AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana de Ciência e Tecnologia discute a relação entre a Inteligência Artificial e o Geoprocessamento com as decisões frente à pandemia de Covid-19

Semana de Ciência e Tecnologia discute a relação entre a Inteligência Artificial e o Geoprocessamento com as decisões frente à pandemia de Covid-19
Atividade da noite foi prestigiada por acadêmicos e profissionais de diferentes universidades do país (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O case utilizado para contabilização e tomada de decisão frente à pandemia de Covid-19 no Pará foi apresentado, na noite desta quinta-feira (29/10), em mais uma atividade da 11ª Semana de Ciência de Tecnologia. O relato foi apresentado pelo engenheiro florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Jonas Elias Castro da Rocha, com a participação da engenheira agrônoma, especialista em Geotecnologia, professora efetiva do Instituto Federal do Pará (IFPA/Castanhal), Tatiana Pará Monteiro de Freitas.

Na abordagem das informações Jonas tratou sobre a importância da utilização da Inteligência Artificial de forma estratégica e os desafios na sua aplicação. Atuando como coordenador geral do Boletim Covid Pará, o professor explicou os métodos utilizados na formulação dos métodos de controle dos dados e previsões acerca da pandemia.

Já na participação de Tatiana os espectadores puderam entender melhor a ligação entre o geoprocessamento e a análise de dados do coronavírus. “Eu tenho certeza de que vocês olharam o mapa da Covid. O mapa é uma representação cartográfica, uma comunicação efetiva, que através do geoprocessamento consegue dar a informação”, reforçou.

A professora faz parte do projeto Meninas da Geo, grupo formado por mulheres dos cursos de Agronomia que visa fortalecer os conhecimentos em Geotecnologias e, dentre as temáticas pesquisadas, trabalha o uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG) entre outras tecnologias.

O conteúdo compartilhado pelos ministrantes e as dicas deixadas para aplicação em diferentes projetos podem ser acessados no canal Unesc Oficial no YouTube.

A atividade foi organizada pela Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc.

Edição 2020

A edição de 2020 da Semana de Ciência e Tecnologia termina nesta sexta-feira (30/11). Ao longo de todo o dia as comunidades acadêmica e externa poderão ainda acompanhar extensa programação online e gratuita.

A 11ª SCT Unesc tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi.

Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de outubro de 2020 às 22:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário