UNESC, FURB e UNOESC se unem em pesquisa para identificar o perfil de governança e inovação para internacionalização
A Governança Corporativa (GC) ou das sociedades, caracterizando-se como um sistema pelo qual as sociedades (empresariais, civis, públicas) são dirigidas e controladas, com a finalidade de promover valor aos proprietários e/ou partes interessadas (stakeholders) e assegurar a sua sustentabilidade. No processo de comprometimento internacional, a maturidade da governança e o desempenho em inovação são fatores determinantes para o sucesso em uma inserção internacional de forma segura e planejada.
A partir desse contexto, pesquisadores da UNESC (Prof. Dr. Júlio C. Zilli, Profa. Dra. Elenice Engel, Prof. Msc. Fernando Locks Machado e Prof. Msc. Janini Borba), FURB (Prof. Dr. Germano Gehrke) e UNOESC (Prof. Dra. Inocência Boita) se unem em pesquisa como o objetivo de "Analisar a maturidade da governança e desempenho em inovação para a internacionalização das pequenas e médias empresas do Sul, Norte e Oeste catarinense."
Para tanto projetou-se os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar o contexto empresarial e o modelo de governança das empresas em estudo; b) Identificar as estratégias, modos de entrada e o posicionamento no mercado externo; c) Destacar o ingresso e a participação no mercado externo; d) Identificar as práticas inovadoras vinculadas ao contexto internacional; e e) Conhecer as redes de cooperação vinculadas às práticas inovadoras.
A população será composta por empresas participantes do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX Criciúma, Chapecó e Blumenau, com uma amostra final projetada de 150 empresas respondentes do instrumento de coleta de ados (questionário).
O projeto de pesquisa foi aprovado pelo edital 51/2024 da FAPESC que objetivou "Apoiar propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa certificados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) associadas à ACAFE, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa nestas IES, e para o desenvolvimento econômico sustentável e melhoria da qualidade de vida dos catarinenses."
07 de maio de 2025 às 11:10
Newsletter
RSS