Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Projeto de Extensão nos Vales da Uva Goethe visita a vinícola Casa Del Nonno

Projeto de Extensão nos Vales da Uva Goethe visita a vinícola Casa Del Nonno
Mais imagens

O grupo de bolsistas do Projeto de Extensão nos Vales da Uva Goethe estiveram visitando neste sábado (15.10.2022) a vinícola Casal Del Nonno em Urussanga/SC.

A equipe do projeto de extensão formada por Mariana Vargas e Isabela Venson, acadêmicas do curso de Administração-Comércio Exterior e o Prof. Dr. Júlio C. Zilli foram recebidos pelos proprietários da vinícola, Sr. Renato Damian e Matheus Damian, proporcionando uma imersão na história do empreendimento, na cultura do vinho e da Uva Goethe!!

AS FAMÍLIAS DAMIAN E MARIOT E A TRADIÇÃO DO VINHO

Originários da região do Veneto, província de Belluno, propriamente de Longarone Itália, as famílias Damian e Mariot, estabeleceram-se em Urussanga como pioneiros no fim do século XIX, trazendo consigo a paixão pela videira e pela vinificação dos seus frutos. O imigrante Pietro Damian, foi um dos pioneiros deste trabalho, ajudando a consolidar a fama dos vinhos de Urussanga, conquistando, em concursos, tanto no Brasil como no exterior, vários prêmios com a marca Lacrima Christi, contando também com a colaboração da imigrante Lúcia Olivier Mariot, que na antiga Itália trabalhava na elaboração de vinhos.

No ano de 1975, os descendentes daqueles heróis, Hedi Damian e Flávio Antonio Mariot, fundaram a Vitivinícola Urussanga Ltda, que apresenta ao mercado uma variação de vinhos e espumantes de elevado padrão de qualidade, dando desta forma, continuidade àquele trabalho com muito amor e paixão, buscados na força exuberante dos seus próprios vinhedos, ratificando o que dizia o grande poeta alemão Johann Volfgang Von Goethe: "A vida é muito curta para consumir vinhos ruins". A tradição familiar ainda esta presente na vinícola, hoje administrada por Renato Mariot Damian, filho de Hedi, conta com a assessoria Matheus Damian, filho de Renato, formando assim, três gerações de amor pelo vinho.

Registramos nossos agradecimentos pela receptividade e por todo o cohhecimento compartilhado! Foi espetacular!

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe – SC.

Liderado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, o projeto aprovado via Edital nr. 358/2020, tem por objetivo desenvolver atividades de extensão industrial universitária qualificando produtores rurais - vitivinicultores – no empreendedorismo internacional, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócio para Exportação, considerando a agregação de valor aos produtos pela incorporação da Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe (IPVUG).

A partir do objetivo geral, delimitou-se os seguintes objetivos específicos:

a) Capacitar a equipe de extensão quanto a Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe - IPVUG;
b) Diagnosticar a situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
c) Elaborar um plano de trabalho a partir da situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
d) Realizar a qualificação dos proprietários rurais quanto ao empreendedorismo e acesso aos mercados internacionais;
e) Desenvolver o plano de negócios para exportação do empreendimento, considerando o alinhamento com as estratégias de negócios do IPVUG, respeitando as individualidades culturais dos envolvidas.

15 de outubro de 2022 às 17:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário