Ciências Contábeis

Curso de Ciências Contábeis realiza 11º Salão de Iniciação Científica

Curso de Ciências Contábeis realiza 11º Salão de Iniciação Científica
Oportunidade já tradicional no curso coloca acadêmicos em contato com a pesquisa científica (Fotos;Décio Batista/Unesc/Agecom) Mais imagens

Veja a matéria na íntegra aqui!

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de junho de 2023 às 15:51
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis da Unesc realiza 12º Contabilizando Saúde

Curso de Ciências Contábeis da Unesc realiza 12º Contabilizando Saúde
Caminhada até o Santuário de Caravaggio ocorre neste sábado (20/05), a partir das 8h (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens

Integração é o que motiva anualmente professores, egressos e acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Unesc a participarem de uma caminhada, de aproximadamente 10 quilômetros, partindo do campus da Universidade até o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, no Distrito de Caravaggio, em Nova Veneza.

O evento, que já é tradição do curso, está na 12ª edição e ocorre neste sábado (20/05), com início às 8h. O objetivo é proporcionar a busca pelo equilíbrio físico, psicológico e espiritual e pela qualidade de vida, por meio da atividade física, reflexão e agradecimento.

Antes da caminhada haverá uma concentração, no estacionamento do Bloco Administrativo (ao lado do terminal de ônibus do bairro Pinheirinho), para breve aquecimento e momento de espiritualização.

Ao longo do percurso, serão distribuídos água e alimento, além da animação com carro de som durante todo o trajeto. Os participantes serão escoltados pelos agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT) e contarão com o apoio de ambulância, socorrista e enfermeiro.

Na chegada ao Distrito do Caravaggio, em torno das 11h, haverá uma recepção no Santuário, onde ocorrerá um momento de reflexão e oração com o padre Joel Sávio. Após a celebração será servido aos participantes um almoço de confraternização, preparado com muito carinho e alegria por professores e egressos do curso.

Neste ano, ao adquirirem o passaporte para o evento, os participantes foram incentivados a doar um quilo de alimento, iniciativa da Atlética Caixa Forte e Diretório Acadêmico Luca Pacioli.

“Este evento é importante para o processo formativo do acadêmico e futuro profissional, pois leva-o a refletir sobre diversos valores, como amizade, solidariedade, empatia, cuidados com a saúde física e mental, além de fortalecer as relações interpessoais e mostrar a força e união da profissão”, destaca a coordenadora do curso, professora Andréia Cittadin.

Colaboração/Texto: Suelen Bongiolo

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de maio de 2023 às 17:16
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis faz homenagem no Dia Internacional da Mulheres para as acadêmicas do curso

Curso de Ciências Contábeis faz homenagem no Dia Internacional da Mulheres para as acadêmicas do curso
Na noite festiva foi lançado o projeto “Contabilizando com Elas”, que tem como objetivo aproximar as profissionais da área com os estudantes (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira (08/03), a coordenação do curso de Ciências Contábeis, promoveu uma ação em homenagem às professoras e acadêmicas. Na oportunidade, a coordenadora Andréia Cittadin anunciou acriação do projeto “Contabilidade com elas”. O evento realizado na praça em frente ao bloco Z, reuniu todos as estudantes e futuras contadoras para enaltecer o crescimento da presença feminina na profissão.

Contabilizando com Elas

Segundo a professora Andréia, o projeto, ainda em fase de montagem, terá uma comissão composta por representantes de docentes e universitários para elaborarem uma agenda para o decorrer do ano. “Neste projeto de Extensão queremos trazer mulheres que atuam na área de contabilidade, que já passaram pelo curso e aquelas que se tornaram empreendedoras. Queremos ouvir as mulheres para uma fala relacionada ao seu posicionamento, seu empoderamento. Os encontros ocorrerão durante todo o ano e em atividades tradicionais que já constam em nossa agenda. Dentro desse projeto também está prevista a construção de um podcast com conteúdos voltados para a graduação”, explicou.

História

A área que no passado era predominantemente masculina, hoje mostra história bem diferente. Atualmente o curso de Ciência Contábeis é composto por 67% de mulheres, sendo que o número de professoras em sala de aula também cresce. Em Santa Catarina, 44% dos profissionais na área de contabilidade são mulheres, e no Brasil 43%.
Na contabilidade as mulheres também já conquistaram espaço no comando das instituições representativas, ocupando a presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e, nas duas últimas gestão, elas comandaram o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. “No curso quando eu estudei só tive professores homens, mas isso já faz 20 anos. A nossa representação em sala de aula era muito pequena. Hoje nós já estamos inseridas nas mais diversas áreas da contabilidade: financeira, gerencial, tributária e juridica”, destacou a coordenadora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2023 às 13:58
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis faz homenagem no Dia Internacional da Mulheres para as acadêmicas do curso

Curso de Ciências Contábeis faz homenagem no Dia Internacional da Mulheres para as acadêmicas do curso
Na noite festiva foi lançado o projeto "Contabilizando com Elas”, que tem como objetivo aproximar as profissionais da área com os estudantes Mais imagens

Confira a matéria completa aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2023 às 16:03
Compartilhar Comente

Formandos participam da tradicional "Retrospectiva Contábil” como conclusão de curso

Formandos participam da tradicional
Rever e relembrar todo o período de academia é tradicional no curso de Ciências Contábeis Mais imagens

A coordenação do curso de Ciências Contábeis reuniu os acadêmicos que estão se formando neste ano para uma aula de despedida. A Retrospectiva Contábil, evento tradicional realizado anualmente, é um momento para lembrar das ações desenvolvidas durante a graduação por meio de fotos, vídeos e depoimentos, no objetivo de integrar e  agradecer aos pais pela confiança creditada à Universidade.

A noite de confraternização e homenagens ocorreu na última quinta-feira (15/12), com a presença de professores, acadêmicos e familiares. Para a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, a retrospectiva é uma oportunidade de despedida carinhosa, o encerramento de mais um ciclo. “Neste encontro foi mostrado um vídeo com toda a trajetória acadêmica deles, que demonstra de certa forma, o crescimento que todos obtiveram aqui, em termos de conhecimento, amizade e valorização profissional. É um momento de agradecer aos concluintes, pelos quatro anos e meio de convivência e aos pais pela confiança. Relembramos os momentos, brincamos e homenageamos aqueles que se destacaram durante a graduação. Esse evento é uma grande despedida, porque no dia da formatura são muitas emoções, muito convidados e aí fica mais dificil”, explicou.

Para José Renor da Silva, pai da formanda Lariane dos Santos da Silva, foi uma noite muito gratificante. “Foi muito bom participar deste momento. Ela me cobrou a presença e deixei de jogar um baralhinho com os amigos para vir. Me emocionei com tudo, com o vídeo e com a recepção dos professores. Desejo a minha filha muita sorte na sua profissão e agradeço a Unesc que foi muito atuante no estudo da Larissa. Desejo sucessos para todos da Universidade”,  comentou.

Segundo a formanda, Sabrina Jacob Bauer, foi um bom momento para rever o pessoal do curso. “Esse evento é muito gostoso por encontrar a turma, os professores e todos aqueles que contribuíram com o nosso ensino e evolução. É gratificante. Vencemos mesmo depois daqueles dois anos de pandemia. Para mim foi uma grande conquista. Encarei com muita vontade as viagens de Torres à Unesc e agora passa um filme na minha cabeça, mas, graças a Deus, realizei o meu sonho”, agradeceu.

Texto e fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de dezembro de 2022 às 15:30
Compartilhar Comente