PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Oficina Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo

Oficina Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo
Mais imagens

No dia 3 de outubro, aconteceu uma oficina sobre “Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo”, ofertada pela aluna de Estágio-Pós-Doutoral do PPGE, Carla Melo da Silva.

Na oportunidade, foram discutidos alguns aportes teóricos que subsidiam as análises narrativas. Entre eles o sociolinguista de William Labov e o Filosófico Walter Benjamin e Hans George Gadamer.

A atividade foi desenvolvida na disciplina obrigatória do Mestrado “Teoria e Método na Pesquisa em Educação” ministrada pelos professores Doutores Matheus Bernardo Silva, Rafael Rodrigo Mueller e Vidalcir Ortigara.

03 de outubro de 2023 às 16:38
Compartilhar Comente

Coordenador adjunto do PPGE participa do 1º encontro de 2023 - FORPREd - Fórum Sul

Coordenador adjunto do PPGE participa do 1º encontro de 2023 - FORPREd - Fórum Sul
Mais imagens

O Prof. Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt, coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE participou do 1º encontro de 2023 - FORPREd - Fórum Sul, realizado nos dias 24 e 25 de agosto de 2023, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), cidade de Porto Alegre - RS. O referido encontro promoveu a integração dos Programas de Pós-Graduação da Região Sul, a partir das discussões dos temas emergentes no processo de avaliação quadrienal. Dentre os temas, foi abordado o levantamento de demandas dos PPGS em Educação a serem apresentadas ao Prof. Dr. Angelo Ricardo de Souza, Coordenador de Área da Educação da Capes. Outros aspectos da avaliação quadrienal foram tratados com destaque ao preenchimento da Plataforma Sucupira, o Acompanhamento de Egressos e a Auto-avaliação na Pós-Graduação.

28 de agosto de 2023 às 14:23
Compartilhar Comente

Fórum do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC

Na tarde de terça-feira, 23 de maio de 2023, tivemos o primeiro Fórum do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC. Esse encontro foi conduzido pelos professores Dra. Ângela Cristina Di Palma Back e Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt, coordenadores do PPGE, contou com a participação de alguns professores, estudantes e egressos dos cursos de mestrado e doutorado em Educação da Unesc.

Os coordenadores compartilharam alguns dos processos constitutivos do programa, como as dinâmicas de pesquisa, produção e publicação acadêmico-científica, além de alguns detalhes sobre a avaliação da CAPES, na qual a produção discente se destacou como um desafio para os discentes matriculados e também para os egressos, enquanto programa. Destaca-se, portanto, que o evento é constitutivo da própria autoavaliação que o PPGE vem conduzindo, desde os primeiros encontros visando ao planejamento estratégico.

Segundo os alunos, especificamente os representantes discentes – Márcia Dal Toé Nazário Bardini (doutoranda) e Guilherme Orestes Canarim (mestrando), essa foi uma oportunidade ímpar, para aprendermos mais sobre o programa e nossa participação enquanto discentes. “Fóruns como esse podem oferecer uma plataforma para discutir questões importantes, como as políticas do programa, a estrutura curricular, os ensejos de pesquisa, a orientação acadêmica e outros aspectos relevantes para a nossa formação acadêmica, profissional e subjetiva”.

Ainda com base no depoimento da liderança estudantil:  “foi uma boa ocasião para nos conectarmos com outros estudantes e professores do programa. Consideramos importante estar presentes e participar desses eventos para aproveitar ao máximo a experiência de pós-graduação stricto sensu”

Destacam-se alguns desdobramentos do fórum, conforme organização estudantil:

Encaminhamos por intermédio da Vanessa, secretária do programa, o link de convite para todx estudantes, para ampliar um grupo de WhatsApp já existente, visando a incluir todx na discussão. (Esse grupo já conta com 64 participantes)

Partindo dos apontamentos do tópico “Dado o exposto, quais ações? Nesse momento, estamos fazendo nossa própria autoavaliação”. Elaboramos alguns primeiros objetivos, metas e ações a serem propostos para todx estudantes do referido grupo.

02 de junho de 2023 às 08:20
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação - Pedro Gabriel Ambrósio

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestrando: Pedro Gabriel Ambrósio

Título: Lógicas formal e dialética em sistemas de ensino de matemática

Banca Examinadora:

Prof.  Dr. Vidalcir Ortigara (Orientador – UNESC)

Prof.  Dr. William Casagrande Candiotto (Membro – UNIBAVE)

Prof.  Dr.  Alex Sander da Silva (Membro – UNESC)

Data: 28 de abril de 2023

Horário: 14h

Local: Bloco “P” sala 104

RESUMO

Esta dissertação buscou responder ao seguinte problema: como os elementos conceituais da lógica – formal ou dialética – se manifestam em duas organizações de ensino de Matemática, especificamente, da Matemática Moderna e do sistema Elkonin-Davídov? Assim, o estudo teve como objetivo geral analisar as manifestações lógicas peculiares às bases das organizações de ensino citadas. Tal objetivo geral engendrou três específicos: (i) caracterizar os principais elementos das lógicas formal e dialética; (ii) compreender a esfera lógica na organização das duas concepções de ensino da Matemática; e (iii) demonstrar o sentido da superação da lógica formal pela dialética. Nesse sentido, o texto progride, após a introdução, para o capítulo 2 – Lógica formal e Lógica dialética –, o capítulo 3 – Sistemas de ensino da Matemática Moderna e Elkonin-Davídov – e, o capítulo 4 – Considerações finais. Como resultados, evidenciou-se os elementos de ambas as lógicas, bem como suas manifestações nos sistemas de ensino de Matemática, a lógica formal no da Matemática Moderna e a lógica dialética no de Elkonin-Davídov, além disso, é explicitado a maneira em que um sistema supera o outro.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Lógica dialética. Atividade de Estudo. Ensino desenvolvimental.

26 de outubro de 2023 às 11:13
Compartilhar Comente

Visitas ao Memorial Menino Jesus e Museu da Escola Catarinense em Florianópolis

Membros do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) que participam do Estudo Orientado “Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em história da educação” coordenado pela professora Dra. Giani Rabelo (PPGE/UNESC) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Criciúma visitaram dois espaços de preservação do patrimônio educativo de Santa Catarina na última sexta-feira (25/11/2022). Na ocasião tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial Menino Jesus e o Museu da Escola Catarinense, ambos situados na cidade de Florianópolis.
O Memorial do Centro Educacional Menino Jesus é um museu privado vinculado à Associação de Pais e Professores do CEMJ. O Memorial foi criado através do Decreto nº 26 de 08 de abril de 2005 da Associação das Irmãs Franciscanas de São José. Foi criado em 2005 durante às comemorações do cinquentenário do CEMJ, sob a coordenação geral da Irmã Oneide Barbosa Coelho. O Memorial do CEMJ com a finalidade de salvaguardar ressaltar a importância do acervo histórico e cultural que retrata a trajetória da escola.
O Memorial está situado em um imóvel construído no início do século XX e por seus valores culturais, históricos e arquitetônicos importantes para a sociedade é reconhecido enquanto patrimônio cultural e está inserido em Área de Preservação Cultural (APC-1). Ele faz parte do conjunto tombado pelo Decreto Municipal nº 270/86, com classificação P2 (vide Decreto Municipal nº 521/89). Tem como missão pesquisar, preservar e comunicar a trajetória do Centro Educacional Menino Jesus e seu valor distinto no panorama da educação catarinense pela utilização da metodologia montessoriana.
Já o Museu da Escola Catarinense- MESC foi criado junto ao Centro de Ciências da Educação da UDESC em novembro de 1992 e entrou em funcionamento a partir de 1993. Configura-se como um espaço de preservação do patrimônio educativo e cultural do estado de Santa Catarina e como centro de apoio à pesquisa científica.
A edificação que o abriga tem um alto valor para a paisagem urbana e está localizada no centro histórico de Florianópolis, rodeada por várias construções que datam da colonização. O edifício, à época abrigou a Escola Normal Catarinense inaugurada em 1926. Atualmente apresenta salas de exposição com acervo permanente e exposições temporárias.

O MESC funciona como um centro cultural e oferece exposições de artes plásticas e de outras naturezas, cursos, oficinas, workshops, apresentações cênicas e musicais, bem como eventos culturais de forma ampla. Sua coordenação está sob responsabilidade da professora Profª Sandra Makowiecky. 

”Estas visitas representaram para os membros do GRUPEHEME e da SME um conhecimento técnico sobre a organização destes espaços de preservação do patrimônio educativo, bem como apontou a possibilidade de futuras parcerias no tocante à pesquisas no campo da história da educação”, argumenta a professora Giani Rabelo.

28 de novembro de 2022 às 15:10
Compartilhar Comente