Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

ARTIGOS APROVADOS NO XV CONGRESSO ONLINE - ADMINISTRAÇÃO

ARTIGOS APROVADOS NO XV CONGRESSO ONLINE - ADMINISTRAÇÃO
Mais imagens

Membros do GP GENINT/UNESC aprovaram três artigos no XV CONGRESSO ONLINE de ADMINISTRAÇÃO que será realizado no período de 27/11 a 01/12/2018.

Artigo: "ATOS INTERNACIONAIS BILATERAIS FIRMADOS PELO BRASIL NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA" de autoria de Julio César Zilli e Mariana Dutra Albino.

Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar a distribuição global e a tipologia dos atos internacionais bilaterais em vigor que regulam a cooperação científica e tecnológica do Brasil com o mercado internacional. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental O estudo caracterizou-se por coleta de dados secundários e técnica de coleta de dados com pesquisa em documentos governamentais e artigos científicos publicados em sites oficiais. Verificou-se que dos 1.496 atos internacionais celebrados pelo Brasil, 459 estão vinculados à cooperação científica e tecnológica e 1.037 estão vinculados à cooperação técnica. Bem como, destacou-se que os maiores parceiros do Brasil são Cuba, no âmbito científico e tecnológico. Desta forma, observou-se que os atos internacionais vinculados à cooperação científica e tecnológica celebrados pelo Brasil possuem um grande efetivo de parceiros no continente americano, possibilitando que os envolvidos desenvolvam-se e cooperem para o desenvolvimento dos parceiros. Em contraponto, analisou-se que muitos dos atos possuem tipologias de tipo ajuste complementar, que dão execução a outro ato, estando ele devidamente concluído e em vigor.

Aritigo "EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS EM SANTA CATARINA: desafios dos Núcleos de Inovação Tecnológica" de autoria de Maria Izanete Martins, Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira e Débora Volpato.

Resumo: No atual cenário a economia é baseada em conhecimento. As organizações universitárias passaram a assumir novos papéis e relações na sociedade do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo conhecer como os NITs de três universidades comunitárias de Santa Catarina e se estes incentivam a inovação e o empreendedorismo junto às empresas de sua região de atuação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa cuja técnica adotada foi o estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas presenciais em profundidade com os gestores do NIT. Os resultados do trabalho apontam que o NITS das universidades estudadas realizam ações relacionadas a inovação e o empreendedorismo no âmbito destas, contudo, faz-se necessário desenvolver ações mais focadas na inovação e empreendedorismo, as incorporando nas estratégias da universidade e em todos os componentes de ensino, de pesquisa e de extensão, permitindo a compreensão destes aspectos e abrangência por todos os stakeholders, como por exemplo, comunidade, gestores universitários, professores-pesquisadores, alunos, empresários e responsáveis por políticas públicas.  

Artigo "PROTECIONISMO E AGRONEGÓCIO: A RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE O BRASIL E OS EUA" de autoria de Julio César Zilli, Janini Borba e Patricia de Sá Freire.

Resumo:O estudo tem por objetivo identificar os reflexos do protecionismo agrícola norte-americano perante o agronegócio brasileiro. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa com abordagem essencialmente quantitativa, descritiva e explicativa, quanto aos fins, e, bibliográfica e documental, quanto aos meios de investigação. A área de estudo, abrange o protecionismo, atrelado especificamente ao agronegócio entre o EUA e o Brasil, considerando a variável temporal de 10 anos (2007 a 2017). Os dados de origem secundária foram coletados a partir da Organização Mundial do Comércio – OMC, por meio de uma análise de conteúdo. Constatou-se a relevância do agronegócio brasileiro, devido a representatividade nas exportações, principalmente por ter mantido o saldo superavitário da balança comercial nos últimos anos, e que a partir dos dados foram identificadas as medidas de proteção impostas pelo governo norte-americano aos produtos do agronegócio brasileiro, elencado pela categoria de produtos do papel, com aplicação de medidas antidumping. Frente às práticas de proteção imposta pelos EUA, o governo brasileiro busca formas de estreitar os laços de comércio e torná-lo mais aberto possível. As ações estão direcionadas principalmente em negociar acordos comerciais e investimentos, o que trará benefícios para ambos

Os artigos podem ser acessados diretamente na página do evento.

Parabenizamos a todos pelos trabalhos apovados.

04 de novembro de 2018 às 14:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário