AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Educação Física promove debates sobre os desafios e possibilidades da docência no espaço escolar

Estudantes da 5ª fase do curso de Educação Física Licenciatura foram envolvidos, na disciplina de Estágio I, em discussões em torno da temática “Educação física escolar: desafios e possibilidades nos tempos atuais”. Em dois encontros, mediados por tecnologia, os acadêmicos foram convidados a interagir com a realidade das escolas a partir do diálogo com quem vive o dia a dia da sala de aula. A proposta de realizar os eventos de forma virtual surgiu a partir da impossibilidade de que os acadêmicos fizessem visitas presenciais, em virtude da pandemia de Covid-19.

Conforme a professora Vania Vitório, responsável pela atividade, os encontros tiveram como objetivo oportunizar aos acadêmicos se reconhecerem como professores de educação física articulador do conhecimento da cultura corporal junto aos alunos. “Oportunizando, desta forma, a inserção teórico-prática na totalidade do trabalho escolar e a reflexão crítica sobre a conjuntura escolar brasileira”, aponta.

A primeira das atividades de Roda de Conversa foi realizada no dia 20 de abril com a participação das diretoras de escolas públicas, Sirleia Silvano, da Rede Municipal de Criciúma, e Karoline Abel dos Santos Colombo, da Rede Estadual de Criciúma, além dos professores de Educação Física Bruno Bonfante Colombo, Renan da Silva Vitório e Viviane Ribeiro Pereira, com atuação em Cocal do Sul, Criciúma e São Ludgero, respectivamente.

O segundo e último encontro foi realizado nesta terça-feira (27/4) com a participação de alunos. Estiveram envolvidos no bate-papo crianças e adolescentes de diferentes séries escolares das regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), desde o infantil, acompanhados por pais, até o Ensino Médio.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2021 às 15:07
Compartilhar Comente

Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável pautam 3ª Jornada Nacional Desenvolvimento e Políticas Públicas

Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável pautam 3ª Jornada Nacional Desenvolvimento e Políticas Públicas
Evento promovido pela Unesc está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/4) em formato virtual (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Debates internacionais em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram iniciados, na noite desta quarta-feira (28/4), na 3ª Jornada Nacional Desenvolvimento e Políticas Públicas, evento promovido pela Unesc de forma remota. O encontro, marcado para 2020 e adiado em virtude da pandemia de Covid-19, tem a proposta de debater os avanços temáticos, teóricos e empíricos baseados nos ODS compreendam inovações, dinâmicas e contribuições. A programação segue até a noite de quinta-feira (29/4) reunindo pesquisadores em Grupos Temáticos e palestras.

O evento, com abertura transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube, contou com 368 inscrições e 161 trabalhos aprovados pela Comissão Organizadora. Para o presidente da Comissão, professor doutor Silvio Parodi Oliveira Camilo, foi uma grata surpresa o número expressivo de submissões e um grande desafio a escolha dos aprovados. O encontro realizado de forma mediada por tecnologia, para Silvio, não contará com o calor humano possibilitado pela presencialidade, porém oferece inúmeras possibilidades de ampliação de redes de contatos.

A qualidade das discussões, conforme o presidente, assim como o cuidado com todos os detalhes da organização, demonstram a grandiosidade do encontro. “Mantivemos firmemente, mesmo na forma tecnológica, os temas prioritários para as proposições dos grupos de trabalho, dentre os quais sustentabilidade socioeconômica, ambiental, tecnológica, desenvolvimento regional, desenvolvimento das nações, políticas e práticas de responsabilidade socioambiental no contexto das organizações, desigualdades sociais, novas formas relacionais no mercado de trabalho e recursos e capacidades humanas e suas implicações no desenvolvimento socioeconômico”, detalha.

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc (PPGDS), João Henrique Zanelatto, a Jornada, ao tratar sobre os ODS, está conectada com as necessidades atuais no que diz respeito ao desenvolvimento no contexto de pandemia. “Este é um evento que foi muito bem organizado, pensado nas áreas de conexão do Programa e as duas linhas de pesquisa, conectadas também à nossa concepção de desenvolvimento socioeconômico. As temáticas de cada atividade estão intimamente ligadas com as preocupações do Programa de contribuir com o processo desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional”, pontuou.

As boas vindas em nome da reitoria da Unesc ficaram a cargo do diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Oscar Montedo. Conforme o diretor, é uma honra para a Instituição receber, mesmo que de forma virtual, professores, alunos e visitantes em torno de discussões qualificadas e de extrema importância para o desenvolvimento. “Sintam-se, todos, muito acolhidos pela nossa Unesc, que também é de cada um de vocês”, fez questão de destacar.

Palestras internacionais

Os visitantes que compartilharam conhecimentos no evento oficial de abertura da Jornada já demonstram o nível de qualificação do evento. A primeira a ter o espaço de fala foi a professor doutora Nora Gorrochategui com a temática “Los ODS entre el futuro deseado y el futuro posibile”.

Nora é pós-doutora em economia e PHD em administração pela Universidade de Buenos Aires (UBA). A professora soma ainda o título de mestre em Administração Pública, também pela UBA, e é docente em cursos de pós-graduação e doutorado em diversas universidades da Argentina e da América Latina.

Fechando a noite de Jornada, ministrou palestra o professor doutor Pedro Pinheiro, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Iscal). Ele abordou a temática “Os ODS e as iniciativas no seio do ensino superior: a experiência do Iscal”.

Pedro é doutor em gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa, mestre em Gestão com especialização em Finanças pela Universidade de Évora, licenciado em Contabilidade e Administração pelo Iscal e professor da área de contabilidade e auditoria.

A programação completa da Jornada, com todos os Grupos de Trabalho e links para inscrição, pode ser acessada no site.

O vídeo da transmissão de abertura do evento segue disponível no canal da Unesc TV no YouTube:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2021 às 21:44
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão da Unesc promoverá ações educativas em prol da valorização da cultura indígena

Projeto de Extensão da Unesc promoverá ações educativas em prol da valorização da cultura indígena
Ação envolverá escolas municipais e estaduais com apoio do Laboratório de Arqueologia da Unesc (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A Unesc, por meio do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), está prestes a executar um projeto de extensão que tem o objetivo de envolver crianças em idade escolar em ações de valorização e a proteção do patrimônio arqueológico, assim como a história e cultura indígena. Isso será possível por meio do “Projeto de Extensão Arqueologia Pública No Extremo Sul Catarinense: Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas”, aprovado no mais recente edital da Pró-Reitoria Acadêmica Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (ProAcad) da Universidade, com carta de aceite do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul.

O primeiro encontro entre as equipes que estarão envolvidas no projeto foi realizado nesta terça-feira (28/4), de forma virtual. A ação foi apresentada em detalhes à equipe Técnica do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul pela equipe de Pesquisadores do Laboratório responsável, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade.

Conforme o coordenador do Laboratório e do projeto, Juliano Campos, o encontro oportunizou a explanação geral sobre a proposta do Projeto de Extensão e a apresentação dos professores e acadêmicos envolvidos para sua execução. “Foi uma forma de aproximação, de os responsáveis pelo Geoparque conhecerem melhor nossa ação e nos conhecermos enquanto colegas nessa tarefa tão importante”, afirmou.

De acordo com Juliano, serão envolvidas escolas municipais e estaduais nos municípios que são integrantes do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul: Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé, do sul no estado de Santa Catarina e Mampituba, Torres e Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

“No contexto atual, o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul tem como proposta um novo olhar frente à utilização, valorização e divulgação do território, impulsionando o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental da região, além de fomentar a conservação do patrimônio, promoção e divulgação de pesquisas, educação com olhar para sustentabilidade, valorização dos patrimônios culturais e regionais, geração de emprego, assim como promover maior visibilidade no cenário nacional e internacional”, explica o professor.

Participaram do encontro o diretor técnico do Geoparque, Gislael Floriano, o coordenador do eixo educação, Fabiano Souza da Silva e o coordenador do eixo Patrimônio, Mikael Ziescki. Representando a Universidade, integram o projeto, além do coordenador, as acadêmicas Maria Augusta e Gilene Silva e o mestrando pelo (PPGCA) Edson Zilli, bolsistas da ação. Ainda em nome da Unesc o grupo conta com a participação dos professores Jairo José Zocche, Ana Karem, e João Batanolli.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2021 às 16:05
Compartilhar Comente

Unesc Virtual: Joana é uma estudante dos novos tempos

Unesc Virtual: Joana é uma estudante dos novos tempos
A rotina atarefada não a impediu de buscar qualificação profissional (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

A estudante Joana Anderle Giongo, natural de Porto Alegre e moradora de Criciúma, tem um perfil profissional consolidado. Ela é formada em Gastronomia e mestre em Alimentação, dá aulas na área e ainda trabalha em uma confeitaria. Dentro desta rotina cheia de compromissos, percebeu a necessidade de ir além e elevar ainda mais sua qualificação, mas não encontrava tempo para isso. Então, no início de 2021, a aluna conheceu a Unesc virtual e os diferenciais do Ensino a Distância (EaD), e fez sua matrícula no curso de Nutrição do campus Araranguá, com a opção pelo modelo híbrido. 

Antes mesmo de ingressar na Universidade, Joana buscou informações sobre o curso presencial no campus da Unesc em Criciúma, mas novamente não conseguiria adequar seu tempo. “Estou em um momento da vida que teria dificuldades em ir até a instituição todos os dias. Tenho, nos três turnos, muitas coisas para fazer em lugares diferentes. Foi então que conheci o ensino híbrido. Com este modelo, orientado por trilhas de conhecimentos, consigo saber o que terá em cada aula e me organizar diante de cada momento da experiência”, destacou.

A Joana e seus colegas da Unesc Virtual são exemplos de estudantes ‌dos‌ ‌novos‌ ‌tempos,  com horários controlados,‌ ‌dentro de um mercado‌ ‌de‌ ‌trabalho‌ ‌em‌ ‌rápida‌ ‌transformação‌ ‌e‌ com ‌um‌ ‌acúmulo‌ ‌de‌ ‌responsabilidades‌. Neste cenário, conforme a ‌gestora‌ ‌do‌ ‌Setor‌ ‌de‌ ‌Educação‌ ‌a‌ ‌Distância‌ ‌(Sead)‌ ‌da‌ ‌Unesc,‌ ‌Mariesa‌ ‌Toldo,‌ o EaD ofertado pela Instituição é a melhor opção para quem busca se qualificar. 

“A‌ ‌formação‌ ‌é‌ ‌direcionada‌ ‌dentro‌ ‌do‌ ‌Ambiente‌ ‌Virtual‌ ‌de‌ ‌Aprendizagem‌ ‌(AVA).‌ ‌Todo‌ ‌conteúdo‌ ‌é‌ ‌exclusivo‌ ‌e‌ ‌construído‌ ‌por‌ ‌professores‌ ‌da‌ ‌Unesc.‌ ‌Deixando‌ ‌a‌ ‌formação‌ ‌ainda‌ ‌mais‌ ‌completa,‌ ‌há‌ ‌conexão‌ ‌da‌ ‌carga‌ ‌ horária‌ ‌a‌ ‌distância‌ ‌com‌ ‌aulas‌ ‌presenciais em alguns cursos,‌ ‌garantindo‌ ‌todas‌ ‌as‌ ‌competências‌ ‌necessárias‌ ‌para‌ ‌ a‌ ‌formação‌ ‌do‌ ‌profissional‌ ‌que‌ ‌o‌ ‌mercado‌ ‌procura”, frisou Mariesa ‌


Formação acessível e de excelência


São‌ ‌33‌ ‌cursos‌ ‌de‌ ‌graduação‌ ‌alinhados‌ ‌com‌ ‌as‌ ‌tendências‌ ‌internacionais‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌superior‌, ‌construídos‌ ‌para‌ ‌suprir‌ ‌as‌ ‌necessidades‌ ‌do‌ ‌mercado‌ ‌de‌ ‌trabalho e com uma estrutura estrategicamente pensada conforme as ‌necessidade‌ ‌da‌ ‌região.‌ ‌Toda‌ ‌esta‌ ‌experiência‌ ‌ganha‌ ‌ênfase‌ ‌quando‌ ‌vivida‌ ‌em‌ ‌uma‌ ‌Instituição‌ ‌de‌ ‌Ensino‌ ‌com‌ ‌olhos‌ ‌para‌ ‌a‌ ‌excelência. ‌A‌ ‌Unesc ‌ostenta‌ ‌nota‌ ‌máxima‌ ‌na‌ ‌avaliação‌ ‌do‌ ‌Ministério‌ ‌da‌ ‌Educação (MEC)
 

Conheça‌ ‌o‌ ‌portfólio:‌ ‌

 ‌
Administração‌ ‌

Análise‌ ‌e‌ ‌Desenvolvimento‌ ‌de‌ ‌Sistemas‌ ‌

Ciências‌ ‌Contábeis‌ ‌

Comunicação‌ ‌Digital‌ ‌

Data‌ ‌Science‌ ‌e‌ ‌Big‌ ‌Data‌ ‌

Design‌ ‌de‌ ‌Aplicações‌ ‌e‌ ‌Interfaces‌ ‌Digitais‌ ‌

Design‌ ‌de‌ ‌Experiência‌ ‌e‌ ‌de‌ ‌Serviços‌ ‌

Design‌ ‌de‌ ‌Interiores‌ ‌

Gastronomia‌ ‌

Estética‌ ‌e‌ ‌Cosmética‌ ‌

Eventos‌ ‌

Gestão‌ ‌da‌ ‌Transformação‌ ‌Digital‌ ‌

Gestão‌ ‌Comercial‌ ‌

Gestão‌ ‌Ambiental‌ ‌

Gestão‌ ‌de‌ ‌Recursos‌ ‌Humanos‌ ‌

Gestão‌ ‌de‌ ‌Cloud‌ ‌Computing‌ ‌

Gestão‌ ‌de‌ ‌Mercado‌ ‌de‌ ‌Capitais‌ ‌

Gestão‌ ‌Financeira‌ ‌

Gestão‌ ‌de‌ ‌Turismo‌ ‌

Hotelaria‌ ‌

Gestão‌ ‌Hospitalar‌ ‌

Gestão‌ ‌Pública‌ ‌

Marketing‌ ‌

Jornalismo‌ ‌ ‌

Logística‌ ‌4.0‌ ‌

Processos‌ ‌Gerenciais‌ ‌

Pedagogia‌ ‌

Serviço‌ ‌Social‌ ‌

Publicidade‌ ‌e‌ ‌Propaganda‌ ‌

Redes‌ ‌de‌ ‌Computadores‌ ‌

 ‌

 ‌As‌ ‌matrículas‌ ‌para‌ ‌os‌ ‌cursos‌ ‌do‌ ‌portfólio‌ ‌Unesc‌ ‌Virtual‌ ‌estão‌ ‌abertas.‌ ‌Para‌ ‌conhecer‌ ‌mais‌ ‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto‌ ‌basta‌ ‌entrar‌ ‌no‌ ‌site‌ ‌unesc.net/ead‌ ‌ou‌ ‌chamar‌ ‌a‌ ‌Universidade‌ ‌no‌ ‌Whastapp‌ ‌ pelo‌ ‌número‌ ‌(48)‌ ‌999‌ ‌150‌ ‌433.‌


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2021 às 15:45
Compartilhar Comente

Pipocando Empreendedorismo compartilha diretrizes para a criação de conteúdo online

Pipocando Empreendedorismo compartilha diretrizes para a criação de conteúdo online
Evento do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc recebeu a mestre em Desenvolvimento Socioeconômico e mentora de Marketing Digital, Karoline Brasil de Oliveira Ezequiel (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os conceitos essenciais para a vitrine dos negócios na internet foram tema de um bate-papo que reuniu mais de 140 pessoas na noite desta terça-feira (27/4) em evento promovido pelo Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. A ação Pipocando Empreendedorismo recebeu a mestre em Desenvolvimento Socioeconômico e mentora de Marketing Digital, Karoline Brasil de Oliveira Ezequiel para compartilhar conhecimentos e experiências no assunto.

Integrando a temática “Criação de conteúdos para negócios”, Karoline destacou aos espectadores da palestra, transmitida via Google Meet, erros e acertos comuns de quem mergulha no universo do marketing digital. Entre as necessidades básicas para alcançar o sucesso nas redes e converter a audiência em vendas, conforme a convidada, está a definição correta do público com o qual a marca ou o serviço conversa. “Sabendo disso, é importante criar um conteúdo que chame a atenção daquela pessoa porque ela gosta do assunto, de fato, e tem interesse no que você está falando e não que ela receba esse material de forma insistente e incômoda”, comentou.

Ao explicar os conceitos da linha editorial de cada negócio e as formas de traçá-la, Karoline ofereceu aos participantes a oportunidade de criarem seus próprios modelos e compartilharem após a palestra para uma análise individual.

Para o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Diogo Morais, a ação, paralela à Jornada Empreendedora, é um democrático espaço de troca de conhecimento não só entre a comunidade acadêmica, mas também com a comunidade externa. “Nossos encontros, presenciais ou virtuais, são locais de reflexão sobre ideias, gestão, empreendedorismo, entre tantos outros assuntos importantes para a prática diária, além de ser uma forma de ampliar a rede de contatos”, expõe.

Os interessados em participar do projeto, apresentando uma temática ou enquanto ouvintes, podem acessar mais informações no site www.unesc.net/pipocandoempreendedorismo.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2021 às 14:56
Compartilhar Comente