Direito

Alunos de Direito da Unesc conhecem Tribunal

Alunos de Direito da Unesc conhecem Tribunal
Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2023 às 17:27
Compartilhar Comente

Seja bem-vindo, Cesar!

Seja bem-vindo, Cesar!
Calouro de Direito deixou a cidade natal em busca de conhecimento (Foto: Divulgação) Mais imagens

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém. Quem acredita sempre alcança”. Os fãs da banda brasileira Legião Urbana logo vão identificar estes versos, escritos por Renato Russo, que para o calouro do curso de Direito, Cesar Pereira Lima, são inspiradores. Aos 23 anos, ele decidiu mudar sua vida, deixou a família e os amigos em Terra de Areia, no Rio Grande do Sul, e veio morar em Criciúma – que não conhecia – para estudar na Unesc.

Na cidade desde a última semana, Cesar está começando a escrever uma nova parte de sua história, como os tantos estudantes que iniciam nesta segunda-feira (3/8) o curso superior na Unesc. “Nunca tinha visitado Criciúma e está sendo tudo muito novo pra mim, ainda mais que vim de uma cidade pequena”, comenta. Seja trabalhando com o pai, em mercados, lojas, atacados, na rodoviária da cidade, fazendo tele entregas de bicicleta ou em oficina de bicicletas, Cesar, filho de um pedreiro e de uma dona de casa, sempre ajudou nas despesas da família.

Mas foi a três anos, quando começou a trabalhar como representante comercial, que ele sentiu a vontade de estudar despertando. “Este trabalho me abriu os olhos e fez ver que já havia perdido muito tempo ganhando dinheiro trabalhando, mas não obtendo nenhum conhecimento, nada que me fizesse diferente da maioria, que me fizesse sair da zona de conforto em que me encontrava”, conta.

Como sempre teve vontade de trabalhar na Polícia Federal, o estudante decidiu fazer o curso de Direito, mas considera a possibilidade de mudar de objetivo até o fim do curso, em função do conhecimento que vai adquirir e das áreas que irá conhecer dentro do Direito. E optou pela Unesc por indicação de amigos que também estudam na Universidade.

Em 2014, ele resolveu se dedicar aos estudos e estudando em casa, se preparou para o Enem – Cesar havia concluído o Ensino Médio em 2009 – e conseguiu uma vaga na Universidade pela Bolsa Prouni. E a conquista dele foi comemorada até com com uma festa surpresa feita por amigos e parentes. “Espero obter o máximo do curso e me tornar um Cesar mais maduro e preparado, adquirindo todo o conhecimento possível para ir atrás do meu sonho. A chance de uma bolsa não é para qualquer um e sim para quem corre atrás e se dedica. E eu não pretendo desperdiçar essa chance”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de agosto de 2015 às 08:00
Compartilhar Comente (2)