AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professor pesquisador da Unesc recebe prêmio de inovação da Fapesc

Professor pesquisador da Unesc recebe prêmio de inovação da Fapesc
Paulo Cesar Lock Silveira realiza pesquisas nesta área há mais de 20 anos (Foto: ArquivoPessoal) Mais imagens

O trabalho e a trajetória do professor doutor da Unesc, Paulo Cesar Lock Silveira, ganharam notoriedade estadual com o primeiro lugar no prêmio Prêmio Inovação Catarinense “Professor Caspar Erich Stemmer”, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Ele venceu a categoria “Agente de Inovação”, com a ideia da startup Regenera, incubada na Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in), vinculada à Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade. A cerimônia de reconhecimento dos vencedores ocorreu nesta terça-feira (27/4), pela internet.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a conquista engrandece o nome da Instituição e coroa a dedicação de um grande profissional. “Vencer um prêmio desse porte não é por acaso, requer empenho, busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de um trabalho contínuo com base na excelência. Nos orgulhamos que um de nossos docentes pesquisadores tenha conquistado, em um momento tão difícil como o que vivemos, o Prêmio Inovação Catarinense. Isso vai além de fortalecer o nome da Instituição, traz reconhecimento para o Sul de Santa Catarina”, enfatizou.

A entrega social e de inovação da iniciativa é uma startup que insere o fisioterapeuta na equipe multidisciplinar para o processo de tratamento de lesões de pele, acelerando o reparo tecidual ao utilizar aparelhos da Fisioterapia, como laser e correntes elétricas. “Um paciente que tem feridas têm gastos muito  grandes, com curativos, coberturas e até tempo, dele e dos profissionais. Adicionando o fisioterapeuta neste processo, há uma aceleração e uma economia de dinheiro. Além disso, é um método barato e fácil de ser aplicado”, contou o pesquisador.


A trajetória do docente na área iniciou em 2001. Para o desenvolvimento do método, a pesquisa analisou os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos na cicatrização de feridas e os efeitos desses equipamentos nesse processo. “Ao longo dos anos desenvolvi um método que associa esses aparelhos respeitando a resposta celular da pele lesionada e em 2017 tive a oportunidade de aplicar em humanos, no Ambulatório de Feridas da Unesc. Em 2018, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, publicou um acórdão habilitando o fisioterapeuta a tratar feridas e queimaduras. Em janeiro de 2019, criamos a Regenera, que atua em clínicas, hospitais e presta serviços para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec)”, explicou Silveira.

Especialmente durante a pandemia de Covid-19, a fisioterapia tem ganhado amplo reconhecimento como essencial para o tratamento de saúde. A Regenera foi pioneira mais uma vez, sendo inserida nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para colaboração no atendimento aos pacientes.

Pela conquista, o pesquisador recebeu uma premiação de R$ 15 mil.
 

Trajetória acadêmica e profissional

Silveira iniciou sua história como pesquisador ainda quando aluno de Fisioterapia na Unesc. Seguiu para o mestrado em Ciências da Saúde, também na Instituição, e posteriormente se tornou doutor em Bioquímica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2014 retornou à Universidade como docente e pesquisador. Hoje atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e no curso de Fisioterapia. 


Ecossistema de inovação
 

No caminho para fazer a sua pesquisa ser ampliada e dela nascer uma startup, Silveira contou com o apoio do ecossistema de inovação criado pela Unesc e que envolve ações para a comunidade interna e externa.

Na incubadora da Universidade, a Regenera já teve orientação em aspectos como a estruturação da empresa, no desenvolvimento de visão de mercado, na modelagem do negócio, nas conexões, na abordagem de vendas e na aceleração do negócio.  

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2021 às 18:45
Compartilhar Comente

Programa Empreende Turismo da Unesc inicia caminhada em prol da região

Programa Empreende Turismo da Unesc inicia caminhada em prol da região
Participantes selecionados e mentores se conheceram em encontro na tarde desta terça-feira (27/4) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Projetos no ramo do turismo que ainda estão no campo das ideias ou que já dão seus primeiros passos estão prestes a ganhar um gás e tanto: o acompanhamento da Unesc e seus parceiros. Isso porque foi iniciado oficialmente na tarde desta terça-feira (27/4) o Empreende Turismo, programa que oferece mentoria gratuita a pessoas interessadas em investir no meio turístico no Sul de Santa Catarina.

A proposta é dar o empurrão necessário ao desenvolvimento do setor em âmbito regional, colaborar com a criação de novos negócios e com o crescimento de empreendimentos já instalados com potencial de expansão e aprimoramento ao explorar as belezas naturais do Sul.

No encontro realizado de forma virtual e conduzido pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Morais, 21 participantes puderam expor suas ideias e conhecer os 13 mentores voluntários do projeto.

No total foram selecionadas 18 ideias em diferentes segmentos a partir das dezenas de inscrições recebidas. Conforme Diogo, já foi possível identificar o desejo coletivo de colaborar em prol desta área que aparece como uma das grandes potencialidades da nossa região. “Mentores e mentorados estão entrando de corpo e alma neste projeto oferecido pela Universidade de forma a colaborar com o desenvolvimento regional. É a extensão universitária levando oportunidades para a comunidade”, destaca.

Flávia Bez Batti, de Lauro Müller, é uma das empresárias que será assessorada no Empreende Turismo 2021. Até o mês de agosto ela terá encontros regulares com a equipe com foco na elaboração de um projeto completo. Formada em Engenharia Ambiental ela viu, a partir do aluguel de um imóvel pela plataforma Airbnb, a oportunidade de empreender no ramo. “Gostaria de expandir esse negócio, pois tenho me identificado com essa área. É muito bom receber visitantes, sempre felizes, dispostos a conhecer as belezas da nossa Serra”, comentou no encontro.

Para participar da próxima edição da próxima edição do Empreende Turismo como mentor ou mentorado ou ainda saber mais sobre a ação acesse o site: www.unesc.net/empreendeturismo.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2021 às 17:55
Compartilhar Comente

Fundador da rede Di Paolo compartilha pitadas de segredos do sucesso em palestra promovida pelo curso de Gastronomia da Unesc

Fundador da rede Di Paolo compartilha pitadas de segredos do sucesso em palestra promovida pelo curso de Gastronomia da Unesc
Evento transmitido pela Unesc TV abriu série de três dias de atividades de semana acadêmica do curso (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os 27 anos de experiência no ramo gastronômico e o sucesso comprovado pelas 15 casas pelo país que levam o nome da sua rede foram esmiuçados na noite desta segunda-feira (26/4) pelo empresário Paulo Geremia, fundador da rede Di Paolo. Atualmente a marca, criada na cidade de Garibaldi, na serra gaúcha, conta com restaurantes de diferentes perfis, mas que levam o mesmo padrão de excelência cultivado pelo fundador e aprimorado ao longo dos anos. Os aprendizados e aquilo que leva como pitadas de segredos para o sucesso da trajetória do empresário foram compartilhados na primeira noite da Semana Acadêmica do curso de Gastronomia da Unesc, evento virtual transmitido por meio do canal da Unesc TV no YouTube.

Na primeira ação que marca a estreia da Gastronomia em Semanas Acadêmicas, o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, fez questão de enaltecer a importância do curso que é recente, mas já cheio de histórias de sucesso e grandes expectativas. “É um curso que faz a diferença no cenário já desde a sua criação e que deu muito certo. Ele fecha seu primeiro ciclo de formação neste ano e demonstra que será certamente responsável pela preparação completa de muitos profissionais de excelência no ramo da gastronomia”, avaliou no encontro.

Conforme o coordenador do curso, Marco Antônio Silva, a programação montada para a primeira Semana Acadêmica segue a linha de excelência dos nomes já convidados a compartilhar experiências com alunos e comunidade ao longo dos últimos anos. “Este é um evento pensado para o acadêmico, mas também para a regionalidade, para a hospitalidade e para o turismo. Desejo que todos aproveitem muito essa oportunidade de ouvir, aprender e interagir com nomes nacionais e internacionais”, pontuou.

Entre detalhes sobre os primeiros empreendimentos, exemplos dos principais temperos usados na especialidade da casa, o galeto, e a importância da assessoria externa para fortalecimento da marca e padronização dos serviços, Paulo deixou uma mensagem de carisma e humildade aos espectadores. “Nossa essência é ser simples, como a vida é. A vida é simples e dá certo. O sucesso é ser simples e eficaz, ser eficiente”, destacou o empresário, que parabenizou a Unesc por contar com um qualificado curso de Gastronomia, algo que considera importantíssimo para a cadeia da região.

Programação até quarta-feira

Após o pontapé inicial dado em grande estilo com o case do restaurante Di Paolo, a Primeira Semana Acadêmica do curso de Gastronomia segue com extensa programação até quarta-feira (28/4). Nesta terça-feira (25/4), já às 11h, direto de Lisboa, Portugal, acadêmicos e a comunidade terão a oportunidade de aprender sobre as etapas percorridas e as experiências do chef Johnny Keep, fundador do Unique Sushi Lab.

Já no final da tarde, a partir das 17h30, a aula será com o chef brasileiro Marcelo Ballardin, fundador do restaurante OAK Gent, na Bélgica, reconhecido pela Estrela Michelin.

Na manhã de quarta-feira (28/4) o assunto em pauta será “Acessibilidade e qualidade dos produtos – Brasil X França”. Quem aborda a temática direto da França é a jornalista e produtora de conteúdo gastronômico, Uiara Araújo.

À tarde, a partir das 15h, é hora da sobremesa. O enólogo Maicon Vieira será o responsável por tratar sobre a relação “Vinhos e sobremesas: vamos (des)construir harmonizações?”

Fechando o evento, na noite de quarta-feira, o renomado e premiado chef Renato Carioni, do Restaurante Così, fala sobre a importância da sua formação profissional enquanto empreendedor, a partir das 19h.

Mais informações sobre as ações podem ser obtidas na página even3.com.br/gastronomiaunesc/. As próximas transmissões serão realizadas pelo canal do curso no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2021 às 21:11
Compartilhar Comente

Unesc e Rádio Araranguá promovem diálogos com prefeitos e lideranças do Extremo Sul

Unesc e Rádio Araranguá promovem diálogos com prefeitos e lideranças do Extremo Sul
Entrevistas serão ao vivo, direto da Universidade, no AM 1290 ou pela internet (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

Pouco mais de três meses se passaram após as posses municipais. Foram dias de trabalho e de desafios, postos em debate pela Unesc e pela Rádio Araranguá. Será uma série de entrevistas, com informações e opiniões de relevância para o Extremo Sul. O evento “Prefeitos da Amesc e o desafio dos 100 dias de gestão” inicia no dia 10 de maio. De segunda a sexta-feira, todas as conversas serão ao vivo, das 11 às 12 horas, no AM 1290 ou pela internet nos canais oficiais da rádio. 

A Rádio Araranguá tem abrangência em todos os municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Direto da Universidade em Araranguá, a proposta é que representantes da Unesc e do veículo de comunicação dialoguem com as lideranças dos municípios, levando à conversa questionamentos e opiniões.  Haverá também a oportunidade de interação com o público. “Falar dos primeiros 100 dias de gestão pública é compartilhar com a população o compromisso assumido, os desafios encontrados na gestão e os planos de resolução e planejamento de desenvolvido no município”, destacou a mediadora e diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza.

A agenda com a presença dos representantes municipais já está confirmada e distribuída ao longo das semanas. "É uma oportunidade que os gestores municipais terão de informar e debater com a população sobre os desafios encontrados nesses 100 primeiros dias, e também fazer uma projeção dos próximos anos da gestão", afirmou o diretor da Radio Araranguá, Ricardo Stopassoli.

Para o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Morais, que será um dos mediadores, o evento trará base para a sequência de trabalho dos prefeitos e vices, assim como o conhecimento da população. “Esses encontros são de grande importância para toda a região. Será a oportunidade para os munícipes conhecerem como está sendo a gestão de cada um de seus representantes eleitos. A partir disso, também será possível ter uma base de informações do seu municípios comparada com os demais de sua localidade”, explicou.

Cronograma de entrevistas: 

10 de maio - prefeito e vice de Araranguá, César Cesa  e Cristiano da Silva Costa;

11 de maio - prefeito e vice de Meleiro, Éder de Matos e Pedro Luiz Schuvartz Cotoco;

12 de maio - prefeito e vice de Arroio do Silva,  Evandro Scaini e Carlos Augusto Scarsanella;

13 de maio - prefeito e vice de Maracajá, Anibal Brambila e Volnei Rocha ; 

14 de maio - prefeito e vice de Ermo, Paulo Della Vecchia e Edson Zauer Leonardo;

17 de maio - Prefeito e vice de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo e Juraci Favarin;

18 de maio - prefeito e vice de Turvo, Sandro Ceribelli e Osvaldo Fávaro;

19 de maio - prefeito e vice de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa e Pedro Davila da Cunha;

20 de maio - prefeito e vice de Sombrio, Gislane Dias da Cunha e Jeriel Gregorine Isoppo;

21 de maio - prefeito e vice de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira  e Edson Pereira Trajano;

24 de maio - prefeito e vice de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado Fanica e Rodrigo Rosso Mariani;

25 de maio - prefeito e vice de Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues  e Altemir Catel Cardoso;

26 de maio - prefeito e vice de Timbé do Sul, Roberto Biava e Acélio Baesso Téio;

27 de maio - prefeito e vice de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos e Jonata Coelho dos Santos.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2021 às 17:44
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc entregam doações para aldeia indígena

Estudantes da Unesc entregam doações para aldeia indígena
Campanha contou com o apoio da Unesc e beneficiou indígenas da aldeia Tekoá Marangatu (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A mobilização de estudantes da Unesc e o engajamento da comunidade interna e externa da Universidade em prol da aldeia Tekoá Marangatu, em Imarui, resultou em uma bela rede de solidariedade. Durante uma semana, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias (Neab) da Unesc, realizaram uma campanha para arrecadar alimentos e produtos de higiene para a comunidade Mbya-guarani, que preserva tradições indígenas no Sul do Estado. No sábado (24/4), as doações de 70 cestas básicas, mais 9 caixas cheias com produtos diversos, incluindo de higiene, além, de caixas de leite e pacotes de fraldas foram entregues aos indígenas.

Durante a entrega, os alunos e os funcionários da Unesc conheceram a aldeia e foram recebidos pelo aluno do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade, Fabiano Alves (conhecido como Karai). Ele é integrante da aldeia Tekoá Marangatu.

Para a responsável pelo Departamento de Filantropia do DCE, Mariana Faraco, organizar a ação foi uma experiência incrível, inclusive pela oportunidade de conhecer pessoas da comunidade e a aldeia, que ela caracteriza como um lugar encantador e de beleza em todos os detalhes. “As famílias dependem da venda do artesanato para sobreviver, e, com as restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, elas ficaram sem sua principal fonte de renda. Nossas doações conseguiram contemplar todos que moram na aldeia. É muito gratificante saber que nos dias atuais existem pessoas dispostas a fazer o bem e quando cada um faz a sua parte conseguimos ter resultados extraordinários”, salienta.

Além de Mariana, participaram da entrega o vice-presidente do DCE Unesc, Vittor Teixeira, o tesoureiro, John Marcell e os integrantes do Departamento de Filantropia do DCE, Catharina Duminelli e João Victor Costa.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2021 às 10:33
Compartilhar Comente