Direito

Direito

Direito
Mais imagens

A acadêmica do curso de Direito e bolsista de extensão Renata Corvino, apresentou trabalho no 3º Congresso de Direito Unisul, que ocorreu de quarta a sexta-feira da última semana (19 a 21/9) em Palhoça.

Renata apresentou o trabalho "A escravidão em Nossa Senhora da Piedade de Tubarão: o caso do Preto Francisco - 1882-1884" no eixo temático Direitos Humanos. O trabalho tem a coautoria da professora doutora da Unesc, Fernanda Lima.

A pesquisa ida Renata é desenvolvida no Grupo de Pesquisa em Relações Raciais, Feminismos e Decolonialidade, coordenado por Fernanda e pela professora Lucy Ostetto.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2018 às 14:14
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Direito traz temas relacionados aos 30 anos da Constituição Federal

Semana Acadêmica de Direito traz temas relacionados aos 30 anos da Constituição Federal
Evento tem como objetivo promover debates e reflexões sobre o assunto (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Constituição da República Federativa do Brasil completa 30 anos em 2018 e para celebrar esta data, o curso de Direito da Unesc vai realizar a 23ª Semana Acadêmica tendo a data como tema principal. O evento ocorre de segunda a sexta-feira (24/9 a 28/9) e contará com palestras, minicursos e lançamentos de livros.

Aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988 e promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição foi inserida em um contexto histórico nacional de transição do período de governo militar, que durou mais de duas décadas (1964-1985) para a chamada “redemocratização”.

De acordo com o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Rodrigues Medeiros Júnior, o objetivo principal é de promover a reflexão sobre o aniversário de 30 anos da Constituição. “É uma data importante e queremos debater o que ela trouxe de positivo para nós e o que foi realizado ou não a partir dela ao longo desses anos”, comenta.

Ampla programação

Aproximadamente, 30 minicursos, 11 palestras e lançamentos de 7 livros fazem parte da programação da Semana. As atividades ocorrerão nos períodos matutino, vespertino e noturno. “Nosso objetivo é trazer temas, assuntos e discussões para a Semana Acadêmica que não estão no conteúdo da matriz curricular, aumentando o conhecimento dos acadêmicos e mostrando para eles coisas novas, sem contar o contato que gera entre os estudantes e com os palestrantes”, ressalta o coordenador.

O evento é voltado para os acadêmicos e as inscrições são gratuitas. Para realizá-las, os alunos devem acessar o link (clique aqui). A Semana conta com o apoio dos professores do curso, dos acadêmicos e professores do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2018 às 15:05
Compartilhar Comente

História, Pedagogia e Direito

As professoras Lucy Ostetto (cursos de História e Pedagogia) e Fernanda Lima (curso de Direito e Mestrado em Direito), participaram de segunda a quarta-feira (17 a 19/9) do 2º Seminário de Formação Política do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

“A proposta do evento é pesquisar, desobedecer e agir para o bem viver, ou seja, se propõe a pensar novas epistemologias para pensar espaços não colonizados e que assegurem a garantia do bem viver de grupos invisibilizados e subalternizados, como os grupos indígenas, movimentos negros, mulheres negras, entre outros”, explica Fernanda.

O evento teve a presença da professora doutora Nilma Lino Gomes, intelectual negra, da professora doutora e integrante do grupo Colonialidade/Modernidade Catherine Walsh e a professora doutora Vera Lucia Candau.

Lucy e Fernanda dialogaram com as professoras e apresentaram o grupo de pesquisa da Unesc Relações Raciais, Feminismos e Decolonialidade.

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2018 às 15:17
Compartilhar Comente

Curso de Direito da Unesc é o primeiro no 25º Exame da OAB

Curso de Direito da Unesc é o primeiro no 25º Exame da OAB
Acadêmicos participaram de aulas especiais e simulados (Foto: Arquivo) Mais imagens

O empenho de alunos e egressos da Unesc, juntamente com o curso de Direito da Universidade, gerou bons frutos. O resultado do 25º Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi divulgado na última semana e a Unesc liderou novamente o ranking com a melhor colocação no nível de aprovações entre as Instituições de Ensino Superior da região Sul. Ficou dentre os seis primeiros colocados entre os cursos das Universidades não estatais de Santa Catarina.

Entre os seis cursos de Direito do Sul catarinense, a Unesc atingiu o primeiro lugar com o melhor desempenho. Já entre os 69 cursos de Direito das Instituições de Ensino Superior não estatais de Santa Catarina, a Unesc ficou em sexto lugar.

De acordo com o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, o resultado é o reflexo do empenho do curso. “Estamos fazendo aulas temáticas específicas com os assuntos abordados nos exames e também temos acompanhados os alunos nos dias da prova, para dar as últimas orientações, dicas, acalmá-los e dar apoio”, enfatiza.

Além disso, o curso fez um convênio com o Damásio Educacional, que realiza atividades voltadas para o Exame. “Eles aplicam conosco, duas vezes por ano, um simulado da Ordem, bem como também disponibilizam aos acadêmicos vídeo-aulas gratuitas e oferecem descontos nos cursos específicos para os mais bem colocados”, acrescenta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de setembro de 2018 às 16:39
Compartilhar Comente