Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

GENINT/UNESC COM TRABALHOS APROVADOS NO 32 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇAO

GENINT/UNESC COM TRABALHOS APROVADOS NO 32 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇAO
Mais imagens

Os membros do GP Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC aprovaram trabalho no 32o. Congresso Internacional de Administração a ser realizado nos dias 30.09 a 04/10/2019 em Ponta Grossa - PR.

Trabalhos aprovados:

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA INDÚSTRIA 4.0 NO ÂMBITO DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR DA UNESC - André Leopoldo, Júlio Cesar Zilli, Patrícia de Sá Freire, Adriana Carvalho Pinto Vieira e Estela Boiani

A CHINA NO CONTEXTO INTERNACIONAL SOB A ÓTICA DE EXECUTIVOS INTERNACIONAIS - Ramisia Caetano, Júlio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Patrícia de Sá Freire e Estela Boiani

LEI MAQUILA (1.064/97): UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO PARAGUAI - Bibiana Motta, Júlio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Patrícia de Sá Freire e Debora Volpato

O PROCESSO SUCESSÓRIO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUL DE SANTA CATARINA – BRASIL - Isabele Bergmann, Júlio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Patrícia de Sá Freire e Debora Volpato

Todos os trabalhos poderão ser acessados diretamente nos anais do evento.

Parabenizamos a todos os envolvidos pelo trabalho em equipe.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 18 de setembro de 2019 às 11:36
Compartilhar Comente

GENINT/UNESC COM ARTIGO APROVADO NO CIKI 2019

GENINT/UNESC COM ARTIGO APROVADO NO CIKI 2019
Mais imagens

Os membros do GP Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC aprovaram trabalho no IX Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação - CIKI 2019 a ser realizado nos dias 07 e 08/11/2019 em Porto Alegre - RS.

Trabalho aprovado:

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A GOVERNANÇA CORPORATIVA

Autores: Júlio Cesar Zilli, Tatiana Witmann, Patricia de Sá Freire, Graziela Brezolin e Estela Boiani

Este artigo tem por objetivo apresentar as contribuições da Gestão do Conhecimento para a Governança Corporativa, de maneira a apoiar sua melhor compreensão e identificar as lacunas de conhecimento para embasar futuras pesquisas na área. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica, por meio de uma revisão da literatura utilizando os dois constructos conjuntamente. Com a base de dados Scopus identificou-se 65 publicações. A partir da leitura dos resumos, títulos e palavras-chave foram identificadas as publicações que estavam aderentes ao objetivo da pesquisa. Dentre as contribuições da Gestão do Conhecimento para a Governança Corporativa destacam-se aquelas relacionadas à melhoria de processos e desempenho organizacionais, gerenciamento integrado de informações, gestão de pessoas, transparência e gestão de risco.

SOBRE O CIKI 2019:

Com o tema "Estratégias em Fatores Humanos para Transformação Digital e Resiliência", a 9ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI) realiza-se em 7 e 8 de novembro de 2019, na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O evento itinerante é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) e já passou por Brasil, Espanha, Equador, Colômbia e México. O objetivo do ciKi é dar visibilidade a novas teorias, métodos e técnicas de Gestão do Conhecimento e da Inovação. Neste ano, o congresso tem no Parque Científico e Tecnólogico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc/PUCRS) um ambiente interdisciplinar, de interação entre pesquisadores, com discussões sobre teorias, metodologias, técnicas, ferramentas e experiências para o desenvolvimento e a aplicação de engenharia, mídias do conhecimento e inovação.

Parabéns a todos os envolvidos!!!

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 18 de setembro de 2019 às 11:25
Compartilhar Comente

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DO PORTO DE IMBITUBA

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DO PORTO DE IMBITUBA
Mais imagens

O desenvolvimento socioeconômico da região Sul do Estado de Santa Catarina e do próprio porto de Imbituba, é historicamente relacionado com a exploração e escoamento da produção de carvão. Até o início da década de 1990, o porto passou a expandir-se com investimentos governamentais, vinculados diretamente ao completo carbonífero.

O porto de Imbituba que até o final dos anos de 1980 estava voltado exclusivamente para a movimentação de carvão, utilizando toda a sua capacidade e estrutura portuária, sofreu na década de 1990, juntamente com o complexo carbonífero do Sul de Santa Catarina, as políticas neoliberais da época. Com o término dos embarques de carvão, o porto precisou buscar novas alternativas de diversificação e parcerias, utilizando-se da Lei de Modernização dos Portos (Lei nr. 8.630/93).

Desta forma, destaca-se uma síntese da trajetória da movimentação e formação do complexo carbonífero com a participação efetiva do porto de Imbituba.

1884-1946:

Complexo: Minas, ferrovia e porto. Operações da Ferrovia Dona Tereza Cristina no transporte do carvão por meio do porto de Laguna (exportando carvão) e Imbituba.

Caracterísica: Estrutura direcionada para o início da movimentação de carvão.

1946-1965

Complexto: Minas, ferrovia, lavador de Capivari e porto. Estrutura-se o Lavador de Capivari, com o objetivo de beneficiar o carvão destinado às siderúrgicas. Em 1946 entra em operação CSN, extraindo a fração metalúrgica do carvão sul catarinense.

Caracterísica: Movimentação e beneficiamento do carvão. A movimentação do carvão via cabotagem representava 92,92%. Inicia-se a formação de uma estrutura voltada para o aproveitamento completo do carvão.

1965-1978

Complexo: Minas, ferrovial, lavador de Capivari, termoelétrica e porto. Entra em operação a Usina Termoelétrica Jorge Lacerda, fornecendo energia elétrica para grande parte de Santa Catarina.

Caracterísica: Além da siderurgia, também era aproveitado o carvão-vapor (energético). O carvão representada 93,39% da movimentação, com um pequeno incremento da navegação de longo curso.

1978-1990/94

Complexo: Minas, ferrovia, lavador de Capivari, termoelétrica, carboquímica e porto. Entra em operação em 1979 a Indústria Carboquímica Catarinense (ICC).

Caracterísica: Com um complexo praticamente montado, aproveitava-se também o rejeito piritoso do carvão (ácido sulfúrico – fosfórico), destinado à indústria de fertilizantes. A movimentação do carvão atinge os maiores picos, com drástica redução nos anos de 1990 (início do desmonte do complexo carbonífero). Última movimentação do carvão em 1993.

1994-2015

Complexo: Minas, ferrovia e termoelétrica. CSN fecha as unidades de extração de carvão e a ICC é desativada. A Termoelétrica é privatizada.

Caracterísica: Desmonte parcial, pois as minas continuam fornecendo carvão para a Termoelétrica, com transporte ferroviário. O porto de Imbituba experimentou uma forte crise, ficando com alta capacidade ociosa. O porto encontra-se em processo de reestruturação para atender a demanda de carga conteinerizada, com uma nova forma de gestão, agora vinculada ao governo do Estado de Santa Catarina.

Saiba mais acessando o artigo:

file:///C:/Users/genint/Desktop/33142-155934-1-PB.pdf

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 11 de maio de 2019 às 12:11
Compartilhar Comente

IX SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

IX SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Mais imagens

Membros do GP GENINT/UNESC aprovaram quatro artigos na IX SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA a ser realizado nos dias 22 a 26 de outubro em Criciúma - SC.

A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) é o evento institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2018, o tema da IX SCT UNESC, alinhado com a temática da Semana Nacional, é "Ciência para a Redução das Desigualdades".

Artigos aprovados:

1. Desafios da Sucessão e do Planejamento Sucessório de uma empresa Vitivinícola da região dos Vales da Uva Goethe de autoria de Júlio Cesar Zilli, Rafael Rabelo da Silva, Rafael Rabelo da Silva, Michele Domingos Schneider e Adriana Carvalho Pinto Vieira.

2. Viabilidade de adesão ao regime aduaneiro especial DRAWBACK: estudo de caso em uma cerealista do Sul de Santa Catarina de autoria de Julio Cesar Zilli e Sheila Menegon Fabris.

3. Atos Internacionais Bilaterais Vinculados à Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica: um Estudo no Âmbito do Ministério das Relações Exteriores de autoria de Julio Cesar Zilli e Mariana Dutra Albino.

4. A Dinâmica e as perspectivas da indicação de procedência dos vales de uva Goethe como instrumento rural, territorial e socioeconômico no Sul de Santa Catarina de autoria de  Julio Cesar Zilli, Julia Antunes de Souza, Michele Domingos Schneider e Adriana Carvalho Pinto Vieira.

Os artigos em sua integra poderão ser acessados diretamente na página dos Anais do evento.

Parabéns a todos pelo trabalho colaborativo.

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 10 de outubro de 2018 às 17:43
Compartilhar Comente

ARTIGOS APROVADOS - II CONGRESSO SUL CATARINENSE DE ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR

ARTIGOS APROVADOS - II CONGRESSO SUL CATARINENSE DE ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR
Mais imagens

Membros do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT aprovaram os seguintes artigos completos no II CONGRESSO SUL CATARINENSE DE ADMINISTRAÇÃO E COMÉCIO EXTERIOR que será realizado nos dias 20 e 21 de junho de 2018.

1. O PROCESSO DE EXPANSÃO DO CANAL DO PANAMÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DESCRITIVA (Rosani Martins Martins, Júlio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Débora Volpato)

2. ESTRATÉGIAS EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS: FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DE UMA TRADING COMPANY (Rebecca Marconi Peres, Júlio César Zilli)

3. ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ESTUDO APLICADO EM UMA GALERIA DE OBRAS DE ARTE NO BRASIL (Janete Aparecida da Silva Santiago, Graziela Breitenbauch de Moura, Julio Cesar Zilli )

4. AS RELAÇÕES COMERCIAIS BRASILEIRAS COM PAÍSES EM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO (Diego Daros Ducioni, Júlio Cesar Zilli, Patrícia de Sá Freire,Adriana Carvalho Pinto Vieira).

Desejamos um excelente evento a todos.,

Por: Julio Cesar Zilli - GENINT 19 de junho de 2018 às 22:39
Compartilhar Comente