Direito

Egressos da Unesc são destaque na Startup Show

Egressos da Unesc são destaque na Startup Show
Mais imagens

A startup WiZED é uma das 27 finalistas da maior competição de Startups do Brasil

A semana inicia com grandes expectativas dos sócios da startup criciumense WiZED – Seu evento inteligente. A empresa criada por Luís Felipe Cardoso Fabris, Rodolfo Gaidzinski, Eduardo Mazzuco Cividini e Rodrigo Búrigo, foi selecionada para a um dos concursos mais importantes de startups do país, sendo a única de Santa Catarina das mais de 300 inscritas no programa. A WiZED classificou-se entre as 27 que estão na primeira fase da Startup Show e nesta semana terá seu case apresentado, no qual poderá ser votado pelo público a partir de quinta-feira, no site www.startupshow.com.br. Entre os critérios a serem avaliados estão a ideia, inovação, funcionamento, impacto social e equipe. 

Luís Felipe e Rodolfo são formados em Administração de Empresas pela Unesc. Eduardo é advogado, também formado pela Unesc e Rodrigo é graduado no curso de Ciência da Computação da Unesc. Juntos, desenvolveram um sistema para eliminar a fraude de ingressos e solucionar diversas dores de quem frequenta e de quem organiza eventos. A WiZED trabalha com um modelo de negócio único no Brasil e com poucos similares pelo mundo. O site de compra e venda de ingressos utiliza a tecnologia Blockchain (tecnologia trazida pelo Bitcoin em 2009) e por este motivo, a venda se torna 100% segura, sem risco de fraudes. A empresa permite ao cliente acessar o site e fazer o cadastro do seu evento totalmente ‘‘self service’’ e automatizado, de modo que o cliente cria o evento diretamente no site da WiZED. Ao adquirir o ingresso, o comprador recebe um QRCode que deve ser apresentado no evento, sem necessidade do ingresso impresso. Além deste método gerar benefícios sociais e ambientais, também traz a facilidade de pagamento com 22 criptomoedas do mercado (Bitcoin, Litecoin, Ethereum) juntamente com os meios tradicionais (cartão de crédito e débito).

Para a reitora da universidade, Luciane Ceretta, é um orgulho ver egressos com tanto sucesso. “Não só a Unesc, mas eu particularmente, estou muito feliz em ver esses nossos ex-alunos tão bem no mercado de trabalho, e o melhor: criando, inovando, sendo empreendedores. Isso é algo que sempre incentivamos dentro da nossa comunidade acadêmica. Eles estão fazendo a verdadeira diferença na sociedade”, se alegra a reitora.

''Foi uma conquista muito grande para nós termos sido selecionados, tendo em vista que estávamos ao lado de grandes projetos de todo o Brasil. Com certeza nos renderá bons frutos", acredita Luís Felipe Cardoso Fabris, um dos sócios e responsável pela área administrativa e comercial da WiZED. Até o final do concurso, que acontece em dezembro, a cada semana três empresas competem, onde uma é escolhida por votação do público no site https://startupshow.com.br e análise de jurados.

Para conhecer a solução de Luís Felipe e seus sócios, é só acessar: www.wized.com.br (eventos) e www.wized.info (explicativo). #empreendedorismo
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 30 de setembro de 2018 às 23:39
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Direito recebe Marcelo Pertille

Semana Acadêmica de Direito recebe Marcelo Pertille
Noite de quarta-feira (26/9) contou ainda com lançamento de livro (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A 23ª edição da Semana Acadêmica do Curso de Direito da UNESC teve mais uma noite de compartilhamento de conhecimento nesta quarta-feira (26/9). O terceiro dia de atividades do evento, contou com a palestra de Marcelo Pertille, Doutorando e Mestre em Ciências Criminais (PUC/RS), Especialista em Direito Processual Penal (UNIVALI), Especialista em Direito Público (UNIVALI), Professor universitário, Coordenador do Rico Domingues Jurídico e Advogado. Marcelo abordou o tema "Direito Penal Constitucional e a Legitimidade do Poder de Punir."

A responsável pela mediação do evento foi a acadêmica Amanda Costamilan. Vice-presidente do CA (Centro Acadêmico) do curso e membro do Grupo de Criminologia Crítica.

A noite contou ainda com o lançamento do livro “Sistema penal e juventude: da politica social à politica penal desde o discurso da juventude privada da liberdade”, de autoria do professor da Unesc Jackson da Silva Leal. O autor é Professor Permanente do PPGD, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor de Criminologia, coordenador do Grupo Criminologia Critica Latino-americana da Universidade e co-líder do Grupo Pensamento Jurídico Critico Latino-Americano (UNESC), membro da rede de pesquisa Grupo Brasileiro de Criminologia Critica; desenvolve pesquisas e projetos tanto em nível de graduação quanto pós-graduação acerca da questão criminal com foco na realidade latino-americana, transitando por áreas como Direitos Humanos na interface com a questão Criminal. Jackson abriu o evento, realizado no Auditório Ruy Hülse, tratando sobre o tema central do seu livro, fruto da pesquisa realizada enquanto mestrando.

A edição de 2018 da Semana Acadêmica de Direito tem como principal tema os 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A programação segue até sexta-feira e pode ser conferida aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de setembro de 2018 às 14:06
Compartilhar Comente

Direito à saúde é debatido em Semana Acadêmica

Direito à saúde é debatido em Semana Acadêmica
Debate ocorreu na manhã desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"Nunca fomos tão incluídos como somos hoje. Nunca tivemos tantos direitos quanto temos hoje. O grande problema é, que ter direitos não significa efetivar direitos. Mas, se temos o direito e ele não é efetivado, na verdade o que vivemos é o paradoxo da exclusão. Hoje todos temos direito à saúde, pública, gratuita e de boa qualidade, o que é uma grande inovação. Evoluímos com a Constituição, mas de que modo esses direitos estão se tornando políticas públicas?”. A reflexão é da professora doutora e coordenadora do mestrado em Direitos Humanos do Uniritter (Centro Universitário Ritter dos Reis), Sandra Regina Martini, que esteve na Unesc na manhã desta quarta-feira (26/9), para a Semana Acadêmica de Direito.

Segundo Sandra, a partir do momento em que é dito que todos possuem o direito à saúde, como a Constituição Brasileira aborda, é preciso que o Estado instrumentalize meios para assegurar isso.

Sandra participou da palestra “O Direito à Saúde na Constituição de 1988: Avanços e Retrocessos”, juntamente com o coordenador adjunto do Mestrado em Direito da Unesc, o professor doutor em Direito Reginaldo de Souza Vieira. Durante o debate, os professores falaram também da necessidade do Direito em estar conectado às outras áreas e saberes.

A palestra contou ainda com a presença da reitora da Unesc, Luciane Ceretta.

Saiba mais sobre a Semana Acadêmica

Lançamento de livro

Durante o evento, o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, fez o lançamento do livro “O ensino jurídico no Brasil – Perspectivas e debates”, uma coleção de artigos de pesquisadores que abordam a educação jurídica no século 21. A obra tem como organizadores o vice-reitor da Unesc e doutorando em Direito, Daniel Preve, o professor doutor em Direito da Universidade, Ismael Francisco de Souza e o presidente da Subseção de Criciúma da OAB de Criciúma, Fábio Jeremias.

Conforme o vice-reitor, a obra atende ao objetivo de fomentar a qualificação do estudo na área. “Hoje temos no Brasil cursos de Direito que o restante do mundo não tem. Não somos a maior população de bacharéis ou advogados, mas essa tradição é uma característica. Nesse contexto, discutir o ensino jurídico é uma preocupação em virtude dessa massificação no Brasil. A qualidade do ensino jurídico no país influencia na advocacia e nos direitos dos jurisdicionados”.

A obra, com 163 páginas possui oito artigos selecionados ao longo de 2017, por meio de um edital da OAB, com a proposta de temas inéditos práticas, metodologias, ações e experiências na trajetória histórica, política e social do ensino jurídico brasileiro. Todo o conteúdo estará disponível num e-book no site da OAB Criciúma.

O livro é fruto do trabalho da Subcomissão de Estudos e Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Criciúma.

E-book disponível para download

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 18:10
Compartilhar Comente

Curso de Direito realiza sua 23ª Semana Acadêmica

Curso de Direito realiza sua 23ª Semana Acadêmica
Evento segue com extensa programação até sexta-feira (28/9) Mais imagens

O dia 5 de outubro de 1988 ficou marcado na história do Brasil quando, 559 parlamentares constituintes, sendo 72 senadores e 487 deputados, concluíram um trabalho de 20 meses do Congresso Nacional e promulgaram a Constituição Federal, sob a luz da democracia e a liderança de Ulisses Guimarães. Lembrando esse momento histórico, o curso de Direito da Unesc deu início à sua vigésima terceira Semana Acadêmica. As atividades iniciaram na manhã desta segunda-feira (24/9) com minicursos, e à noite foi realizada a abertura oficial com a palestra do presidente da subseção Criciúma da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Fábio Jeremias, que falou para um público que lotou o auditório Ruy Hülse. Jeremias apresentou informações sobre legislação eleitoral e o impacto das mudanças recentes sob a ótica jurídica. Temas como democracia interna dos partidos, cláusula de barreira, financiamento empresarial de campanhas e propaganda eleitoral foram detalhados pelo advogado Fábio Jeremias.

A abertura oficial do evento contou com a presença da Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; do vice-Reitor, Daniel Ribeiro Preve; da Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Becker; do representante do Pós-Graduação em Direito da Unesc, Jacson da Silva Leal; do coordenador do Curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; da Coordenadora Adjunta, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza; do Presidente do DCE da Unesc, Alexandre Bristot; do presidente do Centro Acadêmico, vereador e acadêmico de Direito, Marcos Meller; e da vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito, Amanda Milan.

