AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc 52 anos: Programação especial online foi aberta com lançamento de campanha e webinar

Unesc 52 anos: Programação especial online foi aberta com lançamento de campanha e webinar
Reitora Luciane Bisognin Ceretta conduziu os trabalhos na manhã desta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Para marcar o aniversário de 52 anos da Unesc, uma programação especial 100% online foi planejada para envolver todos os responsáveis pela construção da Universidade: estudantes, professores, funcionários, gestores, entidades públicas e privadas e a comunidade da região. As 52 horas de programação, distribuídas ao longo da semana, vão contar com webinars, oficinas e palestras com profissionais e lideranças de renome nacional. Assuntos como o cenário pós-pandemia, a importância das universidades comunitárias para o desenvolvimento das regiões em que atuam, o futuro da pesquisa e da pós-graduação no Brasil e as inovações tecnológicas em favor da educação serão abordados.

Todo o evento alusivo aos 52 anos será transmitido no canal oficial da Unesc TV no Youtube. Para acessar a programação completa, basta clicar aqui.

A abertura oficial da programação ocorreu na manhã desta segunda-feira (22/6), com o lançamento da campanha de 52 anos da Universidade. Neste momento, o Coral Unesc cantou “Parabéns a você” e a Instituição recebeu as felicitações de lideranças públicas, como o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni e deputados federais e estaduais que representam o Sul e Extremo Sul catarinense. A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) também deixaram a sua mensagem para a aniversariante do dia. Representantes da União Catarinense dos e das Estudantes (UNE) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Unesc também compartilharam suas homenagens.  

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a Unesc tem, em sua essência, o trabalho pelo desenvolvimento da região e das pessoas que vivem nela. “A Instituição nasceu com um objetivo claro e mantem suas ações baseadas nele. Temos muito a compartilhar e a agradecer”, afirma.

Passado, presente e futuro debatidos

A segunda parte da manhã comemorativa contou com o webinar “Os desafios e superações dos 52 anos de história da Fucri-Unesc”, com a participação do ex-diretor da Fucri, Laênio Ghisi, dos ex-reitores da Unesc, Edson Rodrigues e Gildo Volpato e da reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Ghisi, que esteve à frente da Fucri de 1989 a 1993 contou como foi o processo de transformação da Fucri em Unesc e salientou o apoio da comunidade neste momento. Rodrigues, o primeiro reitor da Unesc, esteve no comando da Instituição entre 1993 e 2001 e abordou os primórdios da Universidade. “Com trabalho intenso de engajamento da comunidade, os primeiros passos para implementar o conceito de universidade genuinamente comunitária foi dado. Penso que a gente fez o movimento certo”.  

Volpato, que foi reitor entre 2009 a 2017, salientou as oportunidades que a Unesc oferece para que as pessoas possam ter acesso ao curso superior. “Desde 1988 a Unesc tem Prouni. E além dele, diversas outras bolsas e benefícios são oferecidas”. Atualmente, 74% dos acadêmicos possuem algum tipo de benefício, dentro da política de permanência estudantil da Instituição. O ex-reitor salientou ainda a força e a coragem da Instituição para lidar com momentos de crise, como o atual, gerado pela pandemia de Covid-19. Volpato salientou ainda as iniciativas da Unesc Virtual e Unesc Tec.

A reitora também deu suas contribuições ao debate, falando sobre a reestruturação administrativa, a implementação dos projetos EAD e dos cursos técnicos, do lançamento do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico, da realização de uma gestão voltada para as pessoas e dos desafios enfrentados sobretudo, no período atual de pandemia.

“A Unesc não foi concebida para competir com outra instituição, mas para participar do processo de desenvolvimento humano, social, educacional, cultural, econômico, tecnológico da macrorregião Sul. Este conjunto está posto na missão e que direciona os valores e princípios que conduzem a gestão da Universidade. Que nunca se perca de foco o sentido de ser uma universidade comunitária. A Unesc é um grande patrimônio da nossa região”, enfatiza Luciane.

Programação de rádio    

No início desta segunda-feira, o aniversário da Unesc foi tema do Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior. O programa especial contou com a participação da reitora, Luciane Bisognin Ceretta; do ex-diretor da Fucri, Laenio Ghisi; dos ex-reitores da Unesc, Edson Rodrigues e Gildo Volpato; da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Cristiane Tomasi; da coordenadora das Clínicas integradas e do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Mágada Tessmann; do responsável pela captação de projetos do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), Tales Garcia Antunes; do professor Mário Guadagnin e da coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de junho de 2020 às 15:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário