Direito

Alunos de Direito da Unesc conhecem Tribunal

Alunos de Direito da Unesc conhecem Tribunal
Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2023 às 17:27
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Unesc promove grande evento de graduação e pós-graduação em Direito

Unesc promove grande evento de graduação e pós-graduação em Direito
Mais imagens

A Unesc está sendo palco, nesta semana, de grandes e qualificadas discussões em torno de diferentes temáticas jurídicas. Isso porque acontece na Universidade o 5º Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade, evento paralelo à 28ª Semana Acadêmica do Curso de Direito da Unesc, ao 2º Seminário em Direitos Humanos com a Sociedade e ao 2º Seminário Nacional de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, até sexta-feira (22/09).

Com extensa programação, os eventos envolvem graduandos, pós-graduandos, mestrandos, professores e participantes externos com o intuito principal de divulgar e debater a produção teórica e prática sobre os Direitos Humanos, Sociedade, Democracia, Políticas Públicas e Estado no contexto brasileiro e latino-americano.

O evento contará com minicursos, apresentações de trabalhos, além de palestras com convidados de renome nacional e internacional.

A abertura dos trabalhos ocorreu na noite desta segunda-feira (18/09), no Auditório Ruy Hülse, com a presença de autoridades acadêmicas e jurídicas, e da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

De acordo com Luciane, este é um evento de grande significado para a Instituição, pois, além de dialogar e promover a reflexão sobre uma temática de extrema relevância, também conecta a graduação à pós-graduação e ainda torna nacionalizada e internacionalizada essa discussão.

“Dialogar sobre Direitos Humanos não é falar sobre um conceito abstrato, mas sim encontrar nas discussões estratégias que possamos adotar, nos micro ou macro espaços, para proteção do direito da criança e adolescente, para questões raciais, indígenas, diversidade cultural, e tantas outras que se denominam como minorias. É muito além da discussão teórica”, destacou, agradecendo a presença de todos.

Conforme o coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc, Reginaldo de Souza, é uma alegria sem tamanho poder mais uma vez lotar o auditório para uma cerimônia de abertura, recepcionando colegas que vieram de outros estados e países para qualificar ainda mais a semana de aprendizado.

“Temos entre os avaliadores dos trabalhos deste seminário mais 100 pesquisadores. São 17 Grupos de Trabalho, quase 200 trabalhos inscritos, de 22 estados brasileiros. É um evento de grande representatividade, construído por meio de muitas mãos”, destacou ainda.

Para a coordenadora do curso de Direito e procuradora jurídica da Unesc, Márcia Piazza, é satisfatório unir o curso de graduação e o PPGD em um auditório cheio para momentos de formação prática e humanística, crítica, com experiências completas. “Isso nos enche o coração e deixa a nossa memória afetiva cada vez mais presente. Ao longo da 28ª Semana Acadêmica, teremos palestras, painéis temáticos e minicursos, para os quais convidamos todos vocês a participarem e aproveitarem o máximo o aprendizado”, pontuou, agradecendo a parceria de todos para que o evento seja realizado.

Presidente da OAB Subseção Criciúma, Alisson Matos também esteve na mesa de autoridades da noite e destacou a satisfação por participar de um evento que oportuniza debates de alto nível. “Em época de inteligência artificial, que muito se questiona se seria o futuro também na área jurídica, é uma satisfação enorme participar de debates e temas dessa natureza. São momentos como esse que dão a oportunidade de formar senso crítico. É a viabilidade da manutenção de um ensino jurídico de qualidade”, apontou.

Na oportunidade, a Unesc, o curso de Direito e o PPGD entregaram uma placa de homenagem ao professor do Programa, Antônio Carlos Wolkmer, coordenador da primeira gestão que implantou o PPGD. A honraria foi concedida em agradecimento a toda a contribuição desde a criação do Programa, sendo referência para todos os estudantes da área.

Convidados renomados

A noite de abertura foi coroada ainda com a palestra dos convidados professor doutor Eloy Terena, Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas (DF) e da professora doutora Gina Chávez, do Instituto de Altos Estudios Nacionales, do Equador. Eles participaram do painel "Direitos humanos, direitos da natureza e povos originários", mediado pelo professor doutor Daniel Preve.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2023 às 11:37
Compartilhar Comente