O evento foi aberto pelo coordenador do Curso de Direito da Unesc, que reforçou a importância da Semana Acadêmica como um momento de trocar e reforçar conhecimentos por meio de 31 minicursos e 12 palestras que abordarão temas correlatos ao constitucionalismo, trazendo reflexões sobre as contribuições que a nova constituição trouxe para o direito e para a sociedade brasileira nas últimas três décadas. “Além disso, faremos o lançamento de sete obras de grande relevância jurídica, a maioria delas de docentes do curso de Direito da Unesc e do Programa de Pós-graduação em Direito”, salientou. Na mesma noite também foi feito o lançamento da logomarca do curso de Direito da Unesc. Em sua fala, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou a importância do curso, que hoje possui 1500 alunos, e da necessidade de se refletir sobre a temática da constitucional e da democracia, independentemente de qualquer ideologia. “Discutir a constituição brasileira, como garantia de segurança de que a democracia não será banida de nossas bases territoriais nacionais, se torna fundamental, sobretudo no momento de forte crise política e econômica que vivemos”, observou.

A Pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Becker, reforçou a importância do ambiente universitário na promoção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, em que a semana acadêmica tem uma forte interlocução, assim como, o Programa de Pós-Graduação, que de fato é um diferencial importante para a Unesc. “Vocês têm publicações sendo lançadas, forte inserção estudantil durante a programação, forte vínculo com a OAB e isso é um diferencial de uma Universidade. Isso é cursar Direito em uma Universidade que propicia um conhecimento muito mais profundo e uma interlocução muito maior com o mercado de trabalho”, reforçou.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, destacou a importância da semana acadêmica e a temática dos 30 anos da Constituição. “Uma das constituições mais renomadas do mundo. É uma constituição que está em constante debate e, onde todos têm o compromisso de todos, em especial os estudantes, futuros operadores das mais diversas áreas do Direito, de estarem lutando pela manutenção desta carta constitucional, que é um dos mais importantes avanços da história do nosso país”, observou.

A Semana Acadêmica do Direito tem extensa programação até a próxima sexta-feira (28/9). Confira o cronograma aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de setembro de 2018 às 15:26
Compartilhar Comente

Participação das mulheres no processo constituinte de 1988 é tema de minicurso na Semana Acadêmica de Direito

Participação das mulheres no processo constituinte de 1988 é tema de minicurso na Semana Acadêmica de Direito
Evento iniciou nesta segunda-feira e tem programação baseada nos 30 anos da Constituição brasileira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"Constituinte para valer tem que ter palavra de mulher: Uma análise da participação das mulheres no processo constituinte de 1988” foi tema de um minicurso, na manhã desta segunda-feira (24/9), quando iniciaram as atividades da 23ª Semana Acadêmica de Direito da Universidade. A advogada e mestranda em Direito da Unesc, Aline Fernandes Marques, foi a ministrante do minicurso e falou sobre os movimentos de mulheres e feministas responsáveis pela inclusão de pleitos que atendem às mulheres no processo constituinte de 1988.

Segundo Aline, tratou-se de um passo para a visibilidade da mulher pelo Direito, funcionando como importante mecanismo de pressão para os constituintes do período. A palestrante abordou a participação das mulheres no processo de inclusão delas no cenário político e social. “No Brasil só discussão sobre ter determinado direito já era difícil, imagine tê-lo. E foi Bertha Lutz quem articulou a inclusão do voto feminino e também para que as mulheres pudessem concorrer a cargos públicos. Ela foi um dos exemplos que a história nos dá de feministas que atuaram no processo de aquisição de direitos. E o que temos que pensar sobre os feminismos é que eles vêm para modificar disparidades extremas que existem na sociedade, mas ficam de canto sem receber a devida atenção”, comenta.

Bertha criou em 1922 a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, que fez conferências e conversas políticas proporcionar educação para as mulheres do pais.

A Federação foi fundamental na conquista do voto feminino e também na luta pelos direitos políticos da mulher. Em 1930, a convite do jornal “Correio da Manhã”, a Federação passou a escrever um suplemento dominical em que se discute o progresso da mulher e o feminismo em geral.

Além de Bertha, Aline falou sobre outras mulheres que tiveram papel importante na construção do caminho da mulher na participação política.

Aline, atualmente, é mestranda em Direito com ênfase nos Direitos Humanos e Sociedade no PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc. Advogada na empresa Kraemer, Dal Pont e Alberton Advogados Associados, tem experiência profissional na área de Direito com ênfase em Direito Previdenciário, Direito Trabalhista e Direito Penal; Pesquisa sobre feminismos, gênero e encarceramento de mulheres.

Saiba mais sobre Semana Acadêmica de Direito

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2018 às 15:58
Compartilhar Comente