Arrastão Solidário promove educação ambiental no Cristo Redentor
Os moradores do Bairro Cristo Redentor foram contemplados com o 2º Arrastão Solidário - Comunidade mais Verde. Durante todo o sábado (24), a Unesc, a Abadeus e a Prefeitura de Criciúma, por meio da Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma), promoveram ações relacionadas à educação ambiental. O projeto de extensão "Contribuição à gestão de resíduos sólidos na Abadeus", da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), foi o responsável por articular o evento, que ampliou as atividades, chamando outros parceiros para envolver a população na construção de políticas públicas de gestão ambiental comunitária.
O objetivo do evento foi despertar a percepção dos moradores do bairro para os problemas ambientais locais. Prestigiado por crianças, adultos e idosos, o evento contou com palestras, oficinas educativas e distribuição de mil mudas de árvores frutíferas. A comunidade pôde realizar o descarte correto de resíduos recicláveis, materiais inservíveis e medicamentos. A coleta ocorreu nas residências do bairro com o apoio de quatro caminhões.
Conforme o prefeito Márcio Búrigo, fortalecer boas ideias e desenvolver iniciativas que enaltecem a preservação do meio ambiente beneficiam todos os moradores. “Cuidar da natureza é um dever de todos. Trabalhamos diariamente para deixar a cidade mais limpa e atraente, mas cada cidadão precisa fazer a sua parte. Promover o pensamento consciente e a educação ambiental contribui para o desenvolvimento sustentável do município”, contou.
De acordo com o presidente da Famcri, Gelson Fernandes, os moradores abraçaram a causa a favor do meio ambiente. “A comunidade aprovou a iniciativa. Além de desenvolver ações educativas, efetuamos o recolhimento de materiais inservíveis e medicamentos para a Farmácia Solidária da Unesc. Mais uma vez, o Arrastão Solidário foi um sucesso. Todos estão de parabéns”, ressaltou Fernandes.
O Arrastão Solidário reuniu crianças do grupo Exploradores do Rei, agrupamento Abadeus e músicos da banda da Escola Municipal Serafina Milioli Pescador. “Essa comunidade tem muitas conquistas. A participação das crianças foi fundamental, pois precisamos fortalecer a educação e o compromisso de cada uma delas com o meio ambiente, o meio em que elas mesmas vivem e precisam respeitar”, afirmou a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
A iniciativa contou com o apoio da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC), Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), RAC Saneamento, Associação de Moradores do Bairro Cristo Redentor, Associação de Moradores Mirins do Bairro Cristo Redentor e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O Tigrão, mascote do Criciúma Esporte Clube, também participou do Arrastão Solidário.
* Com colaboração da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Criciúma
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
26 de outubro de 2015 às 09:22
Newsletter
RSS