e encerrarão em amanhã.
Amanhã (24/7)
9h às 12h
Minicurso: A Práxis Docente em Contextos Digitais com o uso da Lousa Digital Interativa (LDI)
Ministrante: Ma. Elisa Netto Zanette, Ma. Graziela Fátima Giacomazzo
Local: Bloco XXI - A – Sala 6
14h às 18h
Minicurso: Pesquisa Qualitativa: pesquisa participante
Ministrante: Dra. Deise Luiza da Silva Ferraz (UFMG)
Local: Bloco XXI - A – Sala 07
19h às 22h
Palestra: Formação do Engenheiro
Ministrantes: Andrés Pesserl
Local: Bloco P – Sala 19
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 23 de julho de 2013 às 21:32Unesc divulga aprovados em Gestão Comercial a distância
A Unesc divulgou a lista dos aprovados no processo seletivo para o curso de graduação a distância de Tecnologia em Gestão Comercial. As matrículas para os aprovados ocorrem de quarta a sexta (24 a 26/7), por meio do pagamento do primeiro boleto e envio de documentos (ver edital 109/2013).
A graduação terá duração de dois anos e meio, com aulas ministradas todas as segundas-feiras à noite. Elas poderão ser assistidas presencialmente, online (ao vivo, através da Unesc Virtual) ou gravadas.
A Unesc já ingressa nesta modalidade com um dos melhores cursos do Brasil. A graduação em Tecnologia em Gestão Comercial é um dos 13 cursos avaliados pelo MEC com excelência, obtendo nota 5 no CPC (Conceito Preliminar do Curso).
Confira a lista de aprovados
Mais informações
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 23 de julho de 2013 às 10:00Diretor da UNA CSA assume cadeira na ACIC
O diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), professor Daniel Preve, assumiu ontem (22/7) a cadeira da Unesc na diretoria executiva da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma). A entidade congrega e representa as empresas privadas dos setores produtivos e de prestação de serviço localizadas em Criciúma e região.
“A indicação da Reitoria é de suma importância para a prospecção de oportunidades para potencializarmos as ações de ensino, pesquisa e extensão dos nossos cursos de graduação. Os alunos e professores podem contribuir nas ações da entidade, principalmente nas áreas de inovação e tecnologia", comentou Preve.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 23 de julho de 2013 às 14:21Projeto de professor e egresso da Unesc é aprovado em Salão de Inovação e Sustentabilidade
Madeira plástica reciclada e concreto reciclado. Esses são os ingredientes de um projeto de Mobiliário Urbano aprovado para o Salão de Inovação e Sustentabilidade, produzido por um professor e um egresso da Unesc. O coordenador do curso de Design da Unesc, designer João Rieth, e o ex-aluno e arquiteto Gabriel Goulart, vão expor a sua ideia durante a Feira Nacional do Empreendedor em Brasília, de 22 a 24 de agosto.
O projeto do Mobiliário Urbano de Criciúma foi selecionado com outros 10 projetos nacionais. Ele se insere no Programa de Revitalização de Centros Urbanos do SEBRAE e em Criciúma será implantado na Rua Pedro Benedett. Rieth foi convidado pelo SEBRAE para estar em Brasília para a abertura do Salão.
Concepção
A ideia foi concebida com madeira plástica reciclada de descarte de PET e concreto reciclado, provenientes da construção civil e demolições. Ela é composta por bancos de 1,8 metros por 1,5 metros, floreiras, lixeiras e suportes de programação visual. “O protótipo (que pode ser visto na foto) está em fase de avaliação e sua produção prevista para iniciar ainda em 2013”, explicou Rieth.
Pesquisa
A escolha do bloco de concreto para a estrutura do mobiliário se deu a partir dos resultados da pesquisa "Diagnóstico, gestão e utilização de agregados reciclados de construção e demolição da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC: uma visão científica e tecnológica do entulho como matérias-primas recicladas na inovação de materiais de construção", coordenada pelo professor Mário Ricardo Guadagnin e desenvolvido pelo engenheiro civil Fernando Pelisser e estudante Alex Luiz Alves. “Na elaboração do projeto, 35% é composto por agregados reciclados para uso em concretos, mantendo as características, como resistência mecânica e durabilidade”, comentou Rieth.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 23 de julho de 2013 às 10:57PPGCS tem defesa de tese sobre efeitos do ômega 3 na esquizofrenia
"Avaliação dos efeitos do ômega 3 sobre parâmetros comportamentais e bioquímicos de ratos Wistar submetidos ao modelo animal de esquizofrenia induzido por cetamina" é o tema do estudo que será defendido nesta quinta-feira (25/7) na Unesc. O doutorando do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Helder Lucas Chipindo apresenta sua tese na sala 26 do Bloco S, às 14 horas.
Chipindo terá em sua banca os professores doutores Alexandra Ioppi Zugno (orientadora), Patrícia Fernanda Schuck, Nelo Eidy Zanchi, Rodrigo Bainy Leal (UFSC) e Morgana Moretti (UFSC).
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 23 de julho de 2013 às 10:11
Newsletter
RSS