AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Culinária Profissional forma terceira turma da Abadeus

Curso de Culinária Profissional forma terceira turma da Abadeus
Ao todo 23 participantes receberam os certificados (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão Culinária Profissional e Segurança Alimentar, do curso de Nutrição da Unesc, formou nesta quinta-feira (27/6) a terceira turma de jovens cozinheiros do programa “Jovem Aprendiz” da Associação Beneficente Abadeus. Os 23 participantes receberam certificados, além de apostilas com as receitas e os conteúdos das aulas.

Com a formatura, os participantes estão profissionalmente aptos a ingressarem no mercado de trabalho. “Futuramente eles poderão atuar como cozinheiros em estabelecimentos alimentícios como restaurantes, lanchonetes, padaria e unidades de alimentação e nutrição, comerciais ou institucionais”, afirma a coordenadora do projeto, Fabiane Fabris.

Ao todo, foram 12 encontros semanais, sempre nas quintas-feiras. As aulas foram ministradas pelas bolsistas do projeto e acadêmicas do curso de Nutrição, Tamara Justin e Sherowey Pereira.

Ao final de cerimônia, eles fizeram lanche com suco natural e panquecas de sabores variados. Em agradecimento à Universidade, os jovens apresentaram uma peça de teatro, cantaram músicas e declamaram poesias.

Conteúdos abordados

Durante os encontros semanais na Abadeus, os jovens tiveram acesso a diferentes conteúdos como alimentação saudável, adequada e sustentável. Além disso, foram abordados os temas como Nutrição Básica; Técnicas Gastronômicas, Execução de Cardápios; Restrições Alimentares (doença celíaca e intolerância a lactose); Aproveitamento Integral de Alimentos; Panificação e Confeitaria; Saladas; Cereais e Massas; Laticínios e Ovos, vegetarianismo e PANCs (plantas alimentícias não convencionais); e boas práticas de manipulação de alimentos.

Histórico do projeto

O projeto nasceu em 2012 com mulheres detentas do presídio Santa Augusta. A ação também foi desenvolvida em comunidades e ONGs e até o segundo semestre de 2016, já havia promovido a formatura de dez turmas. Em 2017 iniciou suas atividades nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e Abadeus, com a formação de mais cinco turmas até hoje. Todos recebem certificados e são encaminhados ao SINE (Sistema Nacional de Emprego) de seus municípios, que os reencaminha para oportunidades no mercado de trabalho.

O Culinária Profissional e Segurança Alimentar segue a crença de que o ensino, a pesquisa e a extensão são práticas interligadas e contribuem para a formação de profissionais sensíveis com a problemática da vulnerabilidade social. “Nossa meta é implantar o projeto sempre em comunidades carentes, oferecendo oficinas de culinária e cursos de boas práticas de higiene na manipulação de alimentos, direcionados à jovens e adultos em situação de exclusão social”, afirma Fabiane.

O projeto também acredita que todos podem ser úteis à sociedade, desde que lhes dê uma oportunidade.  “Com as habilidades adquiridas como cozinheiros, na elaboração de no mínimo 35 preparações variadas, eles estão aptos para ingressarem no trabalho, contribuindo com a melhor qualidade nutricional e higiênico-sanitárias das refeições, promovendo a segurança alimentar”, acrescenta a coordenadora.

De acordo com a professora e integrante do projeto, Janete Triches, o projeto também atua no processo social dos participantes. “A qualificação profissional é a ferramenta necessária para a reinserção social e, consequentemente, a conquista da cidadania”, afirma.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2019 às 18:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário