PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Visitas ao Memorial Menino Jesus e Museu da Escola Catarinense em Florianópolis

Membros do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) que participam do Estudo Orientado “Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em história da educação” coordenado pela professora Dra. Giani Rabelo (PPGE/UNESC) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Criciúma visitaram dois espaços de preservação do patrimônio educativo de Santa Catarina na última sexta-feira (25/11/2022). Na ocasião tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial Menino Jesus e o Museu da Escola Catarinense, ambos situados na cidade de Florianópolis.
O Memorial do Centro Educacional Menino Jesus é um museu privado vinculado à Associação de Pais e Professores do CEMJ. O Memorial foi criado através do Decreto nº 26 de 08 de abril de 2005 da Associação das Irmãs Franciscanas de São José. Foi criado em 2005 durante às comemorações do cinquentenário do CEMJ, sob a coordenação geral da Irmã Oneide Barbosa Coelho. O Memorial do CEMJ com a finalidade de salvaguardar ressaltar a importância do acervo histórico e cultural que retrata a trajetória da escola.
O Memorial está situado em um imóvel construído no início do século XX e por seus valores culturais, históricos e arquitetônicos importantes para a sociedade é reconhecido enquanto patrimônio cultural e está inserido em Área de Preservação Cultural (APC-1). Ele faz parte do conjunto tombado pelo Decreto Municipal nº 270/86, com classificação P2 (vide Decreto Municipal nº 521/89). Tem como missão pesquisar, preservar e comunicar a trajetória do Centro Educacional Menino Jesus e seu valor distinto no panorama da educação catarinense pela utilização da metodologia montessoriana.
Já o Museu da Escola Catarinense- MESC foi criado junto ao Centro de Ciências da Educação da UDESC em novembro de 1992 e entrou em funcionamento a partir de 1993. Configura-se como um espaço de preservação do patrimônio educativo e cultural do estado de Santa Catarina e como centro de apoio à pesquisa científica.
A edificação que o abriga tem um alto valor para a paisagem urbana e está localizada no centro histórico de Florianópolis, rodeada por várias construções que datam da colonização. O edifício, à época abrigou a Escola Normal Catarinense inaugurada em 1926. Atualmente apresenta salas de exposição com acervo permanente e exposições temporárias.

O MESC funciona como um centro cultural e oferece exposições de artes plásticas e de outras naturezas, cursos, oficinas, workshops, apresentações cênicas e musicais, bem como eventos culturais de forma ampla. Sua coordenação está sob responsabilidade da professora Profª Sandra Makowiecky. 

”Estas visitas representaram para os membros do GRUPEHEME e da SME um conhecimento técnico sobre a organização destes espaços de preservação do patrimônio educativo, bem como apontou a possibilidade de futuras parcerias no tocante à pesquisas no campo da história da educação”, argumenta a professora Giani Rabelo.

28 de novembro de 2022 às 15:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário