Direito

Curso de Direito realiza sua 23ª Semana Acadêmica

Curso de Direito realiza sua 23ª Semana Acadêmica
Evento segue com extensa programação até sexta-feira (28/9) Mais imagens

O dia 5 de outubro de 1988 ficou marcado na história do Brasil quando, 559 parlamentares constituintes, sendo 72 senadores e 487 deputados, concluíram um trabalho de 20 meses do Congresso Nacional e promulgaram a Constituição Federal, sob a luz da democracia e a liderança de Ulisses Guimarães. Lembrando esse momento histórico, o curso de Direito da Unesc deu início à sua vigésima terceira Semana Acadêmica. As atividades iniciaram na manhã desta segunda-feira (24/9) com minicursos, e à noite foi realizada a abertura oficial com a palestra do presidente da subseção Criciúma da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Fábio Jeremias, que falou para um público que lotou o auditório Ruy Hülse. Jeremias apresentou informações sobre legislação eleitoral e o impacto das mudanças recentes sob a ótica jurídica. Temas como democracia interna dos partidos, cláusula de barreira, financiamento empresarial de campanhas e propaganda eleitoral foram detalhados pelo advogado Fábio Jeremias.

A abertura oficial do evento contou com a presença da Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; do vice-Reitor, Daniel Ribeiro Preve; da Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Becker; do representante do Pós-Graduação em Direito da Unesc, Jacson da Silva Leal; do coordenador do Curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; da Coordenadora Adjunta, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza; do Presidente do DCE da Unesc, Alexandre Bristot; do presidente do Centro Acadêmico, vereador e acadêmico de Direito, Marcos Meller; e da vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito, Amanda Milan.

O evento foi aberto pelo coordenador do Curso de Direito da Unesc, que reforçou a importância da Semana Acadêmica como um momento de trocar e reforçar conhecimentos por meio de 31 minicursos e 12 palestras que abordarão temas correlatos ao constitucionalismo, trazendo reflexões sobre as contribuições que a nova constituição trouxe para o direito e para a sociedade brasileira nas últimas três décadas. “Além disso, faremos o lançamento de sete obras de grande relevância jurídica, a maioria delas de docentes do curso de Direito da Unesc e do Programa de Pós-graduação em Direito”, salientou. Na mesma noite também foi feito o lançamento da logomarca do curso de Direito da Unesc. Em sua fala, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou a importância do curso, que hoje possui 1500 alunos, e da necessidade de se refletir sobre a temática da constitucional e da democracia, independentemente de qualquer ideologia. “Discutir a constituição brasileira, como garantia de segurança de que a democracia não será banida de nossas bases territoriais nacionais, se torna fundamental, sobretudo no momento de forte crise política e econômica que vivemos”, observou.

A Pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Becker, reforçou a importância do ambiente universitário na promoção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, em que a semana acadêmica tem uma forte interlocução, assim como, o Programa de Pós-Graduação, que de fato é um diferencial importante para a Unesc. “Vocês têm publicações sendo lançadas, forte inserção estudantil durante a programação, forte vínculo com a OAB e isso é um diferencial de uma Universidade. Isso é cursar Direito em uma Universidade que propicia um conhecimento muito mais profundo e uma interlocução muito maior com o mercado de trabalho”, reforçou.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, destacou a importância da semana acadêmica e a temática dos 30 anos da Constituição. “Uma das constituições mais renomadas do mundo. É uma constituição que está em constante debate e, onde todos têm o compromisso de todos, em especial os estudantes, futuros operadores das mais diversas áreas do Direito, de estarem lutando pela manutenção desta carta constitucional, que é um dos mais importantes avanços da história do nosso país”, observou.

A Semana Acadêmica do Direito tem extensa programação até a próxima sexta-feira (28/9). Confira o cronograma aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2018 às 15:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário