Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Membros do GP GENINT/UNESC aprovam projetos de pesquisa

Membros do GP GENINT/UNESC aprovam projetos de pesquisa
Mais imagens

Os membros do GP GENINT/UNESC aprovaram dois projetos de pesquisa:

EDITAL 196/2022 - Processo de Seleção dos Grupos de Pesquisa

O Prof. Dr. Júlio César Zilli, líder do GP Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT, juntamente com a Profa. Msc. Elenice Padoin Juliani Engel e a Profa. Janini Borba, aprovaram, por meio do edital nr. 196/2022 - Processo de Seleção dos Grupos de Pesquisa, uma pesquisa que envolverá "GOVERNANÇA E GESTÃO EM PME´s: INTERNACIONALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL".  A pesquisa contará com recursos para os próximos 2 anos (2022 a 2024).

Considerando-se a importância de uma boa governança para o desenvolvimento de uma região e respeitando a governança de cada organização inserida de um ambiente complexo, definiu-se como objetivo geral deste projeto “Identificar as características e os mecanismos de governança para a internacionalização e transformação digital em PMEs” considerando ao Sul de Santa Catarina, a partir da delimitação geográfica da AMUREL, AMREC e AMESC.

Projeta-se envolver 100 PME´s a partir da delimitação geográfica com o apoio e parceria do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma (Convênio APEX Brasil e UNESC), uma vez que este convênio possui contato direto com o empresariado Sul Catarinense para a qualificação para exportação. Os dados serão coletados a partir de um questionário contemplando três módulos: i) PERFIL EMPRESARIAL; ii) GOVERNANÇA E GESTÃO; e iii) TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.

EDITAL 197/2022 - PIBIC 

Prof. Dr. Júlio César Zilli também aprovou, por meio do edital 197/22, o projeto de pesquisa "GOVERNANÇA E GESTÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO EM PME´s". O projeto tem por objetivo identificar as características e os mecanismos de governança e gestão para a internacionalização de MPE´s, a partir de uma revisão da literatura. O projeto contará com a participação de um bolsista do Curso de Administração-Comércio Exterior.

Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa teórica, com abordagem essencialmente qualitativa. Quanto aos fins de investigação delimita-se como uma pesquisa descritiva e quanto aos meios, como bibliográfica (revisão narrativa da literatura) e documental. Os dados de origem secundária (revisão da literatura) serão coletados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses de Dissertações (BDTD) considerando todo o período disponível na plataforma. A análise de conteúdo será utilizada para a análise dos estudos selecionados.

Parabenizamos aos pesquisadores pelos projetos aprovados.

01 de setembro de 2022 às 09:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário