Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Programa conecta empresas locais ao mercado internacional

Programa conecta empresas locais ao mercado internacional
Mais imagens

O Laboratório de Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT), criado em 2015, segue ampliando o alcance da Unesc junto ao setor produtivo. Vinculado ao laboratório, o Programa de Imersão Empresarial (Prime) nasceu com a proposta de aproximar o conhecimento acadêmico da prática empresarial, fortalecendo parcerias com instituições públicas e privadas.

Nesta segunda edição, em andamento no segundo semestre de 2025, a iniciativa tem foco na elaboração de planos de internacionalização via importação, direta ou indireta, voltados a pequenas e médias empresas com potencial para atuar no mercado global. O projeto é desenvolvido no âmbito da disciplina Laboratório de Importação, que integra o processo de Curricularização da Extensão na sétima fase do curso.

Desta vez, três empresas de Criciúma participam da iniciativa: Pierini Redutores, MPF Equipamentos Hidráulicos e Kesttou Fashion Boots. Os alunos já estão em campo, realizando as primeiras visitas e entrevistas com os gestores para dar início às etapas práticas. “O Prime Importação é uma oportunidade real de integração entre a academia e o setor produtivo, em que o acadêmico aplica o conhecimento e o empresário recebe um diagnóstico estratégico para sua inserção internacional”, enfatiza o coordenador do programa, Júlio César Zilli. 

Plano personalizado

Gratuito e com duração média de três meses, o programa oferece às empresas participantes um Plano de Importação personalizado, resultado de um processo que envolve cinco etapas: desde a identificação do perfil e prontidão da empresa até a entrega final do plano, elaborado com base em diagnósticos e análises de governança, gestão e operações.

Para participar, é necessário possuir CNPJ ativo e viabilidade para importar um produto, insumo ou equipamento. Durante o processo, os empresários acompanham o trabalho dos estudantes e participam de encontros presenciais na empresa e na universidade.

Fonte:

https://noticias.unesc.net/ensino/csa/2025/10/10/programa-conecta-empresas-locais-ao-mercado-internacional/

18 de outubro de 2025 às 18:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário