AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ensinamentos de Paulo Freire permeiam Formação Continuada

Ensinamentos de Paulo Freire permeiam Formação Continuada
“Ser Professor Universitário” foi tema de debate (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores da Universidade voltaram a se reunir hoje (23/7), em torno de atividades do Programa de Formação Continuada. A abertura do evento ocorreu às 19 horas, com o debate “Ser Professor Universitário na Visão de Paulo Freire”, ministrado pelo professor doutor Danilo Romeu Streck (Unisinos) e mediado pela professora doutora Janine Moreira Ementa (Unesc), que levantou questões sobre “A docência universitária e a formação profissional baseadas nos pressupostos de Paulo Freire”. A Formação do segundo semestre encerrará amanhã (24/7), com atividades nos três períodos.

O encontro iniciou na manhã de hoje com o minicurso “Pesquisa Qualitativa: Etnografia”, ministrado pela professora doutora Deise Luiza da Silva Ferraz (UFMG) e à tarde, com a oficina a “Base de Dados”, ministrada pelo professor doutor Erni José Seibel (UFSC).

Antes do início do debate, Streck apresentou um vídeo com a última entrevista concedida por Paulo Freire antes de morrer, em 1997. Nela, aspectos como educação e ensino foram abordados. A partir do vídeo, o palestrante propôs reflexões aos presentes e a mediadora apresentou questões elencadas pelas UNAs (Unidades Acadêmicas), formatadas durante encontros com os professores e a partir da leitura e reflexão em cima do livro “Pedagogia da Autonomia”, de Paulo Freire, dado pela Unesc a cada docente.

“A Universidade está de parabéns por realizar um programa de Formação Continuada com seus professores e por abordar temáticas elaboradas por Paulo Freire. Foi como professor universitário que ele desenvolveu o seu método de alfabetização de adultos e suas pesquisas”, afirmou Streck.

Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, a Formação Continuada é um importante momento para o aperfeiçoamento da prática docente. “O programa tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica”, afirmou. Além dos professores e diretores das UNAs, estiveram presentes a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Bisognin Ceretta e a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Dalla Líbera Soratto.

As atividades do Programa de Formação Continuada ocorrem no período de recesso acadêmico e durante o ano letivo. Em 2013 diversas ações já foram desenvolvidas. Nesta etapa da formação continuada, a programação iniciou no dia 21 de maio com o 7º Seminário de Educação a Distância e encerrarão em amanhã.

Amanhã (24/7)

9h às 12h
Minicurso: A Práxis Docente em Contextos Digitais com o uso da Lousa Digital Interativa (LDI)
Ministrante: Ma. Elisa Netto Zanette, Ma. Graziela Fátima Giacomazzo
Local: Bloco XXI - A – Sala 6

14h às 18h
Minicurso: Pesquisa Qualitativa: pesquisa participante
Ministrante: Dra. Deise Luiza da Silva Ferraz (UFMG)
Local: Bloco XXI - A – Sala 07

19h às 22h
Palestra: Formação do Engenheiro
Ministrantes: Andrés Pesserl
Local: Bloco P – Sala 19

Fonte: Secom

23 de julho de 2013 às 21:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário