AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de Extensão da Unesc promoverá ações educativas em prol da valorização da cultura indígena

Projeto de Extensão da Unesc promoverá ações educativas em prol da valorização da cultura indígena
Ação envolverá escolas municipais e estaduais com apoio do Laboratório de Arqueologia da Unesc (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A Unesc, por meio do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), está prestes a executar um projeto de extensão que tem o objetivo de envolver crianças em idade escolar em ações de valorização e a proteção do patrimônio arqueológico, assim como a história e cultura indígena. Isso será possível por meio do “Projeto de Extensão Arqueologia Pública No Extremo Sul Catarinense: Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas”, aprovado no mais recente edital da Pró-Reitoria Acadêmica Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (ProAcad) da Universidade, com carta de aceite do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul.

O primeiro encontro entre as equipes que estarão envolvidas no projeto foi realizado nesta terça-feira (28/4), de forma virtual. A ação foi apresentada em detalhes à equipe Técnica do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul pela equipe de Pesquisadores do Laboratório responsável, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade.

Conforme o coordenador do Laboratório e do projeto, Juliano Campos, o encontro oportunizou a explanação geral sobre a proposta do Projeto de Extensão e a apresentação dos professores e acadêmicos envolvidos para sua execução. “Foi uma forma de aproximação, de os responsáveis pelo Geoparque conhecerem melhor nossa ação e nos conhecermos enquanto colegas nessa tarefa tão importante”, afirmou.

De acordo com Juliano, serão envolvidas escolas municipais e estaduais nos municípios que são integrantes do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul: Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé, do sul no estado de Santa Catarina e Mampituba, Torres e Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

“No contexto atual, o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul tem como proposta um novo olhar frente à utilização, valorização e divulgação do território, impulsionando o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental da região, além de fomentar a conservação do patrimônio, promoção e divulgação de pesquisas, educação com olhar para sustentabilidade, valorização dos patrimônios culturais e regionais, geração de emprego, assim como promover maior visibilidade no cenário nacional e internacional”, explica o professor.

Participaram do encontro o diretor técnico do Geoparque, Gislael Floriano, o coordenador do eixo educação, Fabiano Souza da Silva e o coordenador do eixo Patrimônio, Mikael Ziescki. Representando a Universidade, integram o projeto, além do coordenador, as acadêmicas Maria Augusta e Gilene Silva e o mestrando pelo (PPGCA) Edson Zilli, bolsistas da ação. Ainda em nome da Unesc o grupo conta com a participação dos professores Jairo José Zocche, Ana Karem, e João Batanolli.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2021 às 16:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário