AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de professor e egresso da Unesc é aprovado em Salão de Inovação e Sustentabilidade

Projeto de professor e egresso da Unesc é aprovado em Salão de Inovação e Sustentabilidade
Ideia será uma das dez expostas na Feira Nacional do Empreendedor (Foto: Divulgação) Mais imagens

Madeira plástica reciclada e concreto reciclado. Esses são os ingredientes de um projeto de Mobiliário Urbano aprovado para o Salão de Inovação e Sustentabilidade, produzido por um professor e um egresso da Unesc. O coordenador do curso de Design da Unesc, designer João Rieth, e o ex-aluno e arquiteto Gabriel Goulart, vão expor a sua ideia durante a Feira Nacional do Empreendedor em Brasília, de 22 a 24 de agosto.

O projeto do Mobiliário Urbano de Criciúma foi selecionado com outros 10 projetos nacionais. Ele se insere no Programa de Revitalização de Centros Urbanos do SEBRAE e em Criciúma será implantado na Rua Pedro Benedett. Rieth foi convidado pelo SEBRAE para estar em Brasília para a abertura do Salão.

Concepção

A ideia foi concebida com madeira plástica reciclada de descarte de PET e concreto reciclado, provenientes da construção civil e demolições. Ela é composta por bancos de 1,8 metros por 1,5 metros, floreiras, lixeiras e suportes de programação visual. “O protótipo (que pode ser visto na foto) está em fase de avaliação e sua produção prevista para iniciar ainda em 2013”, explicou Rieth.

Pesquisa

A escolha do bloco de concreto para a estrutura do mobiliário se deu a partir dos resultados da pesquisa "Diagnóstico, gestão e utilização de agregados reciclados de construção e demolição da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC: uma visão científica e tecnológica do entulho como matérias-primas recicladas na inovação de materiais de construção", coordenada pelo professor Mário Ricardo Guadagnin e desenvolvido pelo engenheiro civil Fernando Pelisser e estudante Alex Luiz Alves. “Na elaboração do projeto, 35% é composto por agregados reciclados para uso em concretos, mantendo as características, como resistência mecânica e durabilidade”, comentou Rieth.

Fonte: Secom

23 de julho de 2013 às 10:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário