PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Saída de campo para o reconhecimento e mapeamento das antigas Escolas Isoladas

Entre ruínas, cacos, edificações em degradação e algumas que sobreviveram as mudanças dos processos educacionais, o Grupo de Pesquisas História e Memória da Educação-GRUPEHME pode iniciar os estudos sobre a constituição da escolarização pública primária no território que formava no início do século XX o Distrito de Morretes. Hoje comunidades rurais pertencentes aos municípios de Maracajá e Araranguá, estando a maioria situadas a margem esquerda do rio Araranguá.
A saída de campo realizada na última sexta-feira, dia  11/11/2022,  foi motivada pelo interesse de pesquisa para tese de Doutorado em Educação (PPGE-UNESC) da professora Odécia Almeida de Souza da Silva, orientada pela Professora Dra. Giani Rabelo coordenadora do GRUPEHME.
O Departamento de Cultura da Prefeitura de Araranguá prestou apoio técnico para o grupo, destinando o professor Valdemar Hahn Junior para acompanhar a rota de identificação das escolas isoladas e compartilhar as informações sobre a situação legal dos imóveis.
Ao visualizar a realidade de cada escola e as características sociais, econômicas e culturais do seu entorno, o grupo de pesquisadoras pode refletir entre outros aspectos, sobre a relevância da instituição para a instrução primária do contingente populacional da região, assim quem seriam os (as) professores (as), quais as dificuldades enfrentadas, como os modelos educacionais foram recebidos e aplicados nesses espações.
Estudos sobre a presença das escolas isoladas/multisseriadas dentro da perspectiva da história da educação carecem de maior aprofundamento e dedicação dos pesquisadores da área, visando assim, desvelar a importância e as especificidades destes estabelecimentos frente aos projetos nacionais de expansão da escola pública.
Pesquisa também pode ser feita no coletivo, principalmente quando um grupo de pesquisa (Grupehme) acolhe, dialoga e integra diferentes temas que entre si refletem e anunciam questões educacionais de alta relevância história e social.
Estiveram presentes na saída de campo as professoras Giani Rabelo, Michelle Maria Stakonski Cechinel, Odecia Almeida de Souza da Silva, Cintia Gonçalves Martins, Maria Aparecida Casagrande e Amalhene Baesso Reddig, além da acadêmica do Curso de História e bolsista Maríndia Scarpari Pereira.

16 de novembro de 2022 às 09:18
Compartilhar Comente

IV Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

Aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de agosto o IV Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC, que teve como tema, neste ano, a “Educação e os movimentos migratórios”. Foram 3 dias de intensas atividades acadêmicas, científicas e culturais que oportunizaram a socialização dos conhecimentos de professores e pesquisadores das redes municipal e estadual de ensino e de 15 universidades brasileiras.

Foram realizadas três mesas-redondas e uma roda de conversa organizadas pelas linhas de pesquisa do PPGE: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos” e “Educação, Linguagem e Memória”.

A primeira mesa-redonda, que debateu o tema “Cidadanias, nacionalidades e migrações: um olhar antropológico”, contou com a presença da Profa. Dra. Maria Catarina Chitolina, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A mediação da atividade foi realizada pelo Prof. Dr. Alex Sander da Silva (PPGE/UNESC).

A segunda mesa-redonda, mediada pelo Prof. Dr. Gildo Volpato (PPGE/UNESC), contou com a participação da Profa. Dra. Michelle Stakonski Cechinel, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, e discutiu o tema “Deslocamentos e diálogos interculturais: as migrações africanas em Criciúma”.

A terceira mesa-redonda, com o tema “Educação e Acolhimento de Mulheres Migrantes”, contou com a presença da Profa. Dra. Glaucia de Oliveira Assis, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e foi mediada pelo professor Carlos Renato Carola do (PPGE/UNESC).

O evento foi ocasião também para a realização do II Encontro de Egressos do PPGE/UNESC, organizado pelas mestrandas Emilly Vicente de Freitas e Silvana Mazzuquello Teixeira e pela doutoranda Cátia Elaine Alves Constante.

O encerramento do evento deu-se com a Roda de conversa com os migrantes, que debateu a questão das “Crianças migrantes e sua integração nas escolas da região”. A atividade foi mediada pelas professoras do PPGE/UNESC Ângela Cristina Di Palma Back e Janine Moreira e pela doutoranda Dayane Cortez.

Ao todo, foram apresentados 80 trabalhos nas sessões de comunicação que ocorreram nos três dias do evento, configurando um importante momento para a socialização de pesquisas conduzidas nos mais diferentes espaços de produção intelectual.

01 de setembro de 2022 às 11:18
Compartilhar Comente

IV Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

IV Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos
Mais imagens

Prezados/as,

O Programa de Pós-Graduação em Educação por meio da Comissão Organizadora tem a honra de convidá-los/as para o IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2022, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Campus Sede em Criciúma – Santa Catarina, nesta edição, com o tema EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS.

Trata-se de um espaço de debate importante para pesquisares/as, acadêmicos/as e profissionais ligados, direta ou indiretamente à educação, motivados/as e interessados/as em problematizar a educação. O tema dos deslocamentos migratórios está na ordem do dia e, embora os estados-nações busquem recrudescer suas fronteiras a partir de práticas de securitização e de criminalização dos descolamentos humanos, sustentando discursos que fortalecem a divisão entre “eu” e “outro”, entre “pertencimento” e “não pertencimento”, entre “nós” e “eles”, a mobilidade, os movimentos transnacionais e os fluxos de pessoas têm apenas aumentado, reconfigurando as paisagens urbanas, econômicas, culturais e, por conseguinte, também educacionais.

O evento se propõe, ainda, a apresentar os resultados dos estudos que têm sido produzidos no PPGE/UNESC, dentro de suas três Linhas de Pesquisa: Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos, Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação, Linguagem e Memória. Trata-se, em outras palavras, de uma ocasião oportuna para discussões sobre metodologias, referencias teóricos e o estado da arte da pesquisa em educação no âmbito das linhas de pesquisa do PPGE/UNESC.

Por entendermos que se trata de um debate importante no meio educacional, gostaríamos de convidá-los/as para participar do evento.

Mais informações: https://doity.com.br/4secpe/

22 de agosto de 2022 às 14:20
Compartilhar Comente

Visita ao Instituto Cultural Rua do Fogo

No último sábado, 25 de junho de 2022, acadêmicos/as e professores/as do Programa de Pós-Graduação em Educação, além de representantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e graduandos/as vinculados a grupos de pesquisa, visitaram o Instituto Cultural Rua do Fogo, situado na comunidade rural de Novo Horizonte em Santa Rosa do Sul, coordenado pela escritora e professora doutora Eliane Debus (UFSC) e pelo professor Dr. Zeca Debus. 
A instituição inaugurada oficialmente no mês de março de 2022, foi idealizada como um espaço comunitário de democratização do acesso a diferentes manifestações culturais como a arte, o teatro, a literatura e a música. Tornando-se assim, um espaço de preservação e divulgação das culturas e identidades locais e regionais.  
Desde a sua inauguração, o instituto tem mobilizado a região com ações de fruição artístico-culturais, nesta oportunidade, abriu suas portas para receber o escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes, que além de apresentar algumas de suas obras, expos parte de sua trajetória de vida e de sua constituição como sujeito escritor diante do cenário político, econômico e cultural de seu país.
Durante o evento os participantes puderam também conhecer a estrutura e o funcionamento do instituto, além dos seus projetos futuros de inclusão social e cultural.

28 de junho de 2022 às 13:39
Compartilhar Comente

Lançamento do livro "Em Defesa da Liberdade" de Timothy Snyder

Lançamento do livro
Mais imagens

Acaba de ser lançado pela Edufsc o livro "Em Defesa da Liberdade", de Timothy Snyder, organizado pelos professores Fabio Lopes da Silva (UFSC) e André Cechinel (UNESC).

O livro reúne sete palestras e uma entrevista que resumem os últimos dez anos de investigações históricas conduzidas por Timothy Snyder. Por meio desse conjunto de textos cuidadosamente selecionados e traduzidos, pode-se ter uma boa ideia do conteúdo de outros três magníficos livros de Snyder, todos publicados no Brasil: Terras de Sangue (2010), Terra Negra (2013) e Na contramão da liberdade (2019).

Para adquiri-lo, clique no link abaixo:

Mais informações: https://livraria.ufsc.br/produto/1247/em-defesa-da-liberdade--ensaios-sobre-a-tirania-moderna

19 de abril de 2022 às 16:05
Compartilhar Comente