PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

IV Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

Aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de agosto o IV Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC, que teve como tema, neste ano, a “Educação e os movimentos migratórios”. Foram 3 dias de intensas atividades acadêmicas, científicas e culturais que oportunizaram a socialização dos conhecimentos de professores e pesquisadores das redes municipal e estadual de ensino e de 15 universidades brasileiras.

Foram realizadas três mesas-redondas e uma roda de conversa organizadas pelas linhas de pesquisa do PPGE: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos” e “Educação, Linguagem e Memória”.

A primeira mesa-redonda, que debateu o tema “Cidadanias, nacionalidades e migrações: um olhar antropológico”, contou com a presença da Profa. Dra. Maria Catarina Chitolina, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A mediação da atividade foi realizada pelo Prof. Dr. Alex Sander da Silva (PPGE/UNESC).

A segunda mesa-redonda, mediada pelo Prof. Dr. Gildo Volpato (PPGE/UNESC), contou com a participação da Profa. Dra. Michelle Stakonski Cechinel, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, e discutiu o tema “Deslocamentos e diálogos interculturais: as migrações africanas em Criciúma”.

A terceira mesa-redonda, com o tema “Educação e Acolhimento de Mulheres Migrantes”, contou com a presença da Profa. Dra. Glaucia de Oliveira Assis, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e foi mediada pelo professor Carlos Renato Carola do (PPGE/UNESC).

O evento foi ocasião também para a realização do II Encontro de Egressos do PPGE/UNESC, organizado pelas mestrandas Emilly Vicente de Freitas e Silvana Mazzuquello Teixeira e pela doutoranda Cátia Elaine Alves Constante.

O encerramento do evento deu-se com a Roda de conversa com os migrantes, que debateu a questão das “Crianças migrantes e sua integração nas escolas da região”. A atividade foi mediada pelas professoras do PPGE/UNESC Ângela Cristina Di Palma Back e Janine Moreira e pela doutoranda Dayane Cortez.

Ao todo, foram apresentados 80 trabalhos nas sessões de comunicação que ocorreram nos três dias do evento, configurando um importante momento para a socialização de pesquisas conduzidas nos mais diferentes espaços de produção intelectual.

01 de setembro de 2022 às 11:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário