Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Membro do GP GENINT/UNESC apresenta artigo no Congresso Virtual Brasileiro de Administração - CONVIBRA

Membro do GP GENINT/UNESC apresenta artigo no Congresso Virtual Brasileiro de Administração - CONVIBRA
Mais imagens

Janini Borba, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT/UNESC apresentou o artigo intitulado "Perfil e práticas de inserção internacional das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina" no Congresso Virtual Brasileiro de Administração". O estudo foi desenvolvido pelos pesquisadores, Prof. Júlio César Zilli, em coautoria com Janini Borba e Fernando Locks Machado.

O estudo recebeu fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), por meio da chamada pública 06/2017, contrato 2018TR1542 e protocolo de entrada 1673/2018, contemplando uma pesquisa com amplitude maior, intitulada “Do Sul Catarinense (AMREC) para o mundo: exportação de práticas e soluções inovadoras”.

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o perfil e as práticas de inserção internacional das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina com enfoque nas cidades pertencentes à Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Metodologicamente, caracterizou-se com uma abordagem quantitativa, por meio de uma pesquisa descritiva, quanto aos fins de investigação, e bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. A população foi composta por 108 empresas exportadoras pertencentes a AMREC, com a participação efetiva de 47 empresas, compondo uma amostra não probabilística. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário via Google Forms, durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2019, comtemplando questões relacionadas ao contexto empresarial, modelo de gestão, ingresso e participação no mercado internacional. Constatou-se que são em sua maioria, empresas de médio porte, concentradas nas cidades de Criciúma, Içara e Morro da Fumaça, das quais caracterizam operação comercial interna, porém com excedentes ao exterior, comercializados principalmente com a América do Sul e América Central. Frente a inserção internacional das empresas respondentes, grande parte iniciou o processo a partir dos anos 2000, com predominância de atividade em exportação, com utilização tanto de operação direta como indireta (via trading company), das quais também tem se dedicado a conquistar novos mercados além daqueles que já possui atuação.

A integra do trabalho poderá ser acessada diretamente nos anais do CONVIBRA 2020.

03 de dezembro de 2020 às 11:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